Importância das Estatísticas na Odontologia

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gerenciamento de Projetos

Documento 1

Com o aumento na expectativa de vida, a busca por tratamento aumentará, sendo este um dos dados estatísticos que reforçam a importância da estatística para o ramo da odontologia, de conhecer o público, reconhecer a demanda e se preparar para o futuro. Palavras Chave: Planejamento, Pesquisa, Importância, Estatística, Futuro. ABSTRACT This article presents the statistics as a support and assistance tool for entrepreneurs in the dental industry and for the clinical sector of the industry, reinforcing the use of statistics as a fundamental part in the planning of dental offices, for the future and for the present, by allowing through research and statistical data, the professional knows his audience and evaluates the service methods and searches for new customers. The structuring of the article was carried out with qualitative and exploratory research through bibliographic review, where the ideas of authors corroborate the focus of the work, highlighting the importance of using statistics in dentistry.

The growth in life expectancy presents an indisputable example regarding the demand for medical and dental care. São poucos os artigos e estudos que auxiliem o profissional na área da odontologia a utilizar a estatística, empregar sua aplicabilidade. Este artigo tem como objetivo reunir dados científicos, pensamentos e ideias de autores a respeito do tema para que a estatística seja uma das ferramentas frequentes para os profissionais de odontologia, tanto para auxiliar seu consultório quanto para auxiliar seus clientes. REFERENCIAL TEÓRICO A estatística é uma área da Matemática que fornece métodos de coleta, organização, apresentação, análise e avaliação e interpretação dos dados. Seja para identificar problemas em empresas ou para identificar defasagens e deficiências em campos de atendimento da saúde, a estatística faz parte da área de estudo de pesquisa que oferece ferramentas para identificar problemas através de seus sintomas e procurar solucioná-los para tomar a decisão correta (ANDRADE, 2009).

As pesquisas estatísticas analisam dados obtidos em pesquisas, análises e entrevistas, onde englobam e abrangem características e aspectos sociais, econômicos, entre outros, utilizando o público em geral ou algum padrão de dados como fonte de obtenção de informação, como aponta Webster (2006), são analisadas as seguintes fontes: - População: conjuntos de todos os itens ou elementos; - Parâmetro: característica que descreve a população; - Amostra: uma parte da população que será analisada; - Variável: característica da população que será analisada; - Dado: valor coletado no estudo; - Estimador: característica numérica estabelecida na amostra e; - Observação: descrição. O segundo é o teste de associação, para identificar similaridades e correlação, permitindo realizar previsões a partir dos dados e o terceiro teste é o de confiança, que na estatística, mensura o nível e margem de erro dos resultados.

Desta forma, com estes três conjuntos de análise, avaliar os dados em pesquisas de opinião ou de dados científicos torna mais fácil o trabalho do profissional em conhecer seu público, identificar padrões de doenças, analisar as projeções e criar métodos de trabalho e campanhas para atender a seus clientes. MATERIAIS E MÉTODOS A pesquisa realizada reforça a importância do uso da estatística na odontologia. O profissional precisa conhecer seu mercado, seu público, concorrentes, e características do negócio para manter estável seu consultório, ou para aumentar o número de atendimentos na região em que está inserido. Seja para atrair mais clientes, quanto para identificar o poder aquisitivo de seus clientes, com pesquisas qualitativas e quantitativas, é possível mapear a região e criar um plano de negócio e um planejamento estratégico de atendimento, para realizar investimentos necessários.

br/brasil/expectativa-de-vida-no-brasil-e-afetada-por-violencia-e-transito-1. Estes resultados estatísticos, realizados através de pesquisas do IBGE, Censo e análises comparativas de nascimentos e mortes em idade avançada permitem perceber que nos últimos 60 anos o brasileiro dobrou a expectativa de vida. Um dos fatores é a qualidade de vida em constante melhoria, o acesso a serviços de saúde, educação, moradia e segurança. Para a odontologia, estes dados estatísticos são importantes pois permitem realizar uma análise de posicionamento no mercado e a busca por clientes nas regiões onde a expectativa de vida é mais alta. Assim, com a expectativa de vida mais alta, mais pessoas vão buscar por implantes dentários e tratamentos estéticos e odontológicos. Abaixo um exemplo de resultado de pesquisa quantitativa, sobre a frequência com que uma amostra da população vista o dentista.

Figura 4 FREQUENCIA DE VISITA AO DENTISTA Fonte: https://www. efdeportes. com/efd184/odontologia-esportiva-avaliacao-dentaria. htm Pesquisas qualitativas avaliam dados não preditivos, onde o entrevistado responde a questões que depois serão computadas, analisadas e então aplicadas aos gráficos, se necessário. Introdução à pesquisa operacional: métodos e modelos para análise de decisões. ed. – Rio de Janeiro: LTC, 2009 MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. br/conteudo/material_online/disciplinas/estatistica/download/Estatistica_completo_revisado. pdf >Acesso em: 30 de abril de 2021. TOLETO, Maria Guerra de. O uso da estatística na área médica amplia o horizonte da saúde. Disponível em: https://www. Estatística aplicada à Administração e Economia; São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

130 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download