Normas da APA para formatação de trabalhos científicos (7ª Edição)

Publicado em 22.08.2024 por Grazielly de Souza Santos. Tempo de leitura: 10 minutos

As Normas APA são bastante usadas nos trabalhos científicos. A American Psychological Association (APA) desenvolveu-a como uma forma de tornar uniforme a apresentação dos trabalhos científicos. O objetivo é servir de parâmetro para os estudantes, com o intuito de assegurar a coesão e a qualidade dos trabalhos científicos. Neste artigo, analisaremos os principais elementos das Normas APA, desde os aspectos gerais, como a estrutura e formatação, até as regras APA para citação e referências.

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

O que são as normas da APA?

O que são as normas da APA

Fonte: Pexels

O conjunto de regras da American Psychological Association (APA) é conhecido como Normas da APA. Possuem aplicabilidade na formatação, e são bastante utilizadas no ambiente universitário. Contribuem para assegurar o formato adequado para o trabalho, assegurando a sua coesão e coerência.

As normas APA são amplamente utilizadas na área das ciências sociais, incluindo psicologia, educação, sociologia e outras disciplinas relacionadas. As normas APA formatação abrangem aspectos como a estrutura do documento, a formatação do texto, a citação de fontes, a referência bibliográfica e outros detalhes importantes para garantir a clareza, a consistência e a credibilidade dos trabalhos acadêmicos.

Regras gerais para formatação

O conhecimento das diretrizes gerais de formatação do manual APA é relevante porque proporcionam aos autores redigirem e apresentarem seus trabalhos de forma clara e coerente.

Para utilizar a formatação APA Word o processo é muito semelhante ao de utilizar normas ABNT, com a solução ideal sendo utilizar um modelo de documento que facilite o processo de adequar o texto às normas e assim aumentando a eficiência da escrita.

Assim, a formatação da APA fora criada com o intuito de auxiliar os autores a adaptarem seus trabalhos para atender às necessidades editoriais e acadêmicas. Dessa forma, conhecer como elaborar textos conforme as normas APA 2023 tornam o texto objetivo e adequado.

Formatação do estilo APA
Papel A cor do papel deve ser branca, e o formato é A4
Fontes Utiliza-se o tamanho 12, fonte Times New Roman. Apenas em “notas”, deve-se utilizar a fonte 10.
Margens Superior/esquerda é de 3 cm, e inferior/direita é de 2 cm.
Parágrafos, espaçamentos e alinhamentos O alinhamento justificado possui recuo de 1,25 cm. O espaçamento é de 1,5.
Paginação Artigo acadêmico: deve-se numerar as páginas em árabe.

Dissertação: as folhas devem ser contadas em sequência, e a numeração deve ser iniciada na introdução.

Estrutura e conteúdo da dissertação e artigo

A estrutura e o conteúdo são fundamentais para a qualidade de uma dissertação ou de um artigo. Isso ocorre porque a instituição acadêmica estabelece regras a serem seguidas nos trabalhos acadêmicos. Desta forma, é preciso ser cauteloso ao usá-las, visando que seja aprovado o trabalho científico.

Elementos pré-textuais

São as partes do trabalho que antecedem o corpo principal textual. São elementos fundamentais para o artigo científico, que ajudam a guiar o leitor, transmitir a ideia central do artigo, fornecer o contexto do tema e permitir conhecer as informações relevantes.

Sendo assim, na dissertação, os elementos obrigatórios são: capa, lombada (caso o trabalho seja encadernado), folha de rosto, ficha catalográfica, folha de aprovação, resumo, palavra-chave e sumário. Já os elementos opcionais: errata, dedicatória, epígrafe, lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas e lista de símbolos.

Elementos textuais

Os elementos textuais, são o desenvolvimento do trabalho. Esses elementos são características fundamentais, e servem como forma de transmitir informação de uma forma mais clara, organizada e correta.

Os elementos textuais, são bastante conhecidos pelos acadêmicos, estes são: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Elementos pós-textuais

São utilizados para deixar o texto mais acessível aos leitores. Pretende complementar o entendimento do conteúdo principal apresentado no desenvolvimento do projeto.

