CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO ESTÍMULO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA COM CRIANÇAS DE 3 ANOS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

PALAVRAS-CHAVE: Contação de histórias, crianças, educação infantil. STORY-TELLING AS STIMULUS IN LEARNING OF READING WITH CHILDREN 3 YEARS IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION CENTER PAULO FREIRE IN SANTARÉM- PA MUNICIPALITY ABSTRACT These are the results of activities focused on storytelling, as a stimulating tool for learning to read children at the Paulo Freire Children's Education Center in Santarém-PA, with children aged 3 years, with the general objective of identifying the counting benefits Of stories as a stimulus in learning to read with 3 year olds in early childhood education, with the following specific objectives: to identify the positive factors that storytelling may bring to the behavior of children in early childhood education; Find out what kinds of children's stories most help in the development of the child's imagination and creation; Identify the pedagogical means that are most conducive for storytelling to be engaging for children.

It is a field research, with the approach to quantitative-qualitative research, as far as the technique refers to an integrative review. It was possible to observe that the project came to provide a contact with the literary universe, helping in the awakening of the imagination of the children involved in the project of storytelling. KEY WORDS: Storytelling, children, early childhood education. Além disto, buscou-se realizar atividades para desenvolver nas crianças o gosto e o hábito de leitura, expondo-as ao mundo de conhecimento propiciado pelo ato de contar histórias, fazendo uso assim de estratégias pedagógicas. Observou-se queao ler para uma criança na educação infantil, mesmo ela ainda não sendo alfabetizada, estava-se de forma direta influenciando a criança ao hábito da leitura ou ainda mais, inserindo-a em um mundo imaginário, elevando-a auma cultura subjetivamente instigante.

A aproximação com os livros faz com que a criança reconheça o livro como fonte de prazer e entretenimento e, consiga interpretar as histórias contadas relacionando-as com ações e atividades do cotidiano. Mostrou-se desse modo a necessidade de estudos que pudessem aprofundar o tema e instrumentalizar teoricamente professores da educação infantil e outros profissionais, levando em consideração que esta é uma temática relevante para o aprendizado, pois as crianças estão em um momento de formação e primeiro contato com a escola, e a partir desta pesquisa, estudantes e outros, poderão utilizá-la como instrumento de estudo para futuras pesquisas, para que se possa explorar mais o tema citado e a partir disto, este ser mais aprofundado, colaborando assim com o meio cientifico.

Como objetivo geral buscou-se identificar quais os benefícios que a contação de histórias como estratégia pedagógica na educação infantil traz para o desenvolvimento da criança, bem como os objetivos específicos buscaram identificar quais os fatores positivos que a contação de história poderá trazer para o comportamento das crianças da educação infantil, averiguar quais as os tipos de histórias infantis que mais ajudam no desenvolvimento da imaginação e criação da criança e identificar quais os meios pedagógicos mais propícios para que a contação de história seja envolvente para as crianças Quanto a metodologia de pesquisa utilizada, a presente pesquisa quanto aos objetivos, pode ser considerada como exploratória, quanto à natureza dos dados, ou seja, quanto a forma como os dados foram trabalhados é caracterizada como quantitativa e qualitativa, também é uma pesquisa descritiva, pois visou estabelecer e descrever as características de uma determinada população e envolve um levantamento de estudo.

Como é mencionado por Echeverría (2006), mesmo antes da invenção do alfabeto, na Gréciaantiga,já se fazia presente anarrativa oral, no qual a mesma cumpria um papel extremamente importante na sociedade. De acordo com o autor, no que tange a educação, esta em seus primórdios, cabia somente aos poetas, pois eram estes que desenvolviam a função de mestres, eram relatadas por eles as histórias aprendidas em sua tradição oral, sendo as narrativas compreendidas e contadas através de ações realizadas por humanos, heróis e deuses. De acordo com Andaló (2000),é a estrutura da narrativa que perpassa pelo cotidiano linguístico da criança, através da narrativa as crianças contam como se sentem, o que vivenciam, é através da narrativa que as crianças podem externalizar através de palavras como se sentem, tal fato se dá por ser a narração o modo discursivo utilizado pelo ser humano, sendo este o elemento básico para a comunicação, vale ressaltar que antes dos 7 anos, as crianças já possuemmecanismos cognitivos que lhes possibilitam a compreensão e o ato de contar histórias.

