Normas da ABNT: regras para formatação de TCC, monografias e artigos científicos

Publicado em 26.01.2024 por Diego Rodrigues V.. Tempo de leitura: 12 minutos

Conhecer a fundo as normas e regras da atividade em que se pretende atuar é essencial para obter bons resultados. No campo da pesquisa científica e acadêmica, as normas da ABNT atualizadas são as regras fundamentais. Preparamos um artigo completo para apresentar a você todas as normas que um trabalho acadêmico precisa ter.

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

O que são as normas ABNT

O que são as normas ABNT

Prepare-se para escrever seu trabalho acadêmico com as melhores dicas de formatação das normas segundo a ABNT aqui no StudyBay. | Foto: Unsplash

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é uma entidade privada sem fins lucrativos fundada em 1940 por pesquisadores e cientistas de destaque no Brasil. A ABNT, como é conhecida, se torna necessária a partir da necessidade de desenvolvimento científico no campo da pesquisa e produção de trabalhos acadêmicos.

Antes do surgimento da ABNT, as pesquisas acadêmicas no Brasil eram feitas sem critérios e de acordo com o esquema organizacional do autor do trabalho. Essa falta de padrão nas nossas pesquisas acabava por dificultar o progresso da ciência na busca por resultados concretos. Os trabalhos eram heterogêneos e a leitura das pesquisas se tornava difícil.

Saber quais são as normas da ABNT 2023 é essencial para o seu desempenho acadêmico. Isso envolve não apenas conhecer as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos como também praticar o seu uso de forma a se familiarizar de forma prática.

Desse modo, como forma de padronizar todos os trabalhos desenvolvidos pelas faculdades, universidades, institutos de pesquisas do Brasil, a ABNT surge e passa a editar as normas brasileiras para produção de trabalhos científicos. Popularmente conhecidas como regras ABNT são, portanto, regras da ABNT de caráter técnico que determinam a produção científica.

Importância do padrão ABNT

Em qualquer campo da vida em sociedade, estabelecer um padrão de comportamento é a chave para se desenvolver com qualidade e constância. Na economia, a normatização ou padronização é tão necessária quanto o estudo econômico. Em todas as ciências sociais, a padronização ajuda a criar compatibilidade na reprodução das ideias, com segurança e qualidade.

Pilares da Padronização

  • Compatibilidade
  • Reprodução
  • Segurança
  • Qualidade

Padronização no Mundo

A teoria da padronização como técnica de eficiência na produção foi iniciada na Revolução Industrial, época histórica que ficou conhecida pelo grande avanço tecnológico, graças aos processos de padronização que surgiram com as máquinas. Os métodos de produção de Frederick Taylor (taylorismo) e de Henry Ford (fordismo) são apenas alguns exemplos de como a padronização ajudou a alavancar as principais economias do mundo.

Essa necessidade por processos cada vez mais padronizados, garantindo a reprodução dos mesmos em diversas regiões do mundo, com segurança e resultando em qualidade, fez os países a criarem órgãos de padronização, como a ISO - a Organização Internacional para Padronização.

Padronização no Brasil

No Brasil, é no campo da ciência e pesquisa que a padronização se tornou essencial. Na busca por desenvolver um país em desenvolvimento, o conjunto de cientistas da ABNT definiram como principal escopo a normatização dos trabalhos e pesquisas acadêmicas, para garantir a reprodução dos resultados e respostas encontradas pelos pesquisadores.

De nada adianta realizar inúmeras pesquisas e publicar em livros e revistas científicas se o conteúdo é difícil de ser assimilado. Para efeitos de exemplificação, imagine se a escolha do local das notas de rodapé ficasse a cargo do escritor do trabalho. Encontrar as notas de rodapé seria uma tarefa difícil para quem se interessasse por ler o trabalho.

Com certeza, nesse mundo sem ABNT, seria muito comum encontrar a nota de rodapé na parte superior das folhas, na capa, na folha de rosto, até juntas ao final do trabalho, em uma folha anexa, entre outros lugares. Agora pense no caso de ter que ler mais de um trabalho, de vários pesquisadores diferentes, a dificuldade que seria encontrar aquilo que você busca.

