USANDO A TECNOLOGIA EM PROL DA EDUCAÇÃO

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Hoje em dia, existem diversas mídias educacionais, o grande desafio é saber utilizá-las permitindo que elas possam contribuir, de modo válido, para o aprimoramento das práticas pedagógicas. Diante desse cenário, a escola tem sido pressionada a unir, de modo eficiente, a tecnologia e a educação. No entanto nem todos os espaços físicos educacionais estão adaptados para receber os equipamentos tecnológicos e, além disso, muitos docentes ainda não dispõem de conhecimentos teóricos e práticos necessários para o uso e a transmissão do conhecimento utilizando como instrumentos os novos recursos didáticos. Desta forma, um novo modelo educacional se instala na sociedade e a negligência desses novos paradigmas podem provocar uma incoerência com as exigências sociais provocando um ensino anacrônico.

Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem. INTRODUÇÃO As tecnologias não é uma novidade dos últimos anos, sempre existiram na sociedade. O homem, desde sua existência, produz tecnologia para satisfazer suas necessidades. No entanto, presenciamos, a partir do final do século XX, um grande avanço no campo das tecnologias, em especial da informação e da comunicação, o jornal, a fotografia, o cinema o rádio e a televisão. Assim, o ápice das tecnologias ocorreu nas duas últimas décadas com o fácil acesso ao computador e a criação da internet. Esse avanço tem provocado mudanças em todos os setores da sociedade, inclusive na educação, e influenciado mudanças em nossa forma de pensar, agir e ser. TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Atualmente, o grande avanço da tecnologia, principalmente no que diz respeito à informática, tem influenciado notoriamente o comportamento das crianças e jovens que se encontram em idade escolar.

Melo e Vicária (2008) denomina os jovens dessa época de nativos digitais, que cresceram usando os múltiplos recursos tecnológicos, e também os denominados imigrantes digitais, aqueles que veem o computador como novidade e os que não imaginam a vida sem a tecnologia. De acordo com SCHWARTZ (1999, p. Computador e internet na sala de aula nas mãos de professores treinados formam um importante instrumento de ensino. Ter acesso à internet não é mais uma questão de aumentar a capacidade de raciocínio. KENSKI, 2003, p. A internet tornou-se um meio comum de trocas de informações, de acesso fácil e rápido desde especialistas a crianças e jovens, independentes da distância geográfica, rompendo barreiras, permitindo que as informações sejam transmitidas em tempo real.

Desta forma, esse novo cenário social está cada vez mais natural para todos (SOUZA, 2008). Com atual nível de desenvolvimento tecnológico, o aluno tornou-se independente e autônomo. Segundo Mugnol (2009) “Os avanços tecnológicos tornaram mais visíveis às possibilidades de desenvolvimento de outras atividades de ensino e aprendizagem”, proporcionando a criação de novas metodologias. No paradigma econômico vigente, ela é assumida como um bem social e, juntamente com a ciência, é o meio para a agregação de valores aos mais diversos produtos, tornando-se a chave para a competitividade estratégica e para o desenvolvimento social e econômico de uma região. SILVEIRA E BAZZO, 2009, p. Os educadores comprometidos com o processo de ensino e aprendizagem necessitam se lançar na produção ou a assimilação crítica das inovações tecnológicas, podendo, desta forma, usufruir do espaço que a educação tem no movimento de geração de mudanças sociais.

A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO E SEUS DESAFIOS A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) impulsiona a utilização das tecnologias nos diferentes níveis do ensino, de modo que o “educando apresente domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna” (art. da LDB n. Para tanto a educação necessita primeiramente de educadores capacitados e conscientes e abertos às mudanças, aos novos paradigmas, a diversidade junto com as exigências impostas pela sociedade. No entanto, percebe-se que muitos professores ainda apresentam inquietações, principalmente os que são considerados tradicionais, devido essas novas ferramentas de ensino e aprendizagem exigem práticas pedagógicas diferenciadas. Por outro lado, muitas vezes, a escola também apresenta resistência às inovações tecnologias devido a fatores como a falta de recursos, de infraestrutura, a quantidade de materiais inferior à demanda das escolas, o despreparo de professores e técnicos.

Tais questões interferem na motivação dos educadores para a utilização das inovações, que mesmo acreditando nos benefícios da mudança, não dão as devidas condições. De acordo com Vosgerau (2011, p. A IMPORTÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Atualmente, pensar no processo de ensino e aprendizagem sem um uso dos diversos recursos tecnológicos é negligenciar a evolução que está presente na essência da humanidade. Em muitas instituições nos deparamos com metodologias arcaicas de ensino, diante desse cenário, cabe refletir as contribuições das tecnologias para o processo de ensino e aprendizagem nas IES. Investir na liberdade para criar, inventar, produzir, levando o aluno aprender a construir os seus conhecimentos de forma cooperativa, aprender a ser, fazer, conhecer, aprender a buscar soluções para resolver problemas, aprender em fim, a ser justo, autônomo do seu processo educacional, talvez seja o melhor caminho para o futuro da EAD, da educação bimodal e da própria educação presencial (GUAREZI, MATOS, 2012, p.

