Metodologia científica: tipos, técnicas e etapas de pesquisa para trabalho científico

Publicado em 24.06.2023 por Juliana N. Tempo de leitura: 14 minutos

Muitos estudantes questionam o que é metodologia científica e a resposta pode ser mais simples do que se imagina. Apesar dessa ciência apresentar vasta variedade de normas para a realização dos trabalhos científicos, ela também fornece valor e confiabilidade científica ao resultado final das pesquisas.

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

Conceito do modelo de metodologia científica

Conceito do modelo de metodologia científica

Foto: unsplash.com

Ao responder à questão da metodologia científica o que é, o estudante também tomará conhecimento de que essa ciência pode se apresentar com outras nomenclaturas, tais como metodologia de pesquisa científica, que também remente ao mesmo ramo de estudo.

Qualquer trabalho acadêmicos exige que haja uma metodologia de pesquisa utilizada na construção e resolução do problema levantado. Assim, para elaboração do estudo é preciso selecionar com cuidados os métodos utilizados para colher e analisar os dados necessários à resolução do problema.

A metodologia científica consiste justamente em vários passos utilizados para montar as pesquisas. Somente com a utilização desses processos e métodos científicos é que as pesquisas ganharão um valor científico podendo ser difundida na comunidade acadêmica.

Assim, ao utilizar as técnicas de pesquisa científica o estudante estará usando instrumentos de validação de pesquisa. No entanto, é preciso lembrar que existem vários tipos de metodologia de pesquisa, e cabe ao pesquisador a organização e uso de abordagens mais compatíveis com a temática da produção.

Qual o objetivo da metodologia científica

Neste momento você pode estar se perguntando qual o objetivo das metodologias científicas. Por isso, é importante ressaltar que, o uso de tais procedimentos são necessários para dar autenticidade a pesquisa, sem mencionar que ao usar os parâmetros já estipulados e aprovados no meio, a pesquisa ganhará confiabilidade e consequentemente valor científico.

Nessa ótica, a metodologia científica serve para demonstrar para o meio que você utilizou dos métodos estabelecidos para comprovar sua tese, e que justamente por ter utilizados os métodos é que sua pesquisa é válida e confiável. Caso contrário, ao realizar uma pesquisa sem os métodos científicos, o pesquisador estaria dizendo para a comunidade que aquele estudo não passa de mera experiência ou intuição própria, sem nenhum valor científico.

Classificação dos tipos de metodologia científica

Classificação dos tipos de metodologia científica

Foto: unsplash.com

O melhor conceito de metodologia científica é aquele que faz com que o docente compreenda a sua importância para os trabalhos de cunho científico. É evidente que as metodologias de pesquisa científica agregam valor no resultado da pesquisa e compõem o trabalho acadêmico e, por isso, devem ser é tão valorizada pelos estudantes.

Para compor uma pesquisa por completo e saber o que é metodologia científica, o estudante precisa se atentar a algumas nuances, como, por exemplo, a natureza da pesquisa, os objetivos, a abordagem que o pesquisador vai utilizar, e por fim, aos procedimentos técnicos empregados na elaboração e a metodologia de pesquisa científica. Não se trata apenas de utilizar a metodologia para validação da pesquisa, é preciso conhecer os melhores passos a serem aplicados para a temática escolhida, com a metodologia científica resumo.

É justamente por isso, que trouxemos uma explicação do conceito de metodologia científica mais elaborada quanto aos tipos de pesquisa, para que ao compreender cada uma delas, você consiga saber qual metodologia do trabalho científico se encaixa melhor em seu artigo científico, TCC, projeto de pesquisa ou qualquer outro trabalho acadêmico.

Abordagem

No que tange à abordagem a pesquisa pode ser qualitativa e quantitativa. Isso quer dizer que a forma como os dados serão analisados deverão se encaixar em um desses dois modelos. No modelo qualitativo, como o próprio nome já indica busca a qualidade dos dados colhidos, esse modelo é mais utilizados em pesquisas da área de ciências humanas e ciências sociais, como nos curso de Direito, Serviço Social e afins.

Já na abordagem quantitativa, também como o nome sugere, busca-se uma quantidade de dados, o ponto de vista numérico é mais importante do que a qualidade obtida. Tal fator é utilizado em pesquisas da área de ciências exatas, como os cursos de matemática, engenharias e afins.

