Aprenda a fazer Introdução de uma redação dissertativaargumentativa

A parte inicial dos textos é, de maneira geral, a parte em que aspessoas costumam ter mais dificuldade. Isso porque as pessoaspossuem pouco domínio da língua e têm medo de, quando se deparamcom situações como essa, não saberem como lidar. É por essemotivo que o foco deste curso é, antes de tratar da capacidade deelaboração de dissertações, tratar de trabalhar a capacidade dedesenvolver uma boa introdução de uma redação dissertativaargumentativa. A tarefa é complicada, mas é questão de vontade ededicação. O processo argumentativo em si, é simples: Apresentaruma tese, desenvolver justificativas para comprová-la e umaconclusão que dê fecho à discussão elaborada no texto, compondo oprocesso de argumentar efetivamente.

Como funciona

Estudante cria o pedido

Estudante cria o pedido

Escritores dão ofertas

Escritores dão ofertas

Estudiante contrara o escritor

Estudiante contrara o escritor

ESCRITOR COMEÇA A TRABALHAR

ESCRITOR COMEÇA A TRABALHAR

Calculadora de Preço
Nós temos os melhores preços, veja por si mesmo!
Data de entrega
Especifique quando você gostaria de receber o trabalho do seu escritor. Certifique-se de deixar mais alguns dias se precisar do papel revisado. Você terá mais 20 dias de garantia para solicitar quaisquer revisões, gratuitamente.
Páginas
Palavras
+
Nosso Preço
Nosso preço é calculado com base em dados estatísticos retirados das ofertas do escritores da Studybay
Preço dos concorrentes
Nós coletamos e analisamos dados da média de preços oferecidos pelos websites concorrentes
R$ 0 MELHORES PREÇOS
R$ 0

O trabalho inicial consiste, basicamente na elaboração edesenvolvimento de uma tese. Tese é a ideia que você vai defenderno seu texto. Ela deve estar apoiada em argumentos ao longo daredação. Os argumentos nada mais são do que a justificativa paraconvencer o leitor a concordar com a tese defendida. Cadaargumento deve responder à pergunta “por quê?” em relação à tesedefendida. Utilizar estratégias argumentativas para expor oproblema discutido no texto e detalhar os argumentos utilizados éde fundamental importância, mas é algo que será feito após aelaboração de uma Introdução que apresente o texto de maneiracoesa e inteligente, para preparar o leitor para o que está porvir.

É importante, quando chegado o momento, que o escritor estejapreparado para utilizar e, portanto, tenha conhecimento, dasestratégias argumentativas que darão corpo e sentido a suaredação. São recursos utilizados para desenvolver os argumentos,de modo a convencer o leitor:

  • Exemplos;
  • Dados estatísticos;
  • Pesquisas;
  • Fatos comprováveis;
  • Citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto;
  • Pequenas narrativas ilustrativas;
  • Alusões históricas; e
  • Comparações entre fatos, situações, épocas ou lugaresdistintos.

Detalhes como estes enriquecerão sobremaneira a sua redação e comcerteza farão com que sua nota dê um salto considerável em faceda robustez do texto que estará sendo apresentado.

Quanto se está fazendo uma redação, especialmente se estivermosfalando de uma dissertação em um procedimento de avaliaçãopúblico, como vestibular ou concurso, é necessário se ter emmente a necessidade de adequação do texto ao que está sendosolicitado pelo examinador. O estudo deste aspecto recebeespecial atenção do nosso curso pelo fato de que, no geral,sempre é atribuída nota 0 (zero) à redação que não obedece aestrutura dissertativo-argumentativa, mesmo que atenda àsexigências dos outros critérios de avaliação.

A lista abaixo apresenta seis leveis de desempenho que baseiam aanálise dos avaliadores quando da correção e valoração dascompetências dos candidatos:

  • Level 4: Quando o tema é desenvolvido por meio deargumentação coesa e embasada, a partir de um repertório culturalvasto e apresentação de excelente domínio linguístico.
  • Level 3: Neste nível o aluno apresenta bom domíniolinguístico e consegue desenvolver um bom texto estruturando-ocom proposição, argumentação e conclusão.
  • Level 2: Neste patamar de conhecimento o examinando apresentao tema por meio de argumentação previsível, com domínio meramentemediano da linguagem com erros relacionados a proposição,argumentação e conclusão.
  • Level 1: Este level representa um aluno com problemas,normalmente os escreve recorrendo à cópia de trechos dos textosmotivadores ou apresenta domínio parco e inconclusivo do textodissertativo-argumentativo, sem atender à estrutura requisitadana proposta.

Recuperar alunos e fazer com que eles consigam elaborar redaçõesque os coloquem nos níveis 4 ou 3 é o desejo do nosso curso e dotime que estruturamos para oferecer a você este serviço, teajudando nas questões relacionadas ao seu futuro profissional.