Com o surgimento do computador, após a Segunda Guerra mundial, passou a perceber sua utilidade no ambiente educativo, uma ferramenta muito valiosa no processo de transição do conhecimento e mais ainda interessante para o aluno por ser dinâmica e prática. Desta forma, trazer as tecnologias para o ambiente educativo pode tornar o processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso, mais atraente para quem aprende e mais dinâmico e prático para quem educa. As TIC possibilitam a potencialização da interação, mesmo assim, é processo intersubjetivo que tem o homem como protagonista. O professor passa a ter um papel de orientador, de parceiro no processo de ensino e (re)construção do conhecimento, apontando as possibilidades de novos caminhos, provocando o estudante a navegar no ciberespaço e a estabelecer parcerias colaborativas.

Como salienta Porto (2006, p. o potencial educativo das tecnologias pressupõe uma sensibilização e preparação docente para o uso, considerando o contexto de ação. De acordo com Martins: O educador é, sem dúvida, o elemento fundamental da comunidade educativa, pois desempenha a missão de formar a alma do educando. A Internet oportuniza interações significativas, através dos e-mails, as listas de discussão, os fóruns, os chats, os blogs, as ferramentas de comunicação instantânea, os sites de relacionamentos. Demandando, assim, a criação de uma nova abordagem pedagógica: a digital. Segundo Tapscott (2011) “a internet não modifica o que aprendemos, mas o modo como aprendemos”. Portanto, Professor e aluno precisam aprender a aprender como acessar a informação, onde buscá-la e como utilizá-la.

Cidadãos com conhecimentos, habilidades e competências para enfrentarem uma sociedade globalizada, em rede e excludente. Apresenta uma técnica multimidiática e hipermidiática que integra imagem, luz, som, texto, movimento, pesquisa. Com ele o aluno aprende através de todos os sentidos e com inúmeros incentivos para a reflexão e a compreensão do assunto abordado durante as aulas. Masetto, 2010) b) Quadro digital É um recurso sensível ao toque, em que são projetadas imagens enviadas por um projetor multimídia, conectado a um computador. Essa imagem podem ser páginas da internet, entre outros conteúdos, como filmes ou até mesmo atividades elaboradas pelo professor. Seu benefício em relação às outras tecnologias é o fato que ele apresenta as funções presente em outros aparelhos.

O moodle, além de ser uma das melhores e mais usadas plataformas virtuais de aprendizagem, tem como destaque sua ferramenta de comunicação, criação e administração de componentes de aprendizagem, podendo ser baixado, utilizados e/ou modificado por qualquer individuo em todo o mundo. Contribuindo não apenas ao EAD, mas também ao ensino presencial. Santana, 2008) e) Google Docs - documentos online É uma excelente ferramenta de produção de texto e apresentações temáticas, elaboradas de forma individual ou coletiva. Trata-se de um pacote de aplicação do Google que funciona totalmente on-line e atualmente compõem-se de editores de texto, apresentação, planilhas, formulários e desenhos. Em uma turma universitária o professor pode compartilhar um documento e os alunos podem fazer alterações, e o professor pode acompanhar o processo de construção textual.

Devido a isso é preciso refletir sobre a formação inicial e continuada dos professores. Além disso, é fundamental repensar, também, na adaptação das escolas, pois é fundamental que a escola se adeque a tais mudanças e adquira conhecimentos para poder satisfazer as necessidades educacionais da sua clientela, visto que, é preciso fornecer ao estudante conhecimentos e habilidades necessárias para que ele exerça plenamente a sua cidadania. REFERÊNCIAS BORBA, M. de C. PENTEADO, M. Brasília, DF, 1997. BRITO. Glaucia da Silva; PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e Novas Tecnologias: um repensar. São Paulo: Pearson, 2012. Em aberto. Gestão escolar e formação de gestores. Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais, Brasília, v. n. jun. Os Filhos da era digital: Como o uso do computador está transformando a cabeça das crianças – e como protege-las das ameaças da internet.

Revista Época, n. de 12/06/08. Disponível em: <http://revistaepoca. globo. internet]. citado maio/ago] v. n. p. Disponível em: <http://www2. Ed. Campina, SP: Papirus, 2012. PORTO, T. As tecnologias de comunicação e informação na escola: relações possíveis relações construídas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. Parte Integrante da Veja). SILVEIRA, R. M. C. F. Intersecções entre culturas midiáticas e cibercultura e game cultura. Revista Cultura Midiática, ano 01, n. julho/dez 2008. TASPCOTT, Don. “A Inteligência está na rede”. TIC Educação 2011: pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras. São Paulo. p 35-41. SANTANA, Deusimar Angelica. O uso da plataforma Moodle na educação à distância como forma de democratizar o ensino.

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