TCC - MODALIDADES E CUSTOS DE LOGÍSTICA PARA EMPRESAS

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Logística

Documento 1

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). RESUMO Assim como todos os processos de uma empresa, a logística possui sua importância e efetiva participação no sucesso da organização. As diversas modalidades logísticas possuem custos atrelados ao processo de movimentação, armazenamento e produção. Estes custos são incluídos no cálculo de formação de preço dos produtos, e é importante saber identificar cada processo e compreender os custos da logística, de maneira que quando um processo se torna altamente custoso, a partir de estratégias de logística, o processo pode ser alterado ou substituído, diminuindo os custos e aumentando a lucratividade da empresa. Empresários e gestores precisam definir os custos e buscar formas de redução dos mesmos, pesquisando preços, buscando novos fornecedores e analisando as formas de armazenamento e estoque, além de prover qualificação aos funcionários ou contratando mão de obra qualificada para atender aos processos sem falhas e sem perda de recursos e materiais.

Este artigo tem por objetivo a pesquisa e levantamento de fatores que geram custos de logística para as empresas, bem como sugerir soluções para cada custo e modalidade, onde a empresa pode aplicar as melhorias e soluções pra reduzir os custos e obter mais lucro. Um dos pontos principais de todos os produtos logístico é o gerenciamento de recursos para que o processo seja executado corretamente, sem falhas, perdas, desperdícios e dentro do prazo. Assim funciona o planejamento de logística, com base nos produtos e serviços logísticos utilizados pelas empresas. A seguir estão apresentados os principais produtos e serviços, juntamente das ideias e conceitos dos autores a respeito do tema proposto para este artigo. MODALIDADES DE LOGÍSTICA Para garantir o sucesso de uma empresa, não basta apenas possui os melhores preços ou o melhor produto e serviço.

Stank et al. dividiram os elementos do serviço logístico em elementos relacionais e elementos operacionais. Neste sentido, elementos relacionais são mais importantes que os elementos operacionais, pois remetem aos procedimentos que geram a satisfação dos clientes e fornecem para a empresa o retorno desta satisfação, importante para novos planejamentos e decisões. Davis e Mentzer (2006) destacam os fatores do serviço logístico como sendo importantes à fidelização dos clientes: - Confiabilidade; - Comunicação: disponibilidade para prover informação, pós venda e fidelização para recompra; - Timeliness: pedidos chegando quando prometido e prontidão no serviço; - Responsividade: ser mais proativo, especialmente, em termos de resolução de problemas, e atender qualquer necessidade do cliente além do serviço básico.

A importância de manter o cliente satisfeito é refletida no resultado e no lucro de uma empresa. A logística de produção inicia com a previsão e provisão de materiais, através da demanda estimada de materiais, tempo e recursos que serão aplicados na produção. O planejamento da logística de produção tem como objetivo a maior eficiência nos processos operacionais. ARMAZENAMENTO E ESTOQUE O processo de armazenamento e estoque começa na previsão de demanda, ou nos estudos de projeção de vendas, onde a empresa garante os materiais necessários para atender aos seus pedidos num determinado período. A estimativa de produção e a projeção de vendas afeta o estoque pois os setores de compras precisam garantir os materiais de forma que a produção não pare ou atrase por falta de recursos.

Para maior eficiência e controle do estoque e armazenamento, a empresa pode contratar ou adquirir Sistemas de Gestão, como ERP’s e/ou softwares destinados à gestão de estoques. Planejamento estratégico também envolve a utilização de recursos tecnológicos, como softwares, ERP’s e recursos gráficos e relatórios de BI (Inteligência de negócios – Business Intelligence). Gestores analisam as projeções de vendas, os níveis de estoque e a partir do planejamento direcionam investimentos e recursos para a área de logística, a fim de garantir que não falte material para a produção da empresa. A tomada de decisões baseado nos processos logísticos permite que a empresa mantenha seus clientes satisfeitos, cumprindo com os prazos e e metas da produção e entrega dos produtos.

GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS A Cadeia de Suprimentos envolve a empresa e seus parceiros, fornecedores e distribuidores/clientes. A empresa pode contar tanto com o estoque e fornecimento de suprimentos de seus fornecedores, mantendo pedidos constantes, entregues de forma recorrente, bem como manter distribuidoras ou lojas do varejo com seus produtos expostos para venda, onde o estoque fica na loja. Desde o recebimento de materiais até a entrega dos produtos, sempre haverá o fator humano por qual o processo deve passar. Investir em qualificação e manter a satisfação dos funcionários também agrega valor ao produto, pois o cuidado e a experiência do funcionário garantem a qualidade final do produto. CUSTOS DE LOGÍSTICA Uma empresa que busca estruturação e competitividade no mercado precisa ter seus custos, despesas e investimentos definidos, elaborando um planejamento estratégico e ações coerentes com a realidade do cenário econômico e de seu potencial produtivo e financeiro.

Os custos de produção e mão de obra, certamente são considerados na composição do valor dos produtos, mas além destes, os custos de logística devem ser cuidadosamente analisados, pois em determinadas circunstâncias, passam despercebidos ou mal calculados, acarretando em perdas financeiras, desperdícios e prejuízo. A logística engloba não apenas os setores da empresa, mas também os agentes externos, como fornecedores e clientes, e seus custos podem impactar significativamente nos resultados da empresa. DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM Na distribuição a empresa recebe o pedido de compra, separa a mercadoria e envia pelo transportador. Os custos estão ligados aos transportes, mas em especial ao processo operacional até o carregamento. Como é um processo que envolve execução manual, podem ocorrer situações que acarretem em custos, como atrasos na entrega, quebra de materiais e equipamentos, perda de produtos, fiscalizações e retenções em caso de erros na nota fiscal.

A contratação de mão de obra qualificada para executar o serviço é um dos custos da empresa. Embora seja um custo necessário, manter um nível alto de qualificação profissional neste processo garante que as mercadorias sejam entregues sem danos e atrasos, impactando na imagem positiva da empresa e na garantia de recebimento da receita das vendas, atendidas no prazo e com produtos de qualidade. ARMAZENAGEM E PERDAS DE ESTOQUE Armazenamento e estoque são processos com custos elevados. Estoques exigem manutenção, limpeza e organização constante, e em geral, precisam de um espaço adicional na empresa, com funcionários aptos a exercer a função, além de maquinário, como carrinhos, esteiras, empilhadeiras, pontes rolantes, e equipamentos que exigem manutenção regular. Produtos perecíveis, como alimentos e produtos de produção alimentícia, possuem prazos de validade que precisam ser monitorados, a fim de evitar a perda dos produtos.

É preciso também controlar os materiais a fim de manter um estoque regulador. Se a produção parar por falta de material, haverá mais custos com mão de obra, atraso de entregas, perda de vendas e insatisfação com o cliente. Como na manutenção de estoque, é preciso garantir que o fornecedor esteja capacitado para atender as demandas da empresa. Os custos com a produção parada por falta de material são mais altos que os custos de produção, visto que a empresa pode perder pedidos e clientes, reduzir o faturamento e ficar com a imagem negativa perante os consumidores. É um custo imensurável perder clientes para a concorrência por não conseguir atender aos pedidos. RECURSOS HUMANOS Investir em mão de obra qualificada permite que a empresa reduza custos de produção e custos com tempo de serviço.

São os funcionários que operam o estoque, a produção, o recebimento de materiais e também são funcionários que executam os transportes, embalagem, distribuição e vendas. Os custos de logística impactam diretamente no preço final de produtos e serviços. A análise minuciosa dos custos e uma boa estratégia de logística podem reduzir os custos finais da empresa, permitindo um aumento nos lucros, ou um repasse de preços para o consumidor final. A redução de custos deixa a empresa mais competitiva no mercado contra os concorrentes e garante um melhor posicionamento no mercado, com produtos atrativos aos consumidores, menor preço, maior disponibilidade e deixando a empresa ser vista positivamente no mercado. Conhecer os custos permite ao gestor uma visão mais aprofundada sobre os processos de logística das empresas.

Sendo o papel do administrador, gestor e empreendedor garantir o bom funcionamento e a sobrevivência da empresa, é fundamental compreender os custos e saber como identifica-los, a fim de melhorar os processos e reduzir os custos sempre que possível. R. MENTZER, J. T. Logistics service driven loyalty: an exploratory study. Journal of Business Logistics, vol. The Challenger of Closed-Loop Supply Chains. Interfaces, p. vol. n. nov-dez, 2003. Journal of Manufacturing Technology Management. Vol. N. p. artigo traduzido) STANK, T.

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