O Marketing tem uma área de atuação muito ampla, com conceitos específicos direcionados para cada atividade relacionada, por exemplo, o Marketing cultural, político,de relacionamento, social, entre outros. O trabalho do profissional de Marketing começa muito antes da fabricação do produto e continua muito depois da sua venda. Ele é um investigador do mercado, um psicólogo, um sociólogo, um economista, um comunicador, um advogado, reunidos em uma só pessoa.
Em Administração de Empresas, Marketing é um conjunto de atividades que envolvem o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor, e de estratégias de comunicação e vendas que superem a concorrência.
O conceito de Marketing afirma que a tarefa mais importante da empresa é determinar quais são as necessidades e desejos dos consumidores e procurar adaptar a empresa para proporcionar a satisfação desses desejos. Desta forma, os consumidores têm papel fundamental na criação de novos produtos e serviços, adequados às reais necessidades do mercado. |
O que fazem os profissionais de Marketing?
Os profissionais de Marketing são responsáveis por detectar e avaliar novas oportunidades de negócios.
A sua função é desenvolver um planejamento e estratégia para atrair e encantar o consumidor, propagando a mensagem e o produto de uma determinada marca.
Ele deve sempre medir o impacto e resultados de suas ações (por isso é tão importante ter uma mente analítica), além de ser criativo e inovador para buscar por novas soluções para ações para sua empresa.
Também é papel do profissional de Marketing entender a fundo seu público-alvo – só sabendo exatamente para quem ele está vendendo sua linguagem e campanhas poderá ser adaptado a esse público. |
É essencial que a curiosidade faça parte de seu perfil – um bom profissional de Marketing está sempre procurando por novas tendências mundiais e se mantendo atualizado com o mundo da mídia e da comunicação.
Trabalhos acadêmicos de Marketing: o seu valor
A competição está aumentando dia a dia. Indiscutivelmente, todos os detentores das diferentes áreas da sociedade estão sempre trabalhando para se reajustar. É por isso que hoje é a era do Marketing e da gestão. Os trabalhos acadêmicos de Marketing investigam o problema. Um problema é escolhido para depois ser colocado no mercado se for aplicável na situação devida. Os trabalhos acadêmicos de Marketing devem ser altamente populares e atualizados, pois a área está se desenvolvendo e mudando rapidamente. O tema do trabalho não deve ser nem muito amplo nem muito estreito. O Marketing está se mudando constantemente e se tornando cada vez mais competitivo epor isso a escolha do tema deve estar de acordo com a posição atual do Marketing no mundo acadêmico.
Escrevendo trabalhos acadêmicos de Marketing de uma maneira eficaz
Em trabalhos acadêmicos de Marketing , redigir textos de qualidade é essencial para que as suas ações alcancem os objetivos desejados. Quando o conteúdo de uma publicidade exige a forma escrita para se comunicar todos os elementos de um bom texto devem estar presentes. Isso significa que o conteúdo deve ser coeso, objetivo, atrativo e, claro, gramaticalmente correto. No entanto, isso é apenas o básico, ou seja, o mínimo que o seu texto deve ter. As etapas a seguir descrevem uma breve abordagem de elaboração de trabalho:
Preparar-se para escrever |
Criar um plano claro é a base para a tarefa de escrita. É necessário fazer uma pesquisa de mercado atual e ouvir seus potenciais clientes para logo fazer um plano de ação e difinir suas metas finais. |
Fazer um rascunho |
Continue escrevendo seu rascunho até considerar que abordou bem o tema e todos os pontos necessários. Escreva o quanto precisar,pois sempre se poderá voltar ao texto para organizá-lo, editá-lo e aperfeiçoá-lo. |
Editar o rascunho |
Ao editar o seu rascunho, trabalhar bem com os pontos-chave para evitar um texto sem coerência. |
Prestar atenção às frases longas |
Quando estiver lendo o seu rascunho, aproveite a oportunidade para observar se há frases muito longas. O segredo é falar de uma ideia por frase e expressar cada uma sucintamente. Utilize frases curtas - que favoreçam uma leitura mais rápida - e palavras chamativas, como verbos, advérbios e adjetivos - que realcem o objetivo. |
Além disso, o conteúdo deve ser informativo e demonstar que o aluno domina bem o tema proposto na tese de trabalho.
Quanto aos erros de português, não existe espaço a eles, já que qualquer palavra escrita errada pode fazer com que o clima de envolvimento do artigo seja todo perdido. Para evitar que isso ocorra, o aluno não deve esquecer de revisar com cuidado todo o texto ao final, sendo importante até mesmo passar pelos olhos de mais de uma pessoa, para garantir o seu alto padrão.
Leia muito. Ao ter o hábito da leitura é possível escrever de forma correta, coesa, articulando bem as ideias e com um rico vocabulário. |
10 dicas para escrever um ótimo texto
-
Para refinar a mensagem que o seu trabalho irá demonstrar ao público e ajustar o texto leia o seu texto várias vezes e submeta-o aos comentários de outras pessoas, especialistas na área. Assim, poderá abrir novas ideias e novas perspectivas para ajudá-lo a encontrar o pode ter esquecido na hora de elaboração do texto.
-
Mantenha a simplicidade, pois quanto menos palavras usar, maior é a probabilidade que o público-alvo preste atenção ao tema.
-
Use uma formatação de trabalho bonita e adequado. Uma confusão de fontes, cores e imagens pode complicar até uma mensagem de texto clara e direta. Por isso, preste bastante atenção ao formatar o seu trabalho, não esquecendo-se também das normas de formatação exigidas pela banca.
-
Ajude seus leitores a analisar, organizando sua mensagem principal em pacotes (um título e um parágrafo ou dois, provavelmente com uma imagem e uma legenda associadas).
-
Verifique se o tema que está sendo abordando no trabalho é importante. Reveja seu conteúdo e agrupe conteúdos relacionados. Porém sempre remova redundâncias no corpo do texto.
-
Seja persuasivo. Para ser persuasivo, seu texto deve transmitir confiança. Muitas pessoas usam um estilo mais formal exagerado porque acham que isso os faz parecer importante. Mas na verdade um texto totalmente sério e sem personalidade também não é uma boa opção.
-
Seja objetivo. Um trabalho acadêmico pode ocipar muitas páginas e,ainda assim, ser objetivo. No texto a objetividade se verifica pela forma em que o autor expõe suas ideias ou informações da maneira mais explícita possível, e escritas da forma mais adequada possível para a finalidade da redação, mantendo a escrita correta.
-
A concisão também é importante, pois facilita a leitura e torna o texto mais elegante. Quando o período é extenso demais, o leitor pode até se confundir e não conseguir perceber qual é a ideia apresentada.
-
Evite abreviaturas e siglas: Recursos muito utilizados quando precisamos redigir de maneira dinâmica, as abreviaturas e as siglas devem ser evitadas na linguagem escrita, pois devemos considerar a possibilidade de que nem todos os leitores conheçam determinado termo em sua forma reduzida.
-
Tome cuidado ao utilizar termos obsoletos e obscuros, pois prejudicam a clareza textual, principalmente quando empregados fora do contexto. Uma palavra fora do lugar já é o suficiente para confundir o leitor, portanto, escolha cuidadosamente cada palavra e evite aquelas cujo significado você não tenha muita certeza.
Conclusão
Dessa forma, revisamos as melhores recomedações e estratégias práticas para a elaboração de trabalhos acadêmicos de Marketing. Como Marketing é uma área de mudanças constantes é sempre importante analisar a atualidade das metas para o seu objetivo e tema proposto no texto.