RELATÓRIO DO ESTAGIO CURRICULAR I OBRIGATORIO

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Sociologia

Documento 1

LEITURAS OBRIGATÓRIAS A tarefa de ensinar Geografia na escola básica sempre será um processo de aprendizado para o professor e experiência de vivencia para sua vida uma das primeiras dificuldades que encontraremos e conseguir a atenção dos alunos para o conteúdo que será passado em sala de aula, como sabemos os professores novatos sempre entram na escola empolgados para fazer a diferença e logo se deparam com a realidade das nossas escolas do nosso pais com a falta de apoio muitas vezes até mesmo dos companheiros de trabalho que se entregaram a rotina com o modelo tradicional de passar o conteúdo programado no ano letivo do aluno e acabam passando todo conteúdo sem se preocupar muito com a aprendizagem do aluno, apenas cumprindo cronogramas curriculares, porque para o aluno aprender geografia não basta ficar em sala de aula ditando lendo e explicando e preciso ter atenção do aluno fazer ele gostar do conteúdo da aula sentir se bem para isso ensina a geografia local onde o aluno vive assim ele terá enterrem pelo aula ensinar o que eles podem mudar na sua comunidade para envolve-lo no conteúdo leva o aluno para aulas em campo explorando sua região e ensinando a tratar melhor o meio ambiente em que vive cuidando ensinando a cuida das arvores das praças da cidade e cultivando o bom cuidado com o meio porque não tem como falar de geografia sem citar o meio ambiente.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar? C como visto o ppp e um documento que garante ao aluno direitos a uma educação digna para o aluno, o ppp e de suma importância para o corpo docente e pais dos alunos e alunos eles ajuda a escola procura meios de melhor lidar com o ensino em um todo tanto social e curricular e um aprendizado par a vida toda garante também o direito dos aluno alunos com necessidades especiais a ter uma aprendizagem adequada com suas necessidades e também do público alvo da educação especial que são deficiência e transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades e superdotados.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP? A BNCC tem a competência de organizar currículos escolares e propostas pedagógicas para os ensino infantil fundamental e médio A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados. A equipe administrativa lida na maioria das vezes com dados, desde tomar conhecimento à respeito de mudanças, até o gerenciamento da execução de tarefas por diferentes membros da equipe 3.

PLANO DE AULA PLANO DE AULA Identificação Disciplina Geografia Serie 6º ANO Tuma B Período Vespertino Conteúdo Geografia como Ciência Conceitos e Importância Classificação e Finalidades Relação Ser Humano/ Natureza/ Sociedade O trabalho e a transformação do espaço geográfico Impactos Ambientais Preservação do meio ambiente Planeta Terra Localizar o planeta Terra no Universo Movimentos da Terra e suas consequências Noções Básicas de Cartografia Escalas e Mapas Orientação: Pontos cardeais, coordenadas e fusos horários Estrutura e dinâmica da Terra Litosfera: formas de relevo terrestre Hidrosfera Atmosfera: Tipos de climas do planeta Terra Formação vegetal da superfície terrestre Objetivos Fenômenos, dos processos, enquanto integrantes da prática social. Qual o caminho teórico-metodológico a seguir? Para se desenvolver um pensamento espacial é necessário, obviamente, construir a noção de espacialidade.

Para tanto, além de explorar a leitura cartográfica, em que o professor deve buscar ao máximo desenvolver as relações espace O principal objetivo do ensino de Geografia, na escola básica, é a formação do pensamento espacial nos alunos. Sua importância reside no fato de ele ser, para os discentes, um instrumento potencializa dor de transformação da realidade e de construção de sua cidadania. O estudo de caso, e trabalho de campo que permite aplicar os conhecimentos teóricos aprendidos em situações práticas apresentando soluções para resolver esta situação, ou transformar a sala de aula em um país, e descrever a cultura dessa sociedade, criar um jornal feito pelos alunos, na qual estes trazem e reproduzem notícias sobre o conteúdo estudado, a confecção de maquetes para cria paisagens, ou a confecção de jogos e gincanas para observar se o aluno compreendeu o conteúdo, As metodologias também devem vir acompanhadas de recursos didáticos, o livro didático utilizado pelos professores de geografia deve ser visto como um recurso, mas não o único, muitos professores sustentam a base do seu Trabalho apenas no livro didático, mas este não traz todo conhecimento necessário, abordado em sala, devem usar o livro didático para complementar os debates.

