Valores de coragem, força e integridade em Beowulf

Publicado em 14.06.2023 por Juliana N. Tempo de leitura: 4 minutos
ulf é um poema épico anglo-saxão, que ocorre na Escandinávia, antes que os ingleses se mudassem para a Grã-Bretanha. O poema é nomeado após o personagem principal. O texto consiste em 3.182 linhas e é escrito em verso aliterativo. O poema foi criado no final do século 7 ou início do século VIII e está preservado em uma única lista do século 11, que foi quase destruída durante um incêndio na Biblioteca Robert Cotton em 1731. É o mais antigo poema épico de bárbaro. (Alemão) Europa, que é preservada em sua totalidade.

Beowulf é um poema heróico, que descreve as façanhas do lendário Beowulf. O poema é cheio de valores de coragem, força e integridade, que são representados pelo personagem principal. É um dos primeiros exemplos do heroísmo moral, e não aquele que é causado pelo desejo de fama e poder. Beowulf é capaz de se sacrificar e ser corajoso em nome da justiça.

O poema é dividido em duas partes. Na primeira parte, Beowulf visita o rei Hrothgar. Jovem herói salva o reino de Grendel e monstros terríveis que aterrorizam a todos. Nesta parte, Beowulf aparece como herói resoluto e corajoso, que vence as batalhas desiguais e perigosas. Ele é fiel ao senso de honra, e suas ações e comportamento são um modelo de idealismo heróico.

A segunda parte do poema ocorre cinquenta anos depois, e descreve o segundo estágio do heroísmo de Beowulf. Ele envelheceu e tornou-se rei. Ele luta em sua última batalha, na qual ele morre, derrotado pelo dragão. Isso mostra o ideal de coragem e integridade de seu espírito rebelde. A imagem de Beowulf é muito misteriosa, e a maneira como ele morre mostra a imagem da vitória na derrota.

No poema, todas as qualidades dos personagens são exageradas. Beowulf é um herói corajoso, ousado, mas ao mesmo tempo decente, cujas virtudes não têm motivos para duvidar.

As mudanças no Beowulf não são peculiares. Não há mudanças em Beowulf ao longo da narrativa. A imagem de Beowulf como um governante honesto e bom não é mostrada à luz das descrições, mas em uma simples declaração de fato. O espírito heróico de Beowulf é repetidamente submetido aos testes, mas cada vez que Beowulf os transmite com honra e dignidade. Até mesmo a sua morte mostra que o bem-estar das pessoas é mais importante para Beowulf do que o seu sucesso pessoal e glória.

Beowulf é freqüentemente comparado a Ulysses (Ulisses), a única diferença é que Ulysses era o herói de um nobre nascimento com uma alma perdida, e Beowulf em todos os seus atos mostra seu espírito heróico, o ideal de poder, que serve ao bom, assim como a vitória do bem sobre o mal.

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.