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Cursos tecnicos segurança do trabalho SP - Gestão da SST

A gestão da SST passa por identificar os riscos associados ao local de trabalho, instalações e ao desenvolvimento da sua atividade, isto é, as situações que possam causar dano a si, aos seus trabalhadores e a terceiros e decidir se está, ou não, a fazer o suficiente para prevenir a sua ocorrência. Uma avaliação de riscos consiste, fundamentalmente, em identificar, face às situações existentes, as necessárias medidas para controlar a ocorrência de danos para a SST. Provavelmente, já estará a implementar algumas medidas neste sentido.

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Contudo, a gestão do risco permitir-lhe-á descobrir se deverá fazer mais e, se for caso disso, como o deverá fazer. A contribuição dos trabalhadores acerca da identificação dos perigos associados ao local de trabalho, instalações e atividade é essencial, visto a percepção de ser significativa, face às principais questões que se colocam nos locais de trabalho, podendo estes, inclusivamente, sugerir formas de controlar os riscos que sejam úteis e eficazes.

A avaliação deverá concentrar-se nos riscos reais, isto é, naqueles cuja probabilidade de causar dano seja maior. Posteriormente à aferição da eficácia das medidas de controlo, já implementadas, equacionar-se-á a necessidade de implementar novas e mais adequadas medidas. Todo este processo terá que ser registrado, e documentado, por forma a que o controlo seja o mais eficaz possível.

Esse texto é dirigido a todos os empregadores que pretendem obter informação básica acerca das medidas e ações que devem implementar, por forma a garantir que o desenvolvimento da sua atividade se encontra em total conformidade com os requisitos legais de Segurança e Saúde do Trabalho, Independentemente da sua atividade, ou dimensão, a legislação de SST aplica-se a todas as empresas. Como empregador, é responsável pela SST na sua empresa. Consequentemente, deverá adaptar uma gestão preventiva, por forma a reduzir os riscos associados, quer à atividade, quer às instalações, garantindo um trabalho bem feito, no caso o técnico que faz esse curso, será um grande profissional.

Deverá assegurar a vigilância da saúde dos seus trabalhadores. Tal constitui uma obrigação legal. Esta vigilância, isto é, o conteúdo dos exames de saúde do trabalho, deverá ser realizado tendo em atenção e baseando-se nos riscos profissionais inerentes às características e especificidades das atividades que os trabalhadores desenvolvem, no local de trabalho.

A identificação dos fatores de risco para a saúde associados às condições de trabalho deve ser realizado por médicos do trabalho, em articulação com os técnicos superiores de segurança e higiene do trabalho, nas instalações da empresa ou estabelecimento, para permitir o contacto com os componentes materiais de trabalho. Os exames médicos devem ser adequados ao tipo de riscos e podem ser realizados nas instalações da empresa ou fora dela, em função da modalidade adaptada pelo empregador.

Antes do início de funções, todos os trabalhadores terão que ser submetidos a um exame de saúde por forma a atestar, que se encontram físicamente e mentalmente apta para desempenhar as tarefas inerentes às quais se encontra associado um conjunto de riscos profissionais. A vigilância da saúde dos trabalhadores pressupõe que a realização dos exames se efetua periodicamente. Conheça mais sobre os cursos tecnicos segurança do trabalho SP e o que irá aprender:

  • Estabelecer relação entre o trabalho e a saúde do trabalhador e compreender as interfaces com o meio ambiente;
  • Identificar os riscos sob a ótica de probabilidade e consequências do mesmo;
  • Analisar as consequências dos riscos, principalmente em incêndios, explosões e vazamentos;
  • Reconhecer área, recursos e fluxos dos locais de trabalho;
  • Estabelecer relação entre satisfação e desempenho para a análise motivacional;
  • Identificar os equipamentos e instalações como fator de perdas;
  • Analisar e avaliar as perdas de um sistema;
  • Identificar variáveis relevantes em processos e procedimentos;
  • Conhecer e identificar os elementos de um plano de emergência;

Todos aqueles que trabalham para si deverão saber como desenvolver a atividade de forma segura e sem riscos para a saúde. Neste contexto, deverá:

  • Providenciar instruções e procedimentos de segurança claros;
  • Informar e formar os seus trabalhadores sobre os riscos associados ao desenvolvimento da sua atividade profissional;
  • Formar os trabalhadores sobre os procedimentos de segurança e as boas práticas a adaptar face aos riscos inerentes à atividade e a potenciais situações de emergência.

A informação e a formação constituem obrigação legal, à luz da legislação, em matéria de Segurança e Saúde do Trabalho. Neste domínio, deverão ser considerados, ainda, todos os trabalhadores que, quer em regime de prestação de serviços, quer em regime de trabalho temporário, desenvolvem atividades no seu local de trabalho e instalações. Todos estes deverão estar informados sobre:

  • Os perigos e os riscos a que se encontram expostos;
  • Medidas a implementar, no desenvolvimento das suas atividades, por forma a protegerem a sua segurança;
  • Medidas a implementar em situações de emergência.

Consulte os seus trabalhadores quanto às ações de informação e de formação por forma a garantir que estas são relevantes e eficazes. Será necessário manter os registros das ações de informação e de formação que realizar. Para além de deverem ser ministradas num formato acessível, de fácil compreensão e assimilação, deverão ser realizadas, sem qualquer custo para os trabalhadores, durante o seu horário de trabalho.

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