Há por fim, a junção dos dois na qualitativa-quantitativa, unindo os dois modelos para complementar a pesquisa. É utilizada, por exemplo, em pesquisas que possuem questionários e entrevistas, para traduzir os dados para os leitores.

Natureza

A natureza se refere ao grau de contribuição que a pesquisa trará para o conhecimento do tema no meio acadêmico. É por isso que há, as pesquisas básicas e as aplicadas. Na pesquisa básica não significa dizer que o conhecimento estudado será informado de forma básica, não.

A pesquisa de natureza básica significa dizer que apesar dela explicar o fenômeno, contribuindo com seu entendimento pela comunidade acadêmica, ela não se preocupa em explicar como o fenômeno acontece na prática. Assim, tudo que ela informa é o que são os fenômenos, não porque eles ocorrem na prática.

Já a aplicada vai além, ela também explica o objeto, no entanto, ela se preocupa com sua aplicação na prática. É possível dizer que a pesquisa aplicada é um extra da pesquisa básica, indo além e dando continuidade a explicação do fenômeno na prática.

Objetivos

Com os objetivos o pesquisador irá revelar aos leitores quanto ele vai se aprofundar na temática escolhida. Os objetivos variam entre exploratórios, descritivos e explicativos. Com isso, no exploratório temos a finalidade de ter mais familiaridade e compreensão sobre o objeto de estudo. Isso significa que o pesquisador ainda não conhece bem o tema, que passará a compreendê-lo melhor através da pesquisa.

É o tipo de pesquisa utilizada também quando o objeto de estudo é novo, e ainda pouco se sabe sobre ele, cabendo ao autor fazer a análise e trazer luz a temática com sua pesquisa. Já no descritivo há uma análise das variáveis do objeto. Por fim, no explicativo, como o nome já pode sugerir visa encontrar a explicação sobre como determinados fatores levam o fenômeno a ocorrer.

A explicativa trata-se de uma pesquisa profunda, complexa e ampla. Determinando como fatores que aparentemente são aleatórios à primeira vista podem levar a ocorrência do fenômeno.

Procedimentos técnicos

Os procedimentos são as ações práticas que o pesquisador vai utilizar para realizar a pesquisa. Com a metodologia científica para comprovar o resultado, o pesquisador vai necessitar seguir algumas regras, mas para definir quais regras seguir, ele precisa saber o tipo de procedimento que melhor se encaixa em sua temática.

Para auxiliar você nessa parte tão importante e fundamental da pesquisa, trouxemos alguns tipos de procedimentos, para que você possa entender mais sobre eles e identifique qual melhor se encaixa em sua necessidade:

  • Pesquisa bibliográfica: análise de livros, documentos e textos para levantamento de dados;
  • Pesquisa ação: nela o estudioso adentra ao círculo do qual pretende estudar e tem contato diretamente com o objeto de estudo;
  • Estudo de coorte: se realiza através da junção de um grupo que possui as mesmas características para que se possa estudar esse grupo e levantar os dados;
  • Estudo de caso: se trata de uma pesquisa profunda e extensa sobre um objeto, como analisa profundamente não visa estudar vários objetos ao mesmo tempo;
  • Pesquisa ex post facto: busca analisar o resultado de um fator no presente, com isso o autor irá buscar entender como acontecimentos do passado desencadearam o evento presente.

Além desses tipos há outros procedimentos que podem ser empregados na metodologia científica. Dessa maneira, antes de iniciar a pesquisa o autor deverá compreender os tipos existentes e eleger o que mais se encaixa para a sua temática.

Como fazer a metodologia científica do trabalho

Como visto, para que o estudante defina metodologia científica é preciso que, antes de mais nada, compreenda a importância dos trabalhos científicos e o seu impacto na sociedade. Afinal, os resultados das pesquisas, que são apresentados seguindo as regras da metodologia científica resumo, possuem mais credibilidade no mundo acadêmico.

Agora que já compreendemos um pouco melhor sobre a metodologia científica, vamos observar como descrevê-las nos trabalhos. Essa parte é fundamental para o documento, devendo estar em consonância com as normas da ABNT e com as orientações e sugestões da sua instituição de ensino. Dessa maneira, separamos alguns passos a serem executados pelo estudante para utilizar o conhecimento científico.

