Bistrô Brasil - Produção Textual Interdisciplinar

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Finanças

Documento 1

MÉTODO CANVAS 6 2. PROJETO E ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO 8 2. BENEFÍCIOS DA TECNOLOGIA PARA OS NEGÓCIOS. CONTRATOS TRABALHISTAS DURANTE A PANDEMIA. BENCHMARKING E A MELHORIA CONTÍNUA. Infelizmente, nem todas as empresas abertas obterão sucesso pleno, e os riscos de abertura e manutenção da empresa são fortemente impactantes, como possibilidade falência, insegurança no trabalho, falta de conhecimento na tomada de decisões, impostos elevados, qualificação profissional da mão de obra, e o mais recente, diminuição de demanda de algumas empresas devido a pandemia. Para o país, empresas abertas significa geração de empregos, mas para benefício dos cofres públicos, cada empresa possui uma alta carga de taxas e impostos, que iniciam antes mesmo da abertura da empresa, e estão presentes mensalmente nos balanços das empresas.

Para o país, empresas são fontes de receita. Atualmente, certca de 30% da população entre 18 e 64 anos pertence ao quadro de empreendedores no Brasil, sendo que apenas 11% destes empreendedores possui ensino superior e formação nas áreas de adminitração e gestão (OLIVEIRA, 2014). Este artigo tem por objetivo analisar a situação da empresa Bistrô Brasil, onde Paula gerencia os negócios e busca oportunidades de inovação constante em seu restaurante para manter-se rentável e lucrativa em meio a pandemia. O Método Canvas tem como objetivo cultivar o empreendedorismo, sendo a chave para a inovação e resolução de problemas nas empresas com o intuito de organizar os processos e manter a empresa ativa. O Canvas envolve todos os funcionários ou, conforme a setorização, a equipe de trabalho, pois expõe de forma clara os objetivos da empresa, custos, prazos, qualidade, entre outras informações.

O Canvas também exige para o resultado efetivo, que haja comprometimento e qualificação dos funcionários e empreendedores para que as tarefas sejam executadas sem falhas. Todos são ativos a participam no processo da empresa. É uma possibilidade de integrar conhecimento com especialidades e ter novas descobertas de um modo simples, direto e inteligente (CLARK, 2013). SEBRAE, 2013). Quando aplicado corretamente, o modelo Canvas faz a análise do levantamento de dados da empresa, seus recursos, agentes e fatores internos e externos e permite ao empreendedor identificar os processos que precisam de atenção, aplicando correções de forma rápida, para garantir o mínimo de paralização da produção ou serviço, diminuindo prejuízos e perda de tempo e recursos. A premissa do Canvas é trazer clareza para os objetivos centrais da empresa, apontando as suas forças, fraquezas e prioridades (STICKDORN; SCHNEIDER, 2014).

Um dos conceitos do Canvas remete a facilidade da visualização do projeto, tornando o plano de negócios em uma linguagem fácil para o entendimento do empreendedor, partindo para a elaboração e formação de estratégia do modelo de negócio, facilitando assim a compreensão do projeto (OSTERWALDER; PIGNEUR, 2011). PROJETO E ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO A qualidade deve atender em principal o cliente, que possui expectativas sobre o produto ou serviço que adquire. Além destes critérios de qualidade, a empresa pode ter setores de avaliação, grupos de teste e modelos padronizados de produtos para que o projeto seja sempre realizado com base no padrão de qualidade estabelecido pela empresa, bem aceito pelo cliente e que traga satisfação e motive novas compras, que são critérios de qualidade na visão do cliente, para a empresa.

Uma ferramenta de gestão de estoques e produção é a Metodologia Lean, onde a empresa elimina processos não necessários e otimiza sua produção, reduzindo o tempo de entrega dos produtos. Na empresa de Paula, para reduzir processos, pode-se utilizar de processos de produção em massa, analisando quais pedidos tem maior demanda. Desta forma reduz parcialmente o tempo de atendimento de pedidos. Para os finais de semana, Paula pode utilizar do recurso da mobilidade para levar até o cliente os produtos de seu restaurante, sem que o cliente precise sair de casa. Uma saída é o investimento em marketing e comunicação digital. Estar mais perto de seus clientes através da Internet. Atender pedidos e encomendas por aplicativos de delivery faz com que os negócios não parem.

Devido a globalização e os avanços da tecologia, o acesso dos clientes aos sites e páginas em redes sociais dos estabelecimentos comerciais ficou mais fácil. Esta é uma luz de esperança para os empreendedores, que utilizarem este canal como forma de encontrar seus clientes e ser enontrado por eles. Este método de trabalho consiste em convocar os funcionários, previamente registrados, quando existir uma demanda a ser suprida, para que a empresa mantenha seus funcionários dentro da legislação trabalhista, mas efeute apenas o pagamento pelo período de trabalho. Para o funcionário, é uma forma de garantir renda e o mesmo pode manter relação de trabalho com 1 ou mais empresas, desde que não interfira em seu contrato de trabalho, para atender aos contratantes.

Paula tem como vantagem poder, de forma legal, manter funcionários registrados e efetuar apenas os pagamentos recorrentes ao tempo de serviço prestado. A única desvantagem é que conforme a norma trabalhista, o funcionário deve ser avisado com 3 dias de antecedência, fazendo assim com que demandas urgentes talvez possam não ser atendidas. Como sugestão, Paula pode manter um quadro fixo de funcionários e um quadr de funcionários em caráter de conrtatação intermitente, para convocar em datas especiais, como feriados, fins de semana, eventos e em demandas especiais. Esta prática pode colocar Paula mais próxima do fluxo de atendimento e vendas que seus concorrentes possuem, e entrar neste nicho de mercado com uma parcela maior de clientes. Concorrentes do restaurante Bistrô Brasil, como a Subway, vendem seus produtos por plataformas e aplicativos de pedidos.

Estudar as promoções e ofertas dará uma vantagem para Paula no atendimento de clientes por aplicativo, utilizando o delivery como forma de atender mais clientes em meio a pandemia. Ainda no passo 5, o SGA propõe que seja elaborada uma estrutura para um ambiente organizacional criativo. Como o restaurante é um ambiente democrático, Paula pode iniciar um projeto de sugestões e participação ativa dos funcionários, dentro da empresa. Muitas empresas fecham as portas precocemente por falta do conhecimento do mercado, dos impostos, de análises de concorrentes e fornecedores e dos nichos de mercado onde atendem. A análise do negócio e um bom planejamento auxiliam na abertua da empresa para começar o investimento. Para o empreendedor que deseja crescer, cada valor investido de forma incorreta é uma perda significativa, e investir sem retorno é uma das razões de quebra das empresas.

Este artigo teve como importância esta experiência de planejar e analisar todas as informações e fatores para elaborar um plano de negócios, utilizar ferramentas como o método Canvas para analisar a situação da empresa e conhecer métodos de contratação de funcionários, técnicas de inovação e renovação como o Benchmarking e a bsuca por melhoria contínua para manter os clientes satisfeitos e fieis ao empreendimento. REFERÊNCIAS CAMPOS, V F. DEGEN, Ronald Jean. O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. ed. São Paulo: Makron Books, 2009. DEMING, William Edwards. OSTERWALDER, A. PIGNEUR, Y. Business model generation – Inovação em Modelos de Negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários (Editora Alta Books). a Ed. Rio de Janeiro – RJ, 2011.

Porto Alegre: Bookman Editora, 2014. SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Pesquisa GEM revela taxas do empreendedorismo no Brasil. Disponível em: < https://www. São Paulo: Nobel, 1999.

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