Educação física 5° e 6° A prática de Handebol para pessoas com e sem deficiência

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Bruno Vinicius consegui uma estagiária, Mirela para auxilia-lo nas atividades com os alunos. Assim, diante desse caso vamos iniciar nossa discussão sobre o caso. SITUAÇÃO PROBLEMA 1 Nesse meio tempo, Bruno Vinicius se deparou com uma situação diferente. Carlos sofreu um acidente a 6 meses e ficou paraplégico e agora seu médio o liberou para realizar atividades físicas. Assim Bruno terá que estudar mais o caso de Bruno e também terá que explicar toda essa condição para Mirela sua estagiária. Paraplegia é a paralisia das extremidades inferiores do corpo (abaixo da cintura) devido a uma lesão na medula espinhal abaixo do nível T1. A tetraplegia, por outro lado, é a paralisia de todos os quatro membros, incluindo o tronco, após uma lesão que afeta os segmentos cervicais da coluna.

Esta é a principal diferença entre paraplégico e tetraplégico. As três principais funções perdidas com a lesão medular podem incluir perda de função muscular, sensação ou função autonômica nas partes do corpo servidas pela medula espinhal abaixo do nível da lesão. Com relação as sequelas morfológicas e fisiológicas notamos que na lesão medular não ocorre mais a condução nervosa ao centro nervoso de forma normal, existe déficit através dos feixes de fibras que realizam o transporte do influxo nervoso. Todos os componentes do condicionamento físico dependem, até certo ponto, da composição corporal. Um aumento na massa corporal magra contribui para o desenvolvimento de força e potência. Força e potência estão relacionadas ao tamanho do músculo.

Dessa forma, o aumento da massa magra permite ao atleta gerar mais força em um determinado período de tempo. Um nível suficiente de massa corporal magra também contribui para o desempenho de velocidade, rapidez e agilidade (no desenvolvimento da força aplicada ao solo para máxima aceleração e desaceleração). Atletas de força e potência, como jogadores de futebol americano, lutadores e outros atletas de combate; levantadores de peso; fisiculturistas; levantadores de peso; e os atiradores de atletismo se beneficiam muito de altos níveis de massa corporal magra. Atletas de resistência, como corredores de longa distância, ciclistas e triatletas, se beneficiam muito com um baixo percentual de gordura corporal. Atletas como ginastas, lutadores, saltadores em altura, saltadores com vara, boxeadores, lutadores de artes marciais mistas e levantadores de peso se beneficiam muito por terem uma alta proporção de força para massa (e potência para massa).

O treinamento para maximizar a força e a potência enquanto minimiza as mudanças na massa corporal (e mantém a gordura corporal baixa) é de grande valor para esses esportes. Ginastas, saltadores com vara e saltadores em altura precisam superar o peso do corpo para obter sucesso atlético. REFERENCIAS CALEGARI, D. R. Adaptação do handebol para a prática em cadeira de rodas. Disponível em: <http://repositorio. unicamp. br/2012/00123411. pdf>. Acesso Fev. MENEZES, R. P. ufrgs. br/Movimento/article/view/47664/36395>. Acesso Fev. MENEZES, R. P.

65 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download