Essas dicas são úteis tanto para os leitores compreenderem e apreciarem os acontecimentos e resultados, quanto para os autores, uma vez que dão mais confiabilidade. Estes elementos, são: referências, glossário, apêndice e anexo.

Confira o vídeo em relação à norma APA, citações e referências

Verifique o vídeo abaixo sobre o conceito da norma APA, além de citações, referências, de maneira elucidativa, por meio da exemplificação no Word. Verifique abaixo.

Formatação de citações nas normas APA

Formatação de citações nas normas APA

Aprenda mais sobre a realização de normas de formatação de maneira adequada. Fonte: Pexels

É uma técnica fundamental para o desenvolvimento de textos de pesquisa profissionais. Os trabalhos que obedecem às normas, porque são o modelo adotado em algumas instituições brasileiras, auxiliam na manutenção da credibilidade dos cientistas.

  • Citação direta. É a expressão textual de alguém, sendo geralmente separada das outras partes do texto usando aspas. É usado para enfatizar um argumento ou exemplificar um ponto. Citações diretas dão aos autores a oportunidade de transmitirem credibilidade aos seus argumentos. Deste modo, na norma APA, pode ser utilizada, em citações inferiores a 40 palavras, e incluindo aspas duplas na expressão que se pretende mencionar. Se ultrapassar o limite de 40 palavras, é necessário criar um bloco isolado contendo: na margem esquerda colocar 1.25cm de recuo, fonte Times New Roman, Tamanho 12 e espaçamento simples.
  • Citação indireta. Ocorre quando se usa as palavras pessoais com o intuito de reproduzir o que alguém disse ou escreveu, permitindo a liberdade de adaptar a frase para que seja compatível com o restante do trabalho científico. Nesse sentido, devendo-se informar apenas o sobrenome do autor e o ano de publicação, entre parênteses.
  • Citação de citação. É uma referência a um determinado trecho de outra citação. É utilizado para enfatizar a linguagem de uma parte especialmente relevante do trabalho original, destacando sua importância. As pessoas podem encontrar facilmente os textos originais para esses trechos, se quiserem com o intuito de estudo ou de uma ideia de análise científica. Portanto, segundo a norma APA, é deve-se informar: nome do autor, ano e incluir “citado em”, e posteriormente, incluir o autor, ano e obra.
  • Citação de trabalhos com um autor. É a referência ao trabalho de um autor em um trabalho. Esta citação auxilia o leitor na busca de dados sobre uma entrada específica que está sendo citada. É uma forma de mostrar ao leitor de onde veio a informação e dar crédito ao autor. Assim, precisa ser realizada, o único requisito é que deve conter o sobrenome do autor com letra maiúscula.
  • Citação de trabalhos com dois autores. É a menção a uma obra, artigos, publicação, teoria, entre outras, criada por dois autores, sendo importante, que sejam mencionados para assegurar a credibilidade da referência e evitar problemas. Desta forma, deve-se manter o padrão, colocando os sobrenomes dos autores em letra maiúscula.
  • Citação de trabalhos com três ou mais autores. Possui como objetivo preservar a obra original de seus autores. É utilizada para indicar qual material específico foi utilizado como referência. Porém, a norma é um pouco diferente. Deve-se colocar o sobrenome, e incluir a expressão et. al. e a data da publicação.
  • Citação de um mesmo autor com várias datas de publicação. Quando um autor tem diversas obras publicadas e você precisa citar todas as relevantes, isso é chamado de citação de um mesmo autor com várias datas de publicação. Neste tipo de citação, basta colocar o sobrenome do autor em maiúsculo, e colocar todas as datas de publicação entre parênteses.
  • Citação de um mesmo autor com a mesma data de publicação. A citação de um mesmo autor com a mesma data de publicação é uma forma de referenciar um em um trabalho científico quando é citado material de um autor ou publicação mais de uma vez em um documento. Assim, deve-se apenas colocar o nome do autor em letra maiúscula, acrescido do sufixo “a”. O outro ano, deve estar em sequência pelo sufixo “b”, e assim, sucessivamente.
  • Citação de capítulo de livro. Referencia-se um capítulo específico de uma obra. Conforme as normas APA, fazendo a citação em um texto, deve-se colocar o autor do capítulo de livro em letra maiúscula, e entre parênteses colocar o ano e a página.
  • Citação de autoria institucional . É uma forma de citar o trabalho de pesquisadores em vez de apenas a autoridade individual responsável pelo trabalho original. Pode-se utilizar dentro do parêntese ou fora dele, o nome do órgão com letras iniciais maiúsculas, seguido do ano.
  • Citação de material da internet. É o reconhecimento da informação usada, por um código, para direcionar os leitores para a fonte original. Precisa ser informado o autor, ano e a página entre parênteses. Se não obtiver a paginação adequada, deve ser utilizado o título entre aspas.

