A imigração em massa do Oriente Médio/África para a Europa

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Estatística

Documento 1

Sendo que, um dos principais perfis de países que compõem o conjunto emissor é caracterizado pelo histórico de baixo desempenho econômico, o que gera abalos nas instituições nacionais e desenvolvimento de conflitos armados locais e de guerras civis, incluindo, excepcionalmente, países comonucleo a Eritreia, Guiné, Gâmbia e Sudão ( KEOHANE; NYE, 2001; KEOHANE; MILNER, 2002). Por sua vez, estes imigrantes costumam viajar com rotas destinados a países próximos e de lá traçam rotas clandestinas para a Europa. Segundo o Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais(2020), em todos os anos milhares de migrantes e refugiados buscam chegar até suas fronteiras. Após 2006, este quadro se intensificou por conta dos conflitos no Afeganistão, Iraque, devido à primavera Árabe e o início da guerra civil na Síria em 2011.

Por conseguinte, foi no ano de 2015, que houve uma íntima migração em conjunto do Oriente Médio para a África e a hipótese que se assume é multicausal, abrangendo estes aspectos econômicos, sociais e políticos(JUNIOR,2015). Sendo que, precisa ser mencionado os escassos recursos econômicos que estes possuem na realização desta trajetória, o que acabam tornando-se reféns de quadrilhas ilegais que realizam a transferência destes imigrantes das regiões emissoras para as receptoras(KANTER, 2015). Ademais, as condições que estes homens se submetem são precárias, normalmente ocorrem em pequenas embarcações ou até em simples botes – tais meios de locomoção não garantem à segurança das ondas do mar Mediterrâneo – e levam à morte muitos indivíduos(JUNIOR,2015). Outrossim, até 1999 no bloco europeu as decisões acerca da imigração mantiveram-se sobre o controle da soberania.

Por conseguinte, uma série de medidas recorrentes a esta temática foram aplicadas, deste modo, a EU estruturou normas para evitar a entrada ilegal. Também foi criada a agência da União Europeia de Gestão de Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas(Frontex) em 2004, para auxiliar os Estados-membros(NUPRI, 2020). Acesso em: 03/05/2021. JUNIOR, C. Crise Migratória na Europa em 2015 e os Limites da Integração Europeia: uma abordagem multicausal. Conjuntura Global, vol. n. Disponível em: <<http://www. nytimes. com/2015/05/19/world/europe/european-union-humantrafficking-military. html?_r=0>>. Acesso em: 03/05/2021. br/migracao-ilegal-da-africapara-a-europa-apesar-de-todos-os-perigos/. Acesso em: 03/05/2021. SILVA,D. Um recorte sobre as imigrações na União Européia. NUPRI.

60 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download