Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Artigo sobre a importância da estatística na odontologia, sua aplicação e vantagens.
com imagens!!!
O conhecimento científico deve ter fundamentos e embasamento comprovado, ao que aquele que utilizar a pesquisa e a análise de dados possa julgar arbitrariamente a informação. Para a comprovação dos dados, a qualidade da informação e a imparcialidade por parte do leitor, a informação precisa apresentar de forma clara e precisa o conteúdo analisado.
Assim, com a necessidade de mensurar, contar, organizar e conhecer dados relevantes, utiliza-se a estatística, uma ferramenta distinta que auxilia a todos os setores profissionais, independente do segmento, a partir da coleta de dados, análise e apresentação dos resultados.
Segundo Vieira (2013, p.1), “a estatística é a ciência que fornece os princípios e a metodologia para coleta, organização, apresentação, resumo, análise e interpretação de d
Mostrar todosados”.
Com os avanços na tecnologia, a facilidade no acesso á informação, a comunicação veloz e em tempo real e projetos inovadores, o profissional da saúde pode utilizar a estatística em seu favor. Para discernir os fatos científicos, a estatística é uma ferramenta importante para que aquele que pesquisa e analisa os dados interprete os resultados e adeque suas decisões a partir dos resultados da pesquisa.
Ainda que na área da Odontologia sejam realizados poucos estudos a respeito da estatística e com o uso desta, o profissional tem a sua disposição esta ferramenta de analise de dados para auxiliar em seus planos de negócio, projetos futuros e no atendimento aos pacientes, identificando doenças regulares em regiões distintas, dados estes que obtém através de uma pesquisa quantitativa da estatística.Ocultar
Como é praticamente impossível pesquisar e entrevistar toda a população do país, são feitos estudos preliminares com parcelas menores, para identificar parâmetros e então buscar a amostra que tem confiabilidade no seu resultado, sendo menos trabalhoso e com menor custo (WEBSTER, 2006).
Tavares (2007, p.90), afirma que “um dos principais objetivos da estatística inferencial consiste em estimar os valores de parâmetros populacionais desconhecidos utilizando dados amostrais”.
Através da amostragem o pesquisador pode analisar a população com a estatística, avaliando a aceitação de produtos e serviços através da propaganda ou pela aceitação do público (MALHOTRA, 2012; MATTAR & MOTTA, 2012). Esta prática pode ser utilizada por Consultórios de Odontologia para aferir a aceitação de seus cliente
Mostrar todoss sobre o serviço, preços, acessibilidade, atendimento, entre outras características que podem ser analisadas.
Na área da saúde, em específico na Odontologia, ainda há pouca disseminação a respeito do uso da Estatística como ferramenta comum de análise de dados e planejamento e busca de informações. Na área da saúde os processos já utilizam a estatística cada vez mais para obter informações sobre epidemias, quadros clínicos, avanços de doenças, eficácia de medicamentos, entre outros aspectos e variáveis.Ocultar
ANDRADE, E. L. Introdução à pesquisa operacional: métodos e modelos para análise de decisões. 4. ed. – Rio de Janeiro: LTC, 2009
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Bookman Editora, 2012.
MATTAR, F.; MOTTA, S. Pesquisa de Marketing, 7ª Edição. Vol. 7. Elsevier Brasil, 2014.
TAVARES, M. Estatística Aplicada à Administração. 2007. Disponível em: < http://cead.ufpi.br/conteudo/material_online/disciplinas/estatistica/download/Estatistica_completo_revisado.pdf >Acesso em: 30 de abril de 2021.
TOLETO, Maria Guerra de. O uso da estatística na área médica amplia o horizonte da saúde. Disponível em: https://www.leansixsigma.com.br/acervo/2810428.PDF, Globaltech; Acessado em 28 de abril de 2021.
VIEIRA, S. Estatística básica. Sonia Vieira. São Paulo: Cengage Learning, 2
Mostrar todos013.
WEBSTER, A. L. Estatística aplicada à Administração e Economia; São Paulo: McGraw-Hill, 2006.Ocultar
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado com regras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site.
Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
Compare as ofertas dos melhores especialistas e escolha o de sua preferência
Fazer um pedido
Receba o seu R$10 bonus agora!
Olá! Cada cliente é muito importante para nós, por isso lhe damos R$10 bonus. Crie o seu primeiro pedido e veja, que o serviço funciona bem!