Um outro aspecto não menos importante a ser avaliado em seu textoé a forma como você seleciona, relaciona, organiza e interpretainformações, fatos, opiniões e argumentos em defesa do ponto devista defendido como tese. É preciso elaborar um texto queapresente, claramente, uma ideia a ser defendida e argumentos quejustifiquem a posição assumida por você em relação à temática daproposta de redação. Essa competência trata da inteligibilidadedo seu texto, ou seja, de sua coerência, da plausibilidade entreas ideias apresentadas. A inteligibilidade de sua redaçãodepende, portanto, dos seguintes fatores:

  • Relação de sentido entre as partes do texto;
  • Precisão vocabular;
  • Seleção de argumentos;
  • Adequação entre o conteúdo do texto e o mundo real.

Intrinsecamente relacionada a forma como o texto é organizadodesde a Introdução de uma redação dissertativa argumentativa,temos a necessidade de estabelecer a existência da coerência.Porém, o que é coerência? A coerência se estabelece com base nasideias apresentadas no texto e nos conhecimentos dosinterlocutores, garantindo a construção do sentido de acordo comas expectativas do leitor. Está, pois, ligada à compreensão, àpossibilidade de interpretação dos sentidos do texto. O leitorpoderá “processar” esse texto e refletir a respeito das ideiasnele contidas; pode, em resposta, reagir de maneiras diversas:aceitar, recusar, questionar, até mesmo mudar seu comportamentoem face das ideias do autor, compartilhando ou não de suaopinião.

O atendimento da proposta é requisito básico, como já dissemosanteriormente mas, insta salientar ainda que na organização dotexto dissertativo-argumentativo, você deve procurar atender àsseguintes exigências: Apresentação clara da tese e seleção dosargumentos que a sustentam; Encadeamento das ideias, de modo quecada parágrafo apresente informações novas, coerentes com o quefoi apresentado anteriormente, sem repetições ou saltostemáticos; Congruência entre as informações do texto e arealidade; e precisão vocabular.

O examinando, quando estiver fazendo a prova avaliativa deveapresentar informações, fatos e opiniões relacionados ao temaproposto, de forma consistente e organizada, configurandoautoria, em defesa de um ponto de vista. Demonstrar conhecimentodos mecanismos linguísticos necessários para a construção daargumentação vai fazer com que a melhor nota seja alcançada. Osaspectos a serem avaliados dizem sempre respeito à estruturaçãológica e formal entre as partes da redação.

A organização textual exige que as frases e os parágrafosestabeleçam entre si uma relação que garanta a sequenciaçãocoerente do texto e a interdependência das ideias. Esseencadeamento pode ser expresso por conjunções, por determinadaspalavras, ou pode ser inferido a partir da articulação dessasideias. Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiaissão responsáveis pela coesão do texto, porque estabeleceminter-relação de orações, frases e parágrafos. Cada parágrafoserá composto de um ou mais períodos também articulados; cadaideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores.

A primeira dica é a mais importante: Matricule-se no nosso cursoe aprenda com os melhores profissionais da área. A segunda dica éque: Na produção da sua redação, você deve utilizar variadosrecursos linguísticos que garantam as relações de continuidadeessenciais à elaboração de um texto coeso. Na avaliação dessacompetência, serão considerados os seguintes aspectos:Encadeamento textual, que significa dizer que para garantir acoesão textual, devem ser observados determinados princípios emdiferentes níveis:

  • Estruturação dos parágrafos: Um parágrafo é uma unidadetextual formada por uma ideia principal à qual se ligam ideiassecundárias. No texto dissertativo-argumentativo, os parágrafospodem ser desenvolvidos por comparação, por causa-consequência,por exemplificação, por detalhamento, entre outraspossibilidades. Deve haver uma articulação entre um parágrafo eoutro.
  • Estruturação dos períodos: Pela própria especificidade dotexto dissertativo-argumentativo, os períodos do texto são,normalmente, estruturados de forma complexa, formados por duas oumais orações, para que se possam expressar as ideias decausa-consequência, contradição, temporalidade, comparação,conclusão, entre outras.

Dominando estas questões (o que terá feito ao terminar nossocurso) poderá se candidatar a qualquer vaga e com êxito obtê-laao desenvolver a melhor redação possível para a sua prova.Matricule-se já e faça parte do time de melhores escritores.

O que é a MyStudybay.com.br

  • Mais de 15 anos de experiência na assistência de redação acadêmica
  • 100% de escrita original
  • Avaliação de cliente de 97%
  • 24/7 FREE customer support via phone and email
  • Política flexível de descontos
  • Serviços VIP disponíveis
  • Todos os temas disponíveis

Atividade do site de hoje

Preparando pedidos
Preparando pedidos
621
Pedidos concluídos
Pedidos concluídos
362
Escritores ativos
Escritores ativos
12891
Revisores
Revisores
51
Programas de desconto disponíveis para clientes
Programas de desconto disponíveis para clientes
6
Avaliações de Clientes
Avaliações de Clientes
57
Operators online
Operators online
12

What we can offer

Recursos GRÁTIS em todas as ordens

grátis

Desconto total: $65

  • Resumo$5
  • Correções*$30
  • Página de título$5
  • Bibliografia$15
  • Formatação$10

Formato

Todos os formatos são disponíveis

Nossos descontos

Preço especial $5 /página

Está sem tempo para fazer seu trabalho? Fique tranquilo, o fazemos para você. Temos especialistas tanto para trabalhos escolares quanto para dissertações de mestrado/doutorado

Consiga ajuda com qualquer tipo de trabalho