Principais normas técnicas no Brasil para formatação de trabalhos acadêmicos

Nesse sentido, as normas técnicas de padronização para trabalhos acadêmicos emitidas pela ABNT servem para facilitar a vida de todo estudante, pesquisador e trabalhador da ciência e pesquisa no Brasil. Atualmente existem uma série de normas, das quais vale a pena destacar as seguintes:

Normas ABNT - NBR Assunto
NBR 5892:2019 Como devem ser datados os documentos científicos.
NBR 6022 Padronização a criação de artigos científicos a serem publicados em revistas.
NBR 6024:2019 Delimita como deve ser feita a numeração de um artigo ou trabalho acadêmico.
NBR 6028 Versa sobre as regras para redação e apresentação dos resumos acadêmicos.
NBR 6027 Estabelece as normas para a criação de sumários para trabalhos científicos.
NBR 10520 Define o modelo de citações a serem inseridas em outros trabalhos como monografia.
NBR 6034:2004 Trata da criação dos índices de trabalhos acadêmicos.
NBR 14724:2011 Regras gerais para elaborar um trabalho científico ou de pesquisa acadêmica (TCC, monografia, artigo, etc.).
NBR 15287:2011 Determina as regras para quem quer fazer um projeto de pesquisa científica.

Pode-se dizer que essas são as principais normas editadas pela ABNT nos últimos anos no Brasil. Todas tratam sobre elementos específicos da pesquisa científica brasileira e são as responsáveis por apoiar o desenvolvimento educacional que ocorreu no país ao longo de duas décadas. Para um trabalho ser considerado relevante no meio acadêmico e científico é necessário seguir estas regras.

Estrutura do trabalho acadêmico nas normas da ABNT

Antes de iniciar o seu trabalho acadêmico é necessário consultar as normas ABNT que devem ser seguidas, principalmente em relação à estrutura. Central para qualquer tipo de trabalho, a estrutura deve ser as técnicas de padronização da organização. A norma da ABNT que trata sobre a estrutura dos trabalhos acadêmicos é a NBR 14724:2011.

Estrutura do trabalho acadêmico nas normas da ABNT

Nela encontram-se as principais instruções para formatar um trabalho acadêmico, assim como as normas referenciais que tratam de outros temas. Essencialmente, a NBR 14724 de 2011 vai versar sobre os três elementos centrais de todo trabalho acadêmico: os elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.

Elementos pré-textuais

Todo trabalho acadêmico é composto de uma parte externa, capa e lombada, e uma parte interna, onde está a totalidade do trabalho.

Elementos pré-textuais - capa

Dentro da estrutura interna o leitor de um artigo (NBR 6022:2018) ou monografia vai encontrar os elementos pré textuais a seguir.

Folha de rosto

Folha de rosto

Um elemento obrigatório de todo trabalho acadêmico e segue a capa do trabalho. Essencial para identificar o trabalho, a folha de rosto precisa contar com o nome do aluno, o título e subtítulo do trabalho, nome da faculdade ou universidade e o objetivo do trabalho, nome do orientador, local e ano de publicação. Exemplo de folha de rosto:

Folha de rosto - exemplo

Errata

Um item opcional que pode ser usado pelo autor para apontar eventuais erros encontrados após a impressão do trabalho. Exemplo de errata:

ERRATA
BARTOLOMEU, AFONSO. Estudo crítico da literatura mundial. 1980. 210 f. edição 2020, editora Mundo, São Paulo, 2020.
Folha Linha Onde se lê Leia-se
14 4 Uni Paulista Universidade Paulista

Folha de aprovação

Similar à folha de rosto, a diferença fica por conta da inserção do nome dos competentes da banca examinadora. Note que a folha de aprovação é um dos obrigatórios de todo trabalho científico.

Folha de aprovação

Dedicatória

Após a sua folha de aprovação, o autor do trabalho pode inserir uma dedicatória para alguém que foi importante na vida pessoal do pesquisar.

Dedicatória

Agradecimentos

Similar a dedicatória, os agradecimentos são uma forma opcional de agradecer as pessoas que ajudaram o aluno ou pesquisador durante o trabalho.

Agradecimentos

Epígrafe

Uma citação ou uma frase que serve como referência para a obra do autor. Também é opcional. Preparamos um exemplo com a dedicatória, agradecimento e epígrafe de um trabalho.

Epígrafe

Resumo na língua vernácula

Elemento obrigatório, o resumo serve para introduzir o leitor no tema do trabalho. Deve seguir as regras da NBR 6028:2021.

