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Carta de segurança do transporte nacional Resumo do acidente de aeronave

O acidente de avião da Hendricks Motorsport ocorreu em 24 de outubro de 2001. O avião caiu nas regiões montanhosas em Stuart Virginia, matando a tripulação e os passageiros a bordo. O acidente de avião ocorreu após uma aterragem perdida na pista 30 do Martinsville Blue Ridge Airport (NTSB, 2006). O avião continha dois tripulantes e oito passageiros que faziam parte da equipe Hendricks Motorsport Racing. Todas as pessoas da aeronave morreram no acidente. O avião caiu e explodiu em chamas após o impacto. A equipe estava viajando do aeroporto de Concord, na Carolina do Norte, para um evento de corrida.

As informações dos registros da FAA de comunicações e operações do voo mostram que o avião seguiu todos os procedimentos certos, incluindo altitude e títulos. No entanto, o problema surgiu ao se aproximar da pista de aterragem do aeroporto Martinsville (NTSB, 2006). O avião agendou um pouso na pista trinta, mas não conseguiu fazê-lo sob o aconselhamento da torre do controlador. O controlador informou a equipe que estavam em segundo lugar na pista para a pista e iniciou um padrão de espera que se estendia para 28 minutos. A tripulação de voo recebeu a mensagem e iniciou as pernas de 5 milhas para aguardar.

A equipe realizou um padrão de retenção de cinco milhas, fazendo uma curva direita e subindo para 4000 pés. A equipe continuou com o padrão de retenção até que o controlador desmarcou-os para pousar e instruiu-os a anunciar sua abordagem para a pista (NTSB, 2006). A equipe acompanhou as instruções, informou o controlador da abordagem de entrada e começou sua descida para a pista. O controlador confirmou a aproximação através da freqüência de rádio e a tripulação procedeu com a abordagem, descendo de 3900 pés para 1400 pés. O avião manteve essa atitude por aproximadamente mais de um minuto. Foi então que a equipe anunciou que uma abordagem perdida estava levando o controlador a pedir confirmação. Os membros da tripulação cessaram todas as comunicações depois de confirmarem a aproximação perdida. O Controlador avisou ainda a tripulação de voo para ascender para 4400 pés, mas não recebeu resposta e perdeu o radar.

As Montanhas Bull de Stuart Virgínia foram a cena do acidente cerca de 2400 pés de distância do local de pouso. Os relatórios de testemunhas oculares indicaram que a aeronave estava operando de forma eficiente antes do acidente. O motor produziu um som contínuo contínuo que pode ter significado ocioso (NTSB, 2006). Outros relatórios mostraram que o avião estava voando extremamente baixo a uma velocidade lenta. Não parecia haver nenhum desafio para o desempenho da aeronave no momento. No entanto, é importante notar que houve nevoeiro na atmosfera na data do acidente. O nevoeiro era um fator que limitava a visibilidade, pois abrangeu as Montanhas Bull. Os relatórios indicam que a visibilidade foi de até um quarto de milha.

Uma revisão das credenciais do piloto apresentou-o como qualificado. Ele tinha aproximadamente 10.733 horas de vôo com quase 2000 na aeronave Beech. Ele tinha 51 anos de idade e tinha uma experiência significativa como piloto. Ele também sofreu um treinamento rigoroso e passou seus comentários anteriores. O primeiro oficial teve menos experiência totalizando 2090 horas de vôo (NTSB, 2006). No entanto, ela foi qualificada evidenciada por suas qualificações e desempenho passado. O avião multiengine passara a inspeção alguns meses depois com um tempo de voo acumulado de 8079 horas. O avião tinha um sistema GPS com uma base de dados antiga. Também faltava detectores de proximidade no solo que avisariam o piloto ao voar em baixas altitudes. O avião estava programado para uma atualização de sistemas no final do ano. O relatório meteorológico durante o acidente indicou atmosfera turva com alta umidade e névoa irregular. Um piloto para o avião antes do plano Hendricks Motorsports afirmou que o clima sob as nuvens tinha uma visibilidade relativamente alta até 2 milhas. No entanto, o tempo continuou a mudar durante o voo.

Referência

NTSB, (2006). Investigações de acidentes - NTSB - National Transportation Safety Board. App.ntsb.gov. Retirado 15 de fevereiro de 2017, de

 

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