PIM-V Sistema de Reserva de Equipamentos Audiovisuais

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

Semestre: Xº Cidade Ano Resumo Este trabalho tem como objetivo planejar, projetar e gerenciar o desenvolvimento de um software que irá auxiliar na administração e gerenciamento das reservas de equipamentos audiovisuais de uma instituição de ensino, o planejamento é dividido em fases, onde é feito todo o levantamento dos gastos, orçamento do projeto, cronograma de entrega, analise de documentação entre outros. Ao final de cada etapa é feita a validação por parte do contratante do projeto para que possa ser iniciada a fase seguinte, uma fase só é iniciada após o aceite da instituição da fase anterior. Todo esse processo é devidamente documentado assim como a metodologia de software, para que ao final do processo tenhamos um produto de qualidade. Neste projeto utilizaremos a metodologia MPS. br para obtenção de práticas de engenharia de software, testes, negociação no mercado e pós-venda, visando o crescimento da empresa de software no mercado de criação de softwares.

Requisitos não funcionais e Regras de negócio 8 3. Interface 9 4. METODOLOGIA MPS. br 10 4. Detalhamento dos Processos para o Nível G do MPS. Cadastro de usuário 17 5. Inventário 19 5. Reserva 20 6. PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS 21 6. Classes e Objetos 22 6. Tento uma visão mais macro de todo o projeto conseguimos vincular todos os agentes econômicos que interferem no projeto, 2. LEVANTAMENTO FINANCEIRO E CRONOGRAMA O levantamento financeiro se inicia tento em vista a complexidade do projeto e o tempo necessário para a sua conclusão, no caso desse projeto temos uma complexidade baixo e um tempo médio para o desenvolvimento do mesmo, feito este levantamento temos que ter um custo final baixo e um prazo médio de 90 dias para a finalização após o aceite do cliente, cada etapa do processo será detalhada posteriormente.

O cronograma de entrega é uma das etapas mais importantes dentro de um projeto e se faz necessário o cumprimento de todas as datas que foram combinadas com o cliente, pois em alguns projetos ela se faz mais importante que o próprio custo, pois, se houver atrasos na entrega o cliente pode ficar extremamente insatisfeito e perdendo a confiança no projeto e na empresa, outro problema do não cumprimento do cronograma de entrega é a elevação dos custos internos podendo causar até a falência do projeto. No desenvolvimento do projeto temos um analista de sistemas para o levantamento de requisitos, planejamento e documentação, um programador que é responsável por toda a produção do código da ferramenta e um testador para a validação antes da entrega do software.

Na primeira fase do cronograma será feito o planejamento que tem o prazo de quinze (15) dias para sua conclusão, nessa fase está compreendido o levantamento de requisitos, prototipação e validação junto ao cliente. Requisitos Funcionais ◦ O sistema deverá efetuar o controle da reserva dos equipamentos audiovisuais da instituição controlando a data e hora em que o equipamento foi reservado, o solicitando da reserva, todas as informações necessárias no momento da reserva, tanto no momento da reserva quanto na devolução ou cancelamento de reservas já feitas. Para cada caso será emitido um relatório contento as entradas, saídas, quem utilizou o equipamento, o período da utilização dentre outras informações pertinentes. ◦ O sistema deverá emitir alertas informando sobre a proximidade de uma nova locação para que possam ser feitos os preparativos do equipamento antecipadamente, auxiliando na organização e logistica de entrega.

◦ Quando um equipamento for cadastrado ele recebe um QRCode para uma futura rastreabilidade do mesmo, cada equipamento tem em seu cadastro a data de compra, garantias, entre outras informações para gerenciamento de sua vida útil. Requisitos não funcionais e regras de negócio • Permissões de acesso aos usuários do sistema para o controle e segurança, cada usuário terá um nível de acesso e o sistema irá liberar as funções de acordo com esse nível. br A associação da Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), criou em 2003 a metodologia MPS. br juntamente com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID/FUMIN), com a finalidade de aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas desenvolvedoras de softwares no brasil, dando apoio através da divulgação e adoção de modelos de melhoria de processos de softwares.

Com o apoio fornecido as empresas conseguiam produzir softwares com padrões de qualidade internacional. Na metodologia MPS. br são realizadas avaliações e certificações das empresas de processo de software, assim como são feitas na metodologia CMMI, porém com adaptações as realidades do mercado nacional. Os níveis de maturidade da metodologia MPS. br são: Nível G – Parcialmente Gerenciado: primeiro nível a ser atingido, implantando os processos de “Gerência de Projetos” e “Gerencia de Requisitos”; Nível F – Gerenciado: além dos processos implantados no nível anterior, são adicionados 5 novos processos: “Aquisição”, “Gerência de Configuração”, “Garantia da Qualidade”, Gerência de Portfólio de Projetos” e “Medição”; Nível E – Parcialmente Definido: compostos pelos processos dos níveis anteriores, e adicionados os processos: “Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional”, “Definição do Processo Organizacional”, “Gerência de Recursos Humanos” e “Gerência de Reutilização”.