Resumo na língua vernácula

Resumo em língua estrangeira

Item também obrigatório, o resumo em outra língua, normalmente em inglês, também precisa seguir a NBR 6028:2021.

Resumo ABNT

Lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos

Elementos de caráter opcional, as lista citadas podem ser inseridas no trabalho como forma de facilitar a leitura. Veja exemplos de todos os tipos de listas.

Lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos

Sumário

Por fim, o último elemento pré-textual é também obrigatório, o sumário serve para enumerar todas as divisões, seções e outras partes do trabalho, na ordem apresentada. O sumário é regido pela NBR 6027:2012. Veja um exemplo de um sumário do presente artigo.

Sumário

4.2 Elementos textuais

Agora que você conhece todos os elementos pré-textuais de um trabalho acadêmico, está mais que preparado para iniciar a escrita do seu trabalho. Nesse momento, é preciso estar atento aos elementos textuais que devem estar presentes no seu trabalho. O texto deve ser composto por três partes, que analisamos detalhadamente a seguir:

Introdução: etapa inicial do trabalho, onde os elementos centrais da pesquisa devem ser apresentados. Os principais elementos da introdução de um trabalho acadêmico são:

  • Apresentação do tema: na introdução o autor deve apontar qual(is) será(ão) o(s) tema(s) abordados durante o trabalho.
  • Pergunta de partida: toda pesquisa científica deve partir de uma pergunta inicial que guiará o pesquisador durante seu trabalho.
  • Justificativa: no projeto de pesquisa científica a justificativa nada mais é que a relevância do tema abordado no trabalho.
  • Hipótese: antes de iniciar as pesquisas, o pesquisador deve pensar algumas hipóteses de resultados para sua pesquisa, facilitando
  • Objetivo geral e específico: o objetivo geral apresenta a ideia do trabalho, já o objetivo específico demonstrar como será realizado a pesquisa.
  • Método: apontar quais serão os métodos de pesquisa científica que serão usados pelo pesquisador durante a elaboração do trabalho.

Desenvolvimento: corpo do trabalho, onde a pesquisa começa a tomar forma e as respostas buscadas passam a se tornar mais claras. Os elementos principais de um bom desenvolvimento são:

  • Revisão bibliográfica: análise das obras consultadas para a elaboração da pesquisa.
  • Método detalhado: explicação minuciosa do método usado pelo autor na busca pela solução do problema.
  • Apresentação de resultados: apontamento dos resultados obtidos com a metodologia utilizada na pesquisa.
  • Discussão: apresentar a discussão no meio acadêmico e científico acerca do tema abordado na pesquisa.
  • Conclusão: parte final do seu trabalho, fundamental para retornar as ideias iniciais e mostrar como as suas respostas foram respondidas pela pesquisa.

Em resumo, a introdução é a parte inicial do trabalho, na qual o autor apresenta o escopo da pesquisa, as hipótese levantadas e outros detalhes fundamentais. No desenvolvimento, esses itens serão analisados detidamente, em busca das respostas apresentadas. Por fim, a conclusão do trabalho científico, na qual o autor mostra se o objetivo foi alcançado.

4.3 Elementos pós-textuais

Após concluir a produção escrita do seu trabalho, chegou o momento de finalizá-lo. É nessa fase que entram os elementos pós-textuais de um trabalho acadêmico com a monografia. Para inserir os elementos pós-textuais, o autor deve se atender às normas estabelecidas na seção 4.2.3 da ABNT NBR 14724:2011. Vamos analisar detalhadamente cada um desses elementos.

Referências

O principal elemento pós-textual de um trabalho científico, as referências são obrigatórias e informam as fontes utilizadas para a construção do trabalho. Essenciais ao dar credibilidade para qualquer pesquisa, as referências possuem uma NBR própria, a ABNT NBR 6023 2018 que trata de todos os tipos de referências. Normalmente, as referências bibliográficas aparecem em:

  • no rodapé;
  • nas erratas.
  •  em lista de referências;
  • no fim de textos, partes ou seções;
  • antes de resumos, resenhas, recensões;

Referências

A formatação da referência vai depender do tipo de material citado. Segundo a própria norma ABNT 6023 cita vários modelos de referências para variados formatos de fontes. Um ponto comum é que as referências devem ser elaboradas em espaços simples, alinhadas às margens esquerda do texto, separadas entre si por um espaço simples em branco. Exemplo de referência:

Referência

Glossário

Item opcional, o glossário é uma lista elaborada em ordem alfabética cuja principal função é estabelecer termos que podem parecer confusos para o leitor.

