PLÁSTICOS ABS, POLICARBONATO E TEFLON

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Química

Documento 1

O plástico é criado através do refinamento do petróleo, extraindo de sua composição elementos e materiais que, através da polimerização, produzem os tipos de plástico utilizados nos produtos utilizados por todo o mundo. A produção do plástico proporciona recursos tecnológicos para empresas e a pesquisa de novos elementos e utilizações permite que assim como o vidro, metal e madeira, que vem sendo substituídos pelo plástico, resulta em descobertas e criações de novos produtos plásticos, atualmente com mais de dez mil tipos, sendo aplicados em todas as áreas de produção e inovação tecnológicas no mundo. Palavras Chave: Plástico, Polimerização, Elementos, Inovação. INTRODUÇÃO Com o avanço tecnológico e o desenvolvimento de novos materiais, como polímeros, materiais que anteriormente era produzidos com vidro, cerâmica, aço, já estão sendo substituídos por materiais plásticos, devido a versatilidade, menor peso, mais facilidade de manuseio e custo menor de produção, que atendem à demanda produtiva com qualidade e segurança.

A utilização de plásticos já permite que seja impossível de a sociedade moderna subsistir sem a sua utilização. É quase impossível produzir algo sem que haja plástico em sua composição, produção, processo de embalo ou transporte. Praticamente tudo o que utilizamos possui plástico. Este serve para matéria prima, Sabe-se que o petróleo é a base material para a formação do plástico (MANO, 1985). Para a composição dos produtos propostos para este artigo, é preciso seguir um ciclo estruturado na extração, proteção, utilização, embalagem, entre outros benefícios, e mantemos a utilização mesmo sabendo de seu impacto para o meio ambiente, por sua demorada degradação (CANTO, 1995). Figura 1 - Ciclo de produção dos Plásticos Fonte: http://file.

Figura 2 – Modelos de produtos que utilizam ABS em sua composição Fonte: http://file. abiplast. org. br/download/links/links%202014/materiais_plasticos_para_site_vf_2. pdf A composição química do ABS é representada no modelo abaixo, onde 3 moléculas compõe a formação estrutural do polímero, sendo Acrilonitrila (Acrylonitrile) Butadieno (Butadiene) e Estireno (Styrene). Outras utilizações são em óculos de proteção, Escudos policiais, aquários, bandejas, eletrônicos, jarras de água, CD’s, Garrafas retornáveis, entre outros. Abaixo, imagens de exemplos de utilização e composição molecular do Policarbonato. Figura 4 - Produtos que utilizam Policarbonato Fonte: http://file. abiplast. org. Figura 6 - Molécula do Teflon Fonte: http://www. usinaciencia. ufal. br/multimidia/livros-digitais-cadernos-tematicos/Plasticos_caracteristicas_usos_producao_e_impactos_ambientais. pdf O Teflon, assim como o Policarbonato, foi descoberto por acidente quando em 1938, Roy Plunkett e Jack Rebok testavam componentes para refrigeração e sintetização de fluidos, ao abrir a válvula de compressão do Tetrafluoretileno, notaram que este estava congelado e o gás resultante polimerizou um pó de aspecto ceroso, que originou a resina do Teflon (DE PAOLI, 2001) 3.

Muitos aspectos da vida moderna são auxiliados pelo uso do plástico, sem reduzir a qualidade dos produtos e tornando os processos e produtos acessíveis em preço e produção. Esta pesquisa proporcionou o conhecimento sobre os três materiais propostos, com uma explicação direcionada ao tema, buscando informar o leitor sobre os materiais que utilizamos no dia a dia sem muitas vezes compreender sua composição e história. REFERÊNCIAS CANTO, Eduardo L. do. Plástico: bem supérfluo ou mal necessário? 3ª ed. New York: Jonh Wiley and Sons, 1991.

80 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download