É necessário buscar outros recursos, como por exemplo, o auxílio de computadores da informática, TV, data show, câmera. Os recursos audiovisuais que do suporte, a pratica educativa, chamando atenção do aluno para o tema. Ao planejar aula o professor deve escolher diferentes recursos audiovisuais como quadro o álbum seriado, filme, mapas, gráficos, painel, revistas, slides e transparências, com o objetivo do aluno assimilar de melhor forma os conteúdos, através da sua percepção visual, construindo assim seu conhecimento geográfico. Considerações Finais Cabe ao professor de geografia propor aos alunos uma aula dinâmica e contextualizada, dessa forma escolhendo metodologias e recursos didáticos distintos para as diversas situações pedagógicas de ensino-aprendizagem, levando em consideração tema da aula, o conteúdo e a faixa etária dos alunos fazendo a integração entre a teoria e prática através de uma perspectiva crítica a fim de que o educando tenha uma participação ativa compreendendo aspectos fundamentais do espaço geográfico.

Avaliação O processo de ensino e aprendizagem requer empenho do professor (responsável por planejar e transmitir o conteúdo) e dos alunos, sendo que o resultado normalmente é obtido através das avaliações. Esse é o momento utilizado por muitos educadores para cobrar o que foi ensinado, sobretudo por meio da aplicação de provas, as quais continuam sendo o principal mecanismo de avaliação. O resultado (nota) das provas aponta os que dominam o conteúdo e os que não aprenderam a matéria, certo? Na verdade não é tão simples assim, visto que vários fatores influenciam no desempenho dos alunos, podendo atuar de forma positiva ou negativa. Sendo assim, o professor não deve utilizar a prova como uma forma de cobrança, punição.

O nervosismo e a ansiedade são alguns dos fatores que atrapalham os estudantes durante uma prova. Acredita-se que essa atitude crítica e dinâmica tornará mais interessante a relação Com o conhecimento geográfico. É no espaço geográfico – conceito fundamental da ciência geográfica que se Realizam as manifestações da natureza e as atividades humanas. Por isso Compreender a organização e as transformações sofridas por esse espaço Para a formação do cidadão consciente e crítico dos problemas do mundo em que Vive. Por consequência entende-se o aluno como agente atuante e modificador do Espaço geográfico, dentro de uma proposta educacional que requer responsabilidade De todos. O objetivo geral da Geografia é o de conhecer o espaço geográfico como uma construção Histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade Como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem natureza.

Essas são algumas das possibilidades que o professor dessa fantástica ciência pode utilizar como ponto de partida para a composição das aulas. No entanto, o que vale mesmo é a criatividade do professor, uma vez que cada um possui um estilo próprio e não existe uma maneira padrão de se ensinar. Recursos Como sabemos com a chegada da tecnologia fica muito difícil de ter a atenção do aluno , mas sabemos que hoje a diversidade de ideias que os alunos tem são muitas cada um tem seu tempo de aprender e o método antigo de ensina só o professor falando e lendo não funciona mas e então o melhor e ideal e conciliar usando as mesma ferramentas que tiram atenção dos alunos que são os celulares e outros produtos para torna ferramentas de aprendizagem passando tarefas atividades de pesquisa e deveres no próprio celular Avaliação A avaliação de Geografia deve ser traçada de acordo com os Objetivos do planejamento de uma forma clara e objetiva evitando, assim Interpretações equivocadas.

