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O trabalho mostra na melhor forma possível como a escola tem sido, nos últimos anos, crescentemente focalizada, não só no Brasil, mas em outros países, constituindo importante fonte para a compreensão das realidades vividas e sofridas pela grande maioria das populações mais e menos privilegiadas econômica, social e culturalmente, com o olhar nos professores, como comprometimento político e preocupação de pesquisa, desde o ano de 1984, permitindo dizer que esse quadro de problemas não constitui um insucesso generalizado, mas representa, sobretudo, desafios a enfrentar.
No decurso das décadas de 80 e 90, percebeu-se que o Brasil deu passos expressivos para generalizar o acesso ao ensino fundamental obrigatório: melhorou consideravelmente o fluxo de matrículas e investiu perceptivelmente na qualidade da aprendizagem desse nível escolar. Nesses últimos anos, adicionam-se a esse esforço o aumento do número de crianças de seis anos ao sistema educacional e a ampliação do ensino médio.
Essa repentina percepção na democratização do acesso e a melhoria da qualidade da educação básica vêm incidindo num contexto marcado pela atualização econômica, pelo avigoramento dos direitos da cidadania e pela dispersão das tecnologias da informação, que colidem com as expectativas educacionais ao ampliar o reconhecimento da importância da educação na sociedade do conheciment
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Procura se mostrar o trabalho educativo e as realidades escolares, enfatizando os desafios aos professores na superação das dificuldades encontradas, é verificada a situação dos professores, seus direitos e deveres quanto a constante formação, a construção do conhecimento e o papel do professor, a construção da cultura escolar e o conhecimento adquirido na escola e se menciona como se gera qualidade no ensino, a necessidade da formação adequado do professor, a reconstrução do conhecimento, as distorções e as oportunidades da formação e são apresentadas propostas de diretrizes pedagógicas.
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