Percepções sobre o ouvido absoluto e a amusia coclear

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Geologia

Documento 1

Na verdade, ao ouvir o badalar de um sino ou um relógio, mesmo um relógio de bolso, ele era imediatamente capaz de nomear a nota”. DEUTSCH, 2002). Como podemos observar na passagem, nesse tempo, essa habilidade se apresentava como um “super poder” “habilidade incrível" que foi de digna admiração. Porém, hoje, há pessoas que podem não se sentir confortáveis com essa capacidade auditiva mais apurada, sentem que essa capacidade pode interferir no desenvolvimento e no convívio social. Por outro lado, principalmente por parte de alguns músicos existe a busca por desenvolver o ouvido absoluto, para fechar essa discussão acredito que o principal ponto seria “Eu saberei usar o meu OA ao meu favor?” E é neste momento que partimos para a nossa principal discussão: “O ouvido absoluto é uma faculdade inata ou aprendida?” Muitos autores vivem nessa dubiedade do OA ser inato e/ou adquirido, e para aqueles que querem acreditar que seja adquirido, tem-se a necessidade de entender “como desenvolver o OA”.

A forma que escutamos é constantemente modulada pelo nosso cérebro e fenômenos físicos que nos rodeiam, capacidades como prestar atenção em uma única voz no meio de tantas outras, o efeito doppler, são processos que estão em constante modulação no nosso sistema cérebro vs ouvido, essa desafinação também poderia ser explicada da mesma forma. A amusia coclear necessita de mais estudos para compreender a fundo, mas se mostrou uma temática bem interessante, principalmente quando pensamos sobre como a música, o cérebro e o ouvido podem reagir ao som de forma incomum. REFERÊNCIAS ARAUJO, N. ​Em busca de uma definição para o fenômeno do ouvido absoluto​. Dissertação de mestrado, 2015 DEUTSCH, D. ​“Is the memory of absolute pitch capable of development by training?” Psychological Review, v.

p. Ross, D. A. Olson, I. California: Academic Press, 1999 SPENDER, N. ​“Absolute Pitch”​. In: SADIE, S. Ed. The New Grove Dictionary of Music and Musicians, v.

56 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download