Podemos definir um modelo projeto monografia por partes. Basicamente, você deverá incluir sempre os capítulos que iremos descrever já em seguida, escrevendo sobre cada detalhe que mencionaremos. Desta forma, seu modelo de projeto terá elevadas possibilidades de ser aprovado.
Começando então pelo primeiro capítulo, onde você abordará sua introdução e configuração do estudo.
Esta seção de introdução ao projeto em um sentido geral inclui:
- Discussão da finalidade geral e necessidade do projeto, ou seja, a razão, qual é o objetivo do projeto? Que problema (ou problemas) o projeto procurar resolver? Por que vale a pena fazer este projeto? Como contribuirá para o nosso conhecimento do mundo?
- Delineamento e descrição do cenário de estudo. Você deverá definir claramente a definição no contexto do projeto.
O segundo capítulo de um projeto de monografia diz respeito à sinopse e tem a mesma função de uma revisão da literatura em uma tese. Basicamente, o autor fornece o contexto no qual o projeto está ocorrendo, ou seja, uma conexão com o panorama geral. Aqui, é importante que você consiga demonstrar por que o projeto deve ocorrer.
A Calendarização e estrutura do projeto, fazem parte do capítulo terceiro do seu modelo de projeto. Este, pode ser equiparado à seção metodologia de uma tese e nesta seção você deve descrever detalhadamente a natureza completa do projeto, abordando questões como:
- O que será feito?
- Que informações (dados) são necessárias para o projeto?
- Como você vai adquirir essas informações?
- Como os resultados do projeto serão tratados? Em outras palavras, que ferramentas ou técnicas serão usadas?
- Quais são os prazos?
- Que possíveis intervenientes estão envolvidos direta e indiretamente.
No quarto capítulo, você deverá escrever sobre a implementação do projeto. Podemos comparar esse capítulo à seção de resultados de uma tese, onde o aluno discute o que realmente aconteceu no decurso do projeto. Isso significa que você deve ter preparada informação sobre:
- Informação a utilizar (dados, inquéritos, etc.)
- Discussão detalhada das etapas do processo (como audiências, revisão, procedimentos de adopção, etc.)
- Discussão detalhada do resultado esperado
O capítulo quinto deve considerar as conclusões esperadas e recomendações:
- Inclui uma análise crítica do projeto (sucessos e falhas esperados) e recomendações para projetos futuros semelhantes.
- Inclui igualmente, de alguma forma, a justificativa de por que é tão importante realizar tal estudo.
Por fim, não se esqueça de incluir a bibliografia (inicie uma nova página como se fosse um capítulo, mas não use a palavra “Capítulo" e, finalmente, os apêndices, onde você deverá colocar quaisquer anexos relevantes tais como relatórios, mapas, questionários, etc.).