A importância da contação de história na educação infantil Ao analisar o processo de contação de história, Bussatto (2003), diz que a contação de histórias pode ser considerada, também, como sendo um exercício através do qual a criança pode socializar-se e desenvolver aptidões importantes, como a capacidade de se expressar com desenvoltura e domínio do espaço perante um grupo de pessoas, ao mesmo tempo em que estará entrando em contato com sua afetividade. A criança poderá aprendea lidar com os seus sentimentos a partir do momento em que aprender a dar forma e expressão aos sentimentoscontidos na história que lhe é contada, dessa forma lhe será possibilitada a ampliação de seus recursos internos, bem como também seu amadurecimento psicológico.

Também é importante que a criança entenda a diferença entre o autor e o narrador. De acordo com Maricato (2005), quando se trata do mundo literário, não se faz necessário que a criança tenha sido alfabetizada para que haja aprodução de seus textos, pois a realização dessa função pode ser descrita através de seus pensamentos, de suas falas e reflexões, desse modo quanto mais cedo for proporcionado à elas a entrada ao mundo da literatura, maiores serão suas chances de adquirir hábito e gosto pela leitura. Contação de histórias e aprendizagem Para Busatto (2003), no que concerne à aprendizagem da linguagem escrita, está é descrita através da narração de um conto, o qual proporciona ao sujeito trabalhar desde a sintaxe até a semântica.

Ao ver pedagógico, no que tange a literatura infantil, está assegura seu papel carregado de importância na aprendizagem e no domínio da escrita. é muito importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias [. Sabe-se que a grande maioria das crianças que estão na educação infantil não é alfabetizada, desse modo, é papel do professor realizar a leitura para que as crianças possam degustar da leitura, é essencial que as crianças possam manipular os livros, para que assimfolheiem as páginas, observem as imagens, seus traços e formas, conhecendo mais a fundo todo o universo que está envolto nas histórias. O primordial é que as crianças tomem conhecimento de todos os tipos de literatura, tendo em vista que tal aquisiçãopoderá ajudá-la a fazer a escolhada leitura que mais lhe agrada.

Coelho (2000, p. explica que: [. a literatura infantil vem sendo criada, sempre atenta ao nível do leitor a que se destina [. Houve grande aceitação da instituição e do corpo docente da creche principalmente das crianças, pois o projeto ampliou para as outras faixas etárias. No decorrer da apresentação do projeto para aos docentes, foram dadas por eles sugestões de histórias a serem utilizadas, dessa forma foi possível harmonizarcom as propostas de outras histórias já levantadas durante a pesquisa para a realização do projeto. Portanto, o projeto veio propiciar um contato com o universo literário, proporcionar o despertar da imaginação, onde a criança não foi apenas ouvinte, mas participou ativamente das narrações. No final de cada de cada história, eram disponibilizados às crianças vários recursos, assim puderam manusearos fantoches, as endurentarias dos personagens e assim contar a história de seu próprio modo.

As oficinas de contação de histórias aconteceram três vezes por semana, tiveram duração de uma hora, totalizando 3 horas semanais para crianças de 3 anos do Centro Municipal de Educação Infantil Paulo Freire, a pesquisa foi realizada com 20 crianças. Didática da Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: alfabetização, letramento, produção de texto em busca da palavra-mundo. São Paulo:FTD, 2000. BUSATTO, Cléo. Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. Petrópolis: Vozes, 2003. COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000. ECHEVERRÍA, Rafael. Criança. Brasília. s/v, n. p. – 26, set. p. OLIVEIRA, Andreza de; GONÇALVES, de Fátima. A importância da contação de histórias na educação infantil. Revista Extensão em Foco, v.

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