Os exercícios devem explorar o senso crítico, Permitindo que os estudantes possam resolver situações problemas, compreender, Comparar e interpretar os fenômenos. Também é importante que o educador Considere o meio sociocultural e as habilidades dos alunos, tornando a prova Significativa e enriquecedora para o conhecimento. COLÉGIO ESTADUAL SANTA CLARA ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO “CRESCENDO COM VOCÊ. Rigolin Eduardo de Freitas Graduado em Geografia FILIZOLA. ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC Transversalidade e o Termo que, na educação, é entendido como uma forma de organizar o trabalho didático na qual alguns temas são integrados nas áreas convencionais de forma a estarem presentes em todas elas. O conceito de transversalidade surgiu no contexto dos movimentos de renovação pedagógica, quando os teóricos conceberam que é necessário redefinir o que se entende por aprendizagem e repensar também os conteúdos que se ensinam aos alunos.

A importância de se trabalhar com os TCTs na escola os temas transversais, como ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, trabalho, consumo, pluralidade e cultura. A Base propõe a maior inserção da tecnologia Na BNCC, o papel do professor 2. não se limita a utilizar a tecnologia educacional. Ele também envolve uma compreensão das novas linguagens digitais que emergiram das novas tecnologias. Tweet, meme, stories, gif… se esses termos parecem grego para você, está na hora de se atualizar. Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta Curricular. Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta Curricular.

O professor deve primeiramente conhecer o ppp da escola e o meio a comunidade o que ela oferece para a formação do aluno na sua vida social e conhecer o aluno para poder atuar conforme sua dificuldade , também e muito importante o professor ter um bom relacionamento interpessoal assim o pedagogo vai conseguir ter uma boa imediação com os alunos e com o colegas de trabalho, o direto ele assumi o seu cargo por eleição e claro que ainda tem muitos casos no pais que são escolhido por indicação mas e muito importante a participação do diretor com a comunidade através do grêmio estudantil. No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos educativos no contexto escolar.

As perguntas e as respostas devem ser inseridas. O primeiro elemento importante da direção administrativa e os documentos conhecê-lo e o conselho escolar tem a representação dos professores do grêmio estudantil da comunidade, já na parte mais administrativa o diretor tem também a função de direcionar as verbas como ela será usada para fins como gastar compra de objetos como por exemplo a compra de banner cartolina entre outros a contratação de funcionários faxineiros , cozinheiros a manutenção da escola reformar mas o diretor não pode apenas pegar a verba e fazer do jeito que ele que tem uma interação com o auxílio dos docentes , o diretor também atua na equipe pedagógica dando todo suporte a equipe pedagógica como organizar Aulas de reforma.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Apresentar as considerações finais, com comentários decorrentes de reflexões acerca das atividades do estágio realizado no semestre, conforme Plano de Trabalho disponível no Plano de Trabalho. Relatar as contribuições do estágio para você, estagiário (pessoal e profissionalmente). A conclusão é o momento em que você descreve as suas impressões fundamentadas nas atividades realizadas. Dessa forma, deve-se expressar com clareza e precisão as conclusões observadas no decorrer de todas as etapas do estágio No estágio tive uma das mais importantes experiência que saber lidar com as diferenças de personalidade de cada indivíduo sabe lidar com cada um de maneiras diferentes, e uma das mais interessantes experiência foi entender que o ensino para ele ser realmente ter ensino nós temos que envolve o aluno com métodos diferentes para cada indivíduo, então temos que junta o ensino cientifico e moral compreendi que nos professores fazemos parte na construção da personalidade daquele aluno.

Passando a matéria programada mas também sempre ter um ensinamento moral, que e um aprendizado que o aluno vai carregar para sua vida, então temos que ter muito cuidado o que fala no ambiente de ensino tudo poderá refletir na construção moral do aluno, no papel profissional me ajudo muito no relacionamento interpessoal de saber interagir melhor com as pessoa sem um todo , ser mais dinâmico saber escutar e entende e respeita opiniões e ideias de cada um então foi uma experiência que nos muda a forma de pensa e de agir no local de trabalho e também em qualquer local.

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