A RELAÇÃO ENTRE EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Este estudo se justifica na necessidade de entender o surgimento e os conceitos do empreendedorismo, a fim de verificar quais deles podem ser necessários e benéficos a um líder. Para tanto, a metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, priorizando as publicações oficiais. É importante salientar que o empreendedorismo ganhou importância no mercado Brasileiro após a década de 90 e vem sendo relacionado às diversas profissões, sobretudo àquelas referentes à economia e gestão. Sendo assim, torna-se necessária a discussão sobre seus aspectos gerais e sua ligação com a liderança, de forma que liderar e empreender tem se mostrado termos interligados e complementares. PALAVRAS – CHAVE: Empreendedorismo. Segundo Dornelas (2001), o empreendedor é aquele que cria novos modelos de organização e/ou exploração de recursos, findando o modelo econômico já estabelecido e instituindo novos produtos e serviços.

Dornelas defende ainda que o empreendedor trata-se do indivíduo com capacidade para identificar uma oportunidade e extrair dela o capital, ainda que haja risco de fracasso. Já nas considerações de Schumpeter (1985) o empreendedor tem caraterísticas heroicas, sendo aquele com capacidade para criar e inovar. A visão do autor remete ao empreendedor do século passado, que comandava as pequenas empresas da época. Ainda hoje, essas características estão relacionadas ao empreendedorismo, principalmente no que se refere à capacidade para criação e inovação. EMPREENDEDORISMO 2. Surgimento O surgimento da palavra empreendedorismo se deu pela tentativa de Marco Pólo em definir uma rota com destino ao Oriente com o intuito de vender mercadorias. Desta forma, se arriscando física e emocionalmente, Marco Pólo passou a ser chamado de “aventureiro empreendedor”.

JÚNIOR et al. Isto reforça a ideia de que, mesmo atualmente, para empreender é preciso se aventurar, assumir riscos, encarar o desconhecido de forma responsável e dedicada. Conceitos De acordo com os estudos de Dornelas (2001), a proveniência do termo empreendedorismo está relacionada ao século XIX, a partir do que conceitua o economista francês J. B. Say, o empreendedor trata-se daquele que “transfere recursos econômicos de um setor de produtividade mais baixa para um setor de produtividade mais elevada e de maior rendimento”. Pode-se conceituar o empreendedorismo de várias formas, visto que se trata de um campo do conhecimento que permite diversas e complexas conceituações. FILION, 1999) Sendo assim, serão abordadas neste capítulo as definições estabelecidas pelos principais estudiosos do tema. É importante além de entender os aspectos gerais do empreendedorismo, esclarecer de fato o que torna um indivíduo um empreendedor.

Drucker (1992) acredita que para ser considerado um empreendedor é necessário que o indivíduo seja capaz de identificar uma oportunidade de obter sucesso em situações que muitas vezes nem são percebidas pelos outros. Nesse mesmo contexto, Schumpeter (1982) afirma que o empreendedor deve ter a habilidade de criar, inventar novos produtos e serviços, identificar no mercado a oportunidade de criar aquilo que ainda não existe e ser pioneiro. Por outro ângulo, Dolabela (2001) defende que o empreendedor é aquele que considera ser capaz de ter a sorte agindo em seu favor. Diante disso o autor afirma que sorte é sempre resultado de um trabalho árduo e intenso. Relação entre empreendedorismo e liderança Sendo termos constantemente relacionados e até mesmo confundidos (PERREN, 2000), empreendedorismo e liderança parecem caminhar juntos, no sentido de que haverá sempre algo de empreendedor em um líder e vice-versa.

No entanto, vale salientar que as tarefas atribuídas a cada um deles podem ser diferentes, como mencionaram Dalglish e Evans (2000) as tarefas identificadas com os papéis de líder e empreendedor são bastante diferentes, e identificaram a sugestão de que o empreendedorismo “não é percebido como parte necessária da liderança bem-sucedida [. mas que liderança e/ou gestão é um elemento do sucesso empreendedor”. Dalglish e Evans, 2000, p. Como uma complementação a estas considerações, o autor menciona ainda que as características comuns aos dois são a força pessoal, a visão e capacidade de inovar e a aceitação dos riscos. ARMOND, 2009, p. Desta forma, é possível entender a relação entre estes dois termos e a forma como se complementam.

Isto sugere que o profissional que possua habilidades referentes tanto às de um líder quanto às de um empreendedor considera-se “completo” para exercer as tarefas relacionadas à gestão de empresas e negócios. A gestão de empresas exige além das habilidades mínimas do gestor, e os aspectos aqui mencionados mostram que empreendedorismo e liderança se complementam na formação do comportamento do gestor. CONCLUSÃO O empreendedorismo e a liderança possuem diversas semelhanças conceituais e têm sido relacionados desde seu surgimento. n. DALGLISH, C. EVANS, P. Entrepreneurship versus leadership. In: INTERNATIONAL COUNCIL FOR SMALL BUSINESS, Brisbane, 2000. DOLABELA, F. O ensino de empreendedorismo: panorama brasileiro. Empreendedorismo: ciência, técnica e arte. Brasília: CNI/IEL Nacional, 2001. DORNELAS, José Carlos Assis. p. FILARDI, Fernando; DELARISSA BARROS, Filippe; FISCHMANN, Adalberto Américo.

Do homo empreendedor ao empreendedor contemporâneo: Evolução das características empreendedoras de 1848 a 2014. Revista Ibero Americana de Estratégia, v. n. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. MCCLELLAND, David. Sociedade competitiva. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1972. The Council for Excellence in Management and Leadership, 2000. SCHUMPETER, Joseph Alois. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982. TEIXEIRA, José Carlos.

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