Nível D – Largamente Definido: incorpora além dos níveis anteriores, os processos: “Desenvolvimento de Requisitos”, “Integração do Produto”, “Projeto e Construção do Produto”, “Validação” e “Verificação”; Nível C – Definido: inclui processos de “Desenvolvimento para Reutilização”, “Gerência de Decisões” e “Gerência de Riscos”; Nível B – Gerenciado Quantitativamente: apresenta além dos processos já informados nos níveis anteriores, a evolução da “Gerência de Projetos”; Nível A – Em Otimização: não apresenta processos específicos para esse nível, apenas modificando e aprimorando os processos existentes nos níveis anteriores. Estando nossa empresa na fase inicial, será implantada o nível G da escala de maturidade do MPS. br, para quando exista o crescimento e ampliação, o modelo já esteja integrado a nossa cultura, visando a implantação dos níveis mais altos da escala.

PROTOTIPAÇÃO E TESTES Buscando garantir a produção de um software de qualidade ao final do processo, a maior parte do cronograma será destinada para a elaboração, documentação e testes do software. A metodologia escolhida foi a TDD (Test Driven Development). Essa metodologia tem como característica a execução de testes antes mesmo da codificação do sistema, todos os testes elaborados tem como objetivo garantir que o software funcione perfeitamente, sem erros sistêmicos. Toda essa busca de qualidade visa a satisfação do cliente. Casos de Testes O planejamento foi desenvolvido a partir do estudo dos casos das solicitações dos usuários envolvidos, as etapas do planejamento serão identificadas a seguir: • Cadastro de Usuários: informar dados corretos e incorretos; • Inventário: informar os dados corretos ou incorretos no cadastro dos equipamentos; • Reservas: informar dados do equipamento e do usuário corretos ou incorretos, solicitar reserva de equipamento já reservado; 5.

Será descrito 3 casos de testes que foram documentados: 5. Cadastro de usuário 1) Digitado nome do colaborador no campo nome do formulário de cadastro de usuário: a. “João da Silva”; b. “Mar1a da Silva”; c. Em branco; Resultados: Sistema permite seguir com o cadastro? a. Não, ao clicar em “enter” apareceu a mensagem “Máximo 7 letras no Login!” e retorna o foco para o campo Login; 3) Digitado a senha do colaborador no campo Senha do formulário de cadastro de usuário: a. “12345” b. “Mar1a” c. Em branco d. “FRED” Resultados: Sistema permite seguir com o cadastro? a. “joão@email. com” b. “mar1a” c. Em branco Resultados: Sistema permite seguir com o cadastro? a. Sim, ao clicar em “enter” o sistema passa o foco para o campo seguinte; b.

“Xerox 1” c. Em branco Resultados: Sistema permite seguir com o cadastro? a. Sim, ao clicar em “enter” o sistema passa o foco para o campo seguinte; b. Sim, ao clicar em “enter” o sistema passa o foco para o campo seguinte; c. Não, ao clicar em “enter” apareceu a mensagem “Preenchimento obrigatório!” e retorna o foco para o campo Fabricante; 3) Inserir a data no campo Data de compra no formulário de cadastro de equipamentos; a. Sim, ao clicar em “enter” o sistema passa o foco para o botão salvar; c. Sim, ao clicar em “enter” o sistema passa o foco para o botão salvar; 5. Reserva 1) Seleção de um nome na lista do campo Login no formulário de reservas; a. Seleção de nome da lista b.

Em branco Resultados: Sistema permite seguir com o cadastro? a. Não, ao clicar em “enter” apareceu a mensagem “Data inválida”e retorna o foco para o campo Data da reserva; c. Não, ao clicar em “enter” apareceu a mensagem “Preenchimento obrigatório!” e retorna o foco para o campo Data da reserva; 4) Inserir a hora no campo Hora da reserva no formulário de reservas; a. “15:00” b. Em branco c. Incluir hora e data que já se encontram reservadas Resultados: Sistema permite seguir com o cadastro? a. Uma variável possui um espaço em memória para armazenar seu estado naquele momento que é um valor e também possui um conjunto de operações e comandos que podem ser aplicados ou não a ela. Dessa mesma forma o objeto assume um espaço na memória com o seu valor ou um conjunto de atributos e um conjunto de operações para serem aplicados ao objeto.

As classes são a definição do tipo de dado do sistema, elas são formadas por dados e comportamentos (atributos e métodos). A partir de uma classe definida podemos criar vários objetos, a classe é o elemento que dá forma aos objetos. Usando como exemplo o sistema de reservas de equipamentos, foi criada a classe “Cadastro” que tem como atributo o campo nome, e seus métodos “Cancelar”, “Excluir” e “Salvar e Novo”, a classe “Cadastro” também possui os objetos “Cadastro de Usuários”, “Inventário” e “Reservas”. A utilização de uma programação orientada a objetos foi escolhida visando diminuir o tempo de codificação e reutilização de código fonte, utilizando classes, herança e polimorfismo, tudo isso buscando um menor tempo total de projeto e custos menores de produção.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANICHE, Maurício. Test-Driven Development: Teste e Design no mundo real. São Paulo: Casa do Código, 2014. PRESSMAN, ROGER S. Disponível em: <https://promovesolucoes. com/quais-sao-os-niveis-de-maturidade-do-mps-br/>: Acessado em 15 de fevereiro de 2021.

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