RELATÓRIO DE ANÁLISE DE RISCO ERGONÔMICO NO SETOR DE ABATE DE CARNES BOVINAS

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Outro

Documento 1

• Transtornos psicológicos, como a depressão, ansiedade, sofrimento psíquico e síndrome do sobrevivente. • Falta de descanso e pausas adequadas • Dores nos corpos pela exigência de postura inadequada • Controle rígido de produtividade, causando muita cobrança e desespero no ambiente de trabalho. • Transporte de cargas pesadas • Acidentes (perdas de partes do corpo) • Raramente havia a preocupação de pedir exames Ao analisar, consegui dividir as categorias dos riscos ambientais em que a empresa está exposta, sendo assim: Risco químico - produtos químicos utilizados na higienização dos locais de abate e dos equipamentos; produtos e processos químicos utilizados para a produção da carne, como a salga e a defumação. Risco de acidentes - devido ao manuseio de equipamentos perfuro cortantes utilizados no abate e cortes da carne; eletricidade; quedas.

Risco ergonômico - devido ao ritmo excessivo de trabalho, repetitividade das tarefas, levantamento de pesos e posturas inadequadas no trabalho. Ao analisar o frigorífico de abate bovino, identificamos que os postos de trabalhos mobiliários não se encontram de acordo com a nr-36. Os trabalhadores são de estaturas diferentes, com isso, acaba causando postura inadequada e esforço físico intenso, já que não há as adequações exigidas pela nr-36. Estrados, passarelas e plataformas: São utilizados para a adequação da altura no plano de trabalho para atividades realizadas em pé. Não há a presença destes equipamentos na empresa, não estando de acordo com os requisitos exigidos pela nr-36. Manuseio de Produtos: O empregador deve adotar meios técnicos e organizacionais para reduzir os esforços nas atividades de manuseio de produtos, reconhecemos que os trabalhadores se esforçam ao extremo em fazem 18 cortes em 15 segundos, além dos movimentos que são de 80 a 120 por minuto três vezes mais do que o necessário.

Um exemplo de situação, foi a de um trabalhador que precisou de 120 pontos por conta do corte profundo perdendo os movimentos das mãos. Gerenciamento dos riscos: Determina que o empregado coloque em prática uma abordagem planejada estrutura e global da prevenção da saúde do trabalhador. Identificamos que não há um profissional adequado para cuidar da saúde do trabalhador, com isso, o empregador acaba adquirindo problemas que poderiam ser evitados, principalmente por um profissional adequado que faça o gerenciamento de risco para que haja uma prevenção de acidentes na empresa. Também não contém PPRA E PCMSO que deve estar articulados entre si e com as demais normas em particular a nr-17. Organização Temporal do trabalho e das atividades: A instituição de pausas na jornada de trabalho é importante para que o trabalhador se recomponha, não levando- o ao cansaço extremo.

140 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download