Passo 1 Definindo a temática. O primeiro momento tem que ser reservado a descobrimento acerca de que temática você gostaria de tratar em sua pesquisa.
Passo 2 Com o tema em mente, busque conhecer um pouco mais sobre ele, utilize livros, artigos, textos, e outros documentos que sejam possíveis de encontrar para aprender um pouco mais sobre a imensidão e vastidão do tema que deseja falar.
Passo 3 Defina o problema. Quando você já puder compreender um pouco mais sobre o tema, é o momento de saber qual o problema a ser resolvido, ou seja, que pergunta você quer resolver com sua pesquisa.
Passo 4 Defina o porque sua pesquisa científica é importante para o meio acadêmico. O tema que você está estudando provavelmente já pode ter sido estudado por outros pesquisadores, por isso você precisa determina a importância de realizar sua pesquisa e como ela irá contribuir.
Passo 5 Compreenda e determina quais são seus objetivos, a natureza da pesquisa, a abordagem que se pretende utilizar, além das técnicas que serão empregadas para se chegar ao resultado.
Passo 6 Inicie a pesquisa, pondo em prática a metodologia científica coletando dados para posteriormente analisá-los.
Passo 7 Realize a análise dos dados coletados utilizando o método qualitativo ou quantitativo, ou até mesmo os dois, a depender da linha da sua pesquisa.
Passo 8 Teste as hipóteses levantadas. O teste é uma parte importante e fundamental da pesquisa científica, todos os testes realizados ainda que não sejam os corretos para encontrar o resultado esperado deve ser documento. Pois, posteriormente outro pesquisador poderá utilizar os testes em sua próprio pesquisa. Dessa forma, toda essa parte deve ser documentada pelo autor.
Passo 9 Conclua o desenvolvimento de sua pesquisa com o resultado encontrado, informe a que resultado chegou e os métodos necessários para encontrá-lo.

Vídeo explicando sobre a metodologia científica

Nesse vídeo o aluno irá encontrar mais explicações sobre o que é a metodologia, exemplos, como aplicá-la em trabalhos acadêmicos e quais os tipos de pesquisas que é possível utilizá-la. Ademais, compreenda como aplicar o conhecimento na coleta e na análise de dados.

Tipos de métodos científicos

Há mais de 20 tipos de métodos científicos que podem ser classificados da seguinte forma: quanto à abordagem, pode ser uma pesquisa qualitativa que visa compreender os aspectos subjetivos dos fenômenos sociais e do comportamento humano ou ainda, quantitativa, voltada para os dados numéricos. 

Já quanto à natureza, existe a pesquisa básica ou aplicada. No primeiro caso, não há preocupação com a aplicação prática do conhecimento debatido.

As pesquisas também podem ser categorizadas de acordo com os seus objetivos, podendo ser exploratórias, descritivas ou explicativas.

Por fim, a classificação mais extensa é a que leva em consideração os procedimentos adotados durante o estudo. Aqui, as pesquisas são divididas da seguinte forma: ação, etnográfica, etnometodolígica, participante. Além disso, há a parte experimental, bibliográfica, documental, de campo, ex-post-facto, de levantamento, com survey, e estudo de caso.

Recapitulando a questão do método de pesquisa

Como você já deve ter inferido, a metodologia utilizada na pesquisa científica, no estudo de coorte, na pesquisa ação, no estudo de caso ou até mesmo na pesquisa bibliográfica tem como intuito organizar os procedimentos utilizados pelo pesquisador para que ao final possa-se chegar a um denominador determinante sobre a causa do fenômeno do estudo.

Sem tais procedimentos científicos estabelecidos e comprovados, as pesquisas não seguiriam um padrão, e consequentemente não poderiam ser confiáveis e validadas, não passando de mera intuição ou opinião do autor. Todavia, ao contrário do que muitos estudantes acreditam utilizar a metodologia científica não é bicho de sete cabeças, sendo apenas atividades a serem realizadas, as quais garantirão qualidade ao trabalho acadêmico.

Recapitulando a questão do método de pesquisa

Foto: unsplash.com

Entretanto, algumas dúvidas podem surgir no decorrer do desenvolvimento da pesquisa, seja com relação às normas da ABNT utilizadas, seja com relação a como utilizar o conhecimento científico ou muitas outras, se esse for o caso, saiba que podemos ajudar você, entre em contato que um dos profissionais irá responder auxiliando no processo.

Perguntas frequentes

Quais são os principais métodos de pesquisa?

