TCC - TEMA A INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 6 3 JUSTIFICATIVA 7 4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 8 5 METODOLOGIA 11 6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 12 REFERÊNCIAS 13 1 INTRODUÇÃO A contemporaneidade tende a oferecer uma serie de possibilidades provedoras de comunicação. Na realidade atual os indivíduos, mesmo estando em lugares diferentes de forma física, podem se encontrar no ambiente virtual, onde é possível haver encontros, discussões, local este que é permissível as pessoas se relacionarem, mesmo estando em locais distintos. Isso só passou a ser permissível e possível com o advento da tecnologia no cotidiano das pessoas, alterando a sua forma de se comunicar, relacionar e agir. Pode-se verificar que nos dias atuais, a iniciação das Tecnologias da Informação e da comunicação, que tiveram a sua origem através de uma da revolução, tende a permitir que a comunicação em rede, gere mudanças significativas na sociedade.

As tecnologias tornam possível que o usuário possa se relacionar não apenas com pessoas, mais sim com informações, dados e conteúdo e essa transmissão é feita de forma dinâmica e ágil amplo conjunto de informações, conhecimentos, linguagens, rapidamente e com potencialidades incalculáveis. Por isso, esse trabalho tem relevância para sociedade. Pode ser observado através de dados extraídos da pesquisa que, as crianças do país passam muito tempo conectadas à internet, saindo na frente de outros países do mundo. E na TV, também as crianças brasileiras, passam na frente, dos demais países. Já no caso dos adultos no Brasil, essa comparação também fica evidente como maior do resto do mundo. Uma nova tendência neste aspecto, com a sua existência, foi possível a abertura de novos caminhos em aprendizagem na educação 1.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Passamos por tempos inimagináveis, nos quais os modelos que os professores dominavam sobre o ensinar e o aprender, exigiram mudanças radicais. Para a maioria dos professores, os efeitos da pandemia significaram trabalhar como nunca haviam experimentado, as aulas remotas, se tornaram um grande desafio, ainda mais quando se fez necessário, aprender a adaptar as costumeiras aulas presenciais para aulas virtuais, o que não é nada fácil, principalmente sem um prévio treinamento pedagógico e tecnológico, como acontece em muitas escolas (CURSINO, 2020). Para a Educação, abriu-se um colapso geral com diversas vertentes a serem analisadas. Muitas tecnologias estão sendo disponibilizadas neste momento de crise. É uma avalanche de informações, o que torna muito difícil encontrar a melhor solução para atender a essa necessidade não planejada de ensinar além dos muros da escola.

Por meio dessa mediação docente, o estudante vai adquirindo conhecimentos e habilidades, para que, no futuro, ele possa por si só desenvolver suas capacidades adquirindo assim sua autonomia. Essa mediação, que é papel do professor, precisa ser pautada na afetividade, sem a qual a aprendizagem pode ficar comprometida. No Brasil, na falta de uma diretriz do Ministério da Educação, instituições particulares e públicas tiveram respostas diferentes para se adaptar a soluções digitais de ensino-aprendizado. Sabemos que a Educação se faz em comunhão e que a socialização é a responsável pela adaptação do aluno à sociedade em que vive, à medida em que vai interiorizando os aspectos culturais e se relacionando com os demais. A troca de experiências, no ensino presencial, favorece o aprendizado ao desenvolver, tanto aspectos cognitivos, quanto interpessoais.

Diante dessas disparidades entre escolas publicas e privadas foi agravado com a pandemia Apesar de heterogêneo, o primeiro grupo de instituições buscou soluções rápidas e viáveis, comuns à prática do ensino, já o segundo grupo, em que grande parte das instituições públicas se encontra, não estava preparado tecnologicamente, nem teoricamente para buscar soluções digitais. Em alguns casos, recursos técnicos disponibilizados foram subutilizados por conta da falta de domínio por parte dos educadores, que procuravam seguir os princípios da educação presencial (BRITO, 2021). Experimentar, de forma abrupta, o ensino remoto, não levou a uma descontinuidade de conteúdo, mas afetou as relações afetivas de algumas turmas. Por outro lado, lecionar para turmas em um modelo cem por cento on-line, significou experimentar relações descontinuadas.

Muitos alunos não interagiam, o que acabou, de certa forma, desmotivando alguns debates na sala de aula virtual principalmente nos anos iniciais, onde estão em fase de alfabetização. Desenvolvida com base em material já elaborado como livros, artigos e teses, a pesquisa bibliográfica possui caráter exploratório, pois permite maior familiaridade com o problema, aprimoramento de ideias ou descoberta de intuições. No caso específico de pesquisas avançadas onde exige-se certo ineditismo e originalidade na contribuição, a revisão bibliográfica desempenha um papel preponderante (GIL, 2014). CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO Quadro 1 – Cronograma de execução das atividades do Projeto e do Trabalho de Conclusão de Curso. REFERÊNCIAS ALMEIDA. M. Curitiba: Editora Appris, 2020. FILATRO, A. Novos produtos para a educação 5. São Paulo: Artesanato Educacional, 2020.

MASCARENHAS , A. M. Uso de tecnologias digitais nas series iniciais em atividades didáticas. UFRGS- CINTED, 2015. PROCÓPIO. R. Salvador : Revista Faweba. SARTORIO, V. Escola pública: duzentos anos de história. Curitiba: Aeditora, 2019.

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