Apêndice

Outro item opcional, o apêndice é um texto do mesmo autor do trabalho que serve para trazer mais dados e detalhes sobre a pesquisa.

Anexo

Também opcional, os anexos servem como elementos pós-textuais de embasamento da pesquisa, com dados e informações que o autor julgar relevante à compreensão do trabalho.

Índice

Por fim, o último elemento pós-textual é o índice, também opcional e está normatizado pela NBR 6034:2004. O índice serve como um mapa informativo do trabalho, explicando nomes de pessoas, datas e locais, entre outras informações citadas no trabalho.

Como formatar trabalhos acadêmicos nas normas da ABNT

Agora que você conhece todas as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos e monografias é preciso saber como formatar adequadamente o seu trabalho. A formatação de texto de acordo com as regras da ABNT pode parecer difícil para quem está começando a escrever trabalhos na faculdade agora, mas a formatação nas normas da ABNT é bem simples.

Para fazer uma formatação resenha ABNT de forma eficiente, é importante se manter atualizado sobre as diferentes versões das normas. Para isso, pesquisar as regras ABNT 2023 é um ótimo começo para garantir que você escreva seu trabalho seguindo a versão mais atualizada das mesmas.

Preparamos um quadro de resumo que vai ajudar você a elaborar a formatação de artigo científico, monografia, TCC ou qualquer tipo de trabalho em ABNT. Note que a formatação de texto nas normas da ABNT é elemento obrigatório em muitas faculdades e não formatar trabalho de acordo com a ABNT pode tirar pontos ou até mesmo resultar em reprovação.

Tamanho da folha A4
Margem 3 cm para margem superior esquerda;

2 cm para margem inferior e direita;

Espaçamento 1,5 cm em todo o texto;

1,0 cm citações com mais de três linhas;

Fonte Arial 12 pt;

Times New Roman 12 pt.

Cor da fonte Preta
Alinhamento Justificado

Em resumo, essa é a formatação ideal do seu trabalho acadêmico. Claro que há alterações na formatação a depender de qual elemento estamos trabalhando. Por exemplo, a margem para a folha de rosto difere da margem padrão e deve seguir a NBR 14724. As regras de formatação do seu documento devem ser analisadas de acordo com as normas ABNT.

Video didático sobre como formatar seu trabalho em ABNT

Precisando de ajuda para formatar seu trabalho na ABNT?

Nós da StudyBay vamos ajudar. Contamos com os melhores especialistas em regras ABNT para formatar seu trabalho com rapidez e eficiência. Estamos sempre prontos para ajudar nossos clientes em suas demandas mais diversas. Atendemos 24 horas, todos os dias da semana. Quanto você precisar de uma mãozinha, a StudyBay estará a sua disposição.

Perguntas frequentes sobre normas da ABNT

Quais são as normas da ABNT 2022?

As regras da ABNT são várias. Depende do tipo de elemento que busca referência ou do modelo de trabalho acadêmico que está elaborando.

Quais são as normas da ABNT 2021?

As regras da ABNT 2021 são as mesmas normas de 2022. Todas as normas técnicas da ABNT são atualizadas sempre que necessário, para atender as mudanças tecnológicas.

Como fazer um trabalho nas normas da ABNT passo a passo?

Vai depender de qual trabalho estamos falando (existem normas para artigo científico, regras para monografia, normas da ABNT para TCC). Cada tipo de trabalho deve seguir uma norma técnica específica.

Como aplicar as regras da ABNT no Word?

Aplicar as regras da ABNT no Word é bem simples. Basta ler as normas da ABNT e aplicar as edições no seu documento. No Google Docs o caminho é o mesmo.

Checklist para trabalhos formatados nas normas da ABNT

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses
Diego Rodrigues V.

Autor do Studybay

Advogado de formação, sempre gostou de ler, mas nunca foi de escrever. Começou a escrever mesmo durante o curso de direito, onde era escolhido para digitar os trabalhos da faculdade, por escrever muito bem, como dizia os amigos. Nunca acreditou nisso, até que começou a ganhar dinheiro escrevendo. Desde então, se dedica à escrita e busca ajudar outras pessoas a escreverem. Além de manter vivo no horizonte o sonho de escrever o seu primeiro romance. É fã de Hemingway e Adoniran Barbosa.