Os métodos de pesquisa mais utilizados são: qualitativa, quantitativa, descritiva, bibliográfica, explicativa e exploratória.

Como fazer metodologia científica numa pesquisa?

Para aplicar a metodologia científica em uma pesquisa é preciso se concentrar nas regras e instrumentos que devem ser utilizados na confecção do trabalho.

O que é metodologia do trabalho cientifico?

Se trata dos processos utilizados para comprovação científica do fenômeno estudado. O Conhecimento científico é necessário para validação do trabalho acadêmico, sendo utilizada técnicas e abordagens, além de procedimentos investigativos que levarão o pesquisador a conclusão do porquê e como o problema levantado por ele pode ser solucionado. Sem esses procedimentos a pesquisa carecerá de comprovação científica, não podendo ser difundida no meio acadêmico. Dessa forma, os estudos seguem a risca a metodologia da pesquisa científica, tanto para coletar dados, quanto para analisá-los posteriormente. Além disso, o pesquisador deverá anotar cada etapa dos testes realizados, pois posteriormente outros acadêmicos poderão utilizar os dados em suas próprias pesquisas.

Qual a importância da metodologia científica em sua formação acadêmica?

Antes de realizar o trabalho final, a grande maioria das instituições de ensino prepara o estudante por até dois semestres com a matéria de metodologia científica, necessária para a construção do TCC. No entanto, a importância das metodologias de pesquisa não param aí, elas são essenciais para estimular o pensamento, a interpretação e o bom desenvolvimento de pesquisas que serão desenvolvidas por estes estudantes. Desenvolvendo em muitos, até mesmo a vontade de seguir no meio acadêmico realizando trabalhos. A disciplina é de fundamental importância para preparar o aluno para a formulação do conhecimento, para análise dos dados, para a abordagem necessária, a revisão do conteúdo e principalmente para preparação para o Trabalho de Conclusão de Curso.

Qual a diferença entre metodologia científica e método científico?

Ambas as coisas são basicamente similares. No entanto, podemos ressaltar que a metodologia se trata do processo de conhecimento do que leva os fenômenos a acontecerem. Enquanto o método são os passos dados na investigação, como, por exemplo, a pesquisa em livros, textos, site, a coleta de dados e análise destes. Assim, o método científico se trata dos instrumentos utilizados para atingir os objetivos. Tal ferramenta é de extrema importância, pois, antes de iniciar a pesquisa, o pesquisador estabelece os objetivos que pretende alcançar com a pesquisa. E para alcançar tais objetivos ele deverá passar pela fase de estudo e análise dos fenômenos utilizando a metodologia da ciência.

Quais são as 7 etapas da metodologia científica?

As etapas das pesquisas usando o método científico seguem passos básicos inerentes às demais metodologias, com o acréscimo da fase de testes ou experimentação das propostas. Dessa maneira, nas sete etapas da construção os pesquisadores primeiro, observam a temática, conhecendo a temática afundo é o momento de elaborar o problema, ou seja, a resposta que ele vai encontrar ao aplicar o conjunto de técnicas estabelecidas. Após, é o momento de estabelecer hipóteses, ou seja, respostas para o problema que posteriormente irão se comprovar ou não através dos testes aplicados. A próxima fase após é justamente dos experimentos, onde cada teste deverá ser meticulosamente anotado, para posteriormente demonstrar como chegou ao resultado. A partir daí os pesquisadores irão analisar os resultados, chegando a uma conclusão e só então finalizando os estudos com uma resposta sobre o fenômeno estudado.

Qual é o principal objetivo da metodologia da pesquisa?

O objetivo primordial da metodologia da pesquisa é dar validade ao estudo, ao se utilizar de procedimentos científicos já estabelecidos e reconhecidos no meio. Com isso, a metodologia visa a organização dos procedimentos da investigação para que se chegue a conclusões gerais sobre determinado tema. Caso não estivesse procedimentos de coleta, análise e testes já estipulados, cada pesquisador iria realizar a abordagem da sua forma, não se chegando a um resultado comum, e mais não podendo validar os resultados obtidos por falta de parâmetro para comparativo. Dessa maneira a metodologia visa usar as ciências, seja elas ciências exatas, ciências sociais ou ciências humanas na elaboração do quadro teórico com um método tipológico reconhecido e qualificado.

Checklist

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses
Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.