Apresentação de resultados

Apresentação de resultados

Entenda como fazer a apresentação de resultados com a StudyBay. Fonte: Pexels

Esta, é uma parte crucial do artigo científico. Isto porque, é o momento de apresentar os resultados obtidos, após a longa pesquisa realizada. Deste modo, estes, podem ser feitos por meio de tabelas ou de figuras, para que o texto fique conciso, claro, objetivo e segundo a norma APA.

Verifique abaixo uma tabela elucidativa, contendo as principais regras:

Resultados da pesquisa científica
Tabela Possibilita a compreensão do conteúdo acadêmico de maneira organizada, prática e simplificada.

Figura

Facilita a compreensão da parte textual, onde, por: desenhos, fotografias, organogramas, dentre outros; possibilita a compreensão do texto de maneira facilitada.

Além disso, deve-se procurar algumas vezes, exemplo ou um guia, assim como atualizações, sigla, série, publicação, palavras-chave; para possuir uma base melhor.

Regras para referências

As normas para bibliografia na APA são de suma importância nas publicações acadêmicas. Proporcionam aos escritores um formato claro e uniforme para citar as obras de outros que foram consultadas, lidas ou referenciadas.

Assim, verifique as regras para as referências:

  1. Lista de referências: deve haver os dados dos autores, porém, devem estar em ordem alfabética;
  2. Espaçamento: entrelinhas deve ser simples, com separação de 12 pt, e alinhamento justificado;
  3. Abreviação: deve ser utilizadas constando o ponto no final. Ex.: “Edição” = “Ed.”

Está com dificuldade nas normas APA? Podemos te ajudar!

Acesse a plataforma StudyBay para descobrir como as regras da APA 7ª edição podem simplificar e agilizar a formatação de seus textos científicos. Você tem muitos recursos disponíveis para começar a sua pesquisa científica de forma eficiente, seja para a elaboração de relatórios, trabalhos finais de conclusão de curso, dentre outros. Entre em contato conosco!

Perguntas frequentes

Quais são as normas da APA?

Existem diversas, mas algumas delas, são: tamanho 12, fonte Times New Roman, formato da folha é A4, cor do papel é branca, dentre outras.

Como fazer um trabalho nas normas da APA?

Para fazer um trabalho nas normas APA, deve-se verificar os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, e colocá-los.

Como colocar o Word nas normas da APA?

Pode ser feito um trabalho científico no Word, utilizando as normas APA, ou seja, incluindo a formatação adequada. Porém, deve-se lembrar de salvar logo após as alterações.

Qual é a diferença entre ABNT e APA?

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é a organização responsável pela padronização e normalização dos trabalhos científicos no Brasil. Por outro lado, a APA (American Psychological Association) é a entidade que prescreve as regras de formatação de trabalhos acadêmicos nos Estados Unidos.

Qual o espaçamento da norma APA?

O espaçamento contido na norma APA, é de 1,5 entre as linhas.

Checklist

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses
Grazielly de Souza Santos

Autora do Studybay

Meu nome é Grazielly, sou advogada, pós-graduada em Direito Digital e Proteção de Dados pela Escola Brasileira de Direito. Possuo grande experiência com produção de conteúdos acadêmicos.

Avaliações dos usuários:

5/5 (12 votos)