O número de publicações sobre o tema da logística reversa aumentou significativamente nas últimas duas décadas. O processo de logística reversa inclui a gestão e venda de excedentes, bem como equipamentos devolvidos e máquinas do negócio de locação de hardware. Normalmente, a logística lida com eventos que trazem o produto para o cliente. No caso da logística reversa, o recurso vai pelo menos um passo para trás na cadeia de suprimentos. Por exemplo, as mercadorias passam do cliente para o distribuidor ou para o fabricante.
Quando um produto do fabricante se move na cadeia de abastecimento, é para chegar ao distribuidor ou cliente. Qualquer processo ou gerenciamento após a entrega do produto envolve logística reversa. Se o produto estiver com defeito, o cliente devolverá o produto. A empresa fabricante teria que organizar o transporte do produto defeituoso, testar o produto, desmantelar, reparar, reciclar ou descartar o produto. O produto iria viajar em sentido inverso através da rede da cadeia de abastecimento, a fim de reter qualquer uso do produto defeituoso. A logística para essas questões é a logística reversa.
Com o aumento das vendas online nacionais e internacionais, rapidamente surgem uma série de ideias geniais que podem ser consideradas em uma monografia logística reversa, principalmente se considerarmos o impacto ambiental de todos esses processos logísticos.
Os varejistas se concentram constantemente em estratégias para obter vantagem competitiva e melhorar o desempenho financeiro. Ao fazê-lo, a ênfase é colocada com maior frequência na logística, incluindo iniciativas táticas, como programas de reabastecimento automático, compartilhamento de informações em tempo real e técnicas avançadas de gerenciamento de demanda, criadas para melhorar a eficiência interna.
Uma tática competitiva usada para aumentar a satisfação do cliente inclui a implementação de políticas de devolução de produtos liberalizados. Ao adotar uma abordagem mais "amigável ao consumidor" em suas políticas de retorno, os varejistas comunicam um nível de serviço mais elevado aos clientes e, assim, aumentam a satisfação do cliente com os objetivos finais de vendas e rentabilidade mais elevadas.
Uma área de preocupação relacionada à logística reversa, que tem sido amplamente ignorada pela pesquisa acadêmica e pelos varejistas praticantes, é a implicação financeira das atividades de logística reversa, especialmente em relação à liquidez das firmas.