MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SEGURANÇA ALIMENTAR NO BRASIL

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Sociologia

Documento 1

Diante disso, esse projeto, direcionado a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, tem o objetivo de verificar as implicâncias causadas pelas mudanças climáticas na produção agrícola e que influencia na Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), através da discussão sobre a inter-relação desses fatores, que implica diretamente no cumprimento do que prevê a LOSAN. Para isso, com o intuito de se fazer cumprir a proposta do trabalho, esse projeto é dividido em duas partes, trazendo, a primeira delas, uma discussão geral acerca do que é a SAN, do que são mudanças climáticas e do que se trata o setor agrícola, verificando o elo que há entre eles e a implicância disso para a sustentação alimentar da população; e, a segunda, uma cartilha de orientação geral sobre toda a temática, bem como sobre a forma de se amenizar os fatores de risco que implicam negativamente na SAN.

A INFLUÊNCIA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA SEGURANÇA ALIMENTAREM E NUTRICIONAL A LOSAN, que trata da garantia de alimentação a todo cidadão, estabelece, como Segurança Alimentar e Nutricional, o processo concernente à observância da quantidade e qualidade dos alimentos que suprem a sociedade, no que se refere a aspectos nutricionais, de saúde, de acesso e de disponibilidade desses alimentos para a população. Contudo, para que se faça cumprir o que é previsto na LOSAN, é necessário considerar que o setor da agricultura, primeiro setor da economia e que norteia a base alimentar de uma população, sofre influência direta das mudanças climáticas, que são as alterações que ocorrem na natureza, sejam elas provocadas de forma natural, isto é, pela radiação solar e pelo movimento orbital da terra, ou pela ação humana, através da queima de combustíveis fósseis, por exemplo.

Com isso, nos casos em que as mudanças no clima não são favoráveis à agricultura, que tem como base o cultivo através do solo, que sofre alterações morfológicas por conta dessas mudanças, isso pode acarretar na diminuição e/ou na perda de safras, afetando de forma direta a distribuição e a qualidade dos alimentos produzidos para a população. E, por fim, além da adoção dessas práticas, com o objetivo de se amenizar os efeitos negativos nas lavouras, a Embrapa (2008) sugere, como práticas mitigadoras ao clima: 1. Restauração de solos orgânicos drenados para lavoura e das terras degradadas, para aumentar os sumidouros de carbono; 2. Melhor manipulação do suprimento; 3. Colocação de fertilizante nitrogenadode acorda com o exigido pela planta, aplicando-o no período certo e de for mamais precisa no solo; e 4.

Evita mento de prática de queimadas. Acesso em: 05 nov. CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS. Segurança alimentar e nutricional. Disponível em: HTTPS://www. cfn. pdf. Acesso em: 05 nov. FORMIGONI, Ivan. Países com maior uso de terras agricultáveis no mundo!Disponível em: http://www. farmnews. Impactos, vulnerabilidades e adaptação às mudanças climáticas. Contribuição do Grupo de Trabalho dois do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas ao Primeiro Relatório da Avaliação Nacional sobre Mudanças Climáticas. PBMC, 2014. Disponível em: http://www. pbmc. br/mudancas-climaticas/. Acesso em: 05 nov.

80 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download