Técnica Montessori

Publicado em 19.06.2023 por Juliana N. Tempo de leitura: 4 minutos

O método Montessori é um ensinamento para ser mais exato, um método educacional que foi realmente conceitualizado por Maria Montessori. Isso implica a educação de qualquer criança, com a visão de que a educação precisa estar centrada no eu. A educação no método Montessori consiste em um estilo instrutivo flexível que permite à criança aprender no seu próprio ritmo e nível.

Isso significa que seu filho é responsável pela direção de sua educação e o educador age como um observador normal e guia para a expansão.

As aulas de Montessori são confortáveis e acolhedoras. Eles criam uma atmosfera de calor e prontidão para entender. Os alunos de uma sala de aula de Montessori não são apenas sujeitos a um método educacional certamente não ortodoxo, mas também são os membros da cultura que é difícil de entender para pessoas de fora que não experimentaram exatamente a mesma técnica educacional. Um dos fatores mais vitais da educação montessoriana é a cultura que ela incentiva e também muitos rituais pessoais, culturais e comportamentais formam o corpo com essa cultura. (Cossentino, 2005)

Embora todas as universidades sejam ritualísticas na mãe natureza, como comprovado pelos currículos e similares, os rituais nas universidades de Montessori são pressionados devido à gravidade dos graus de seus rituais. Rituais, por exemplo, um aluno que coloca a mão para que o professor ganhe interesse são exemplos de como esse tipo de ação nas faculdades Montessori vai além de simplesmente rituais de comportamento, mas rituais incluindo o treinamento de seu estilo de vida específico, neste caso uma cultura que envolve paciência e ativamente buscando ajuda. (Cossentino, 2005)

O principal impulso da técnica Montessori envolve a avaliação da pessoa sobre quais aspectos da educação a criança está tendo problemas. Isso acabará sendo derivado de uma grande observação da criança. Depois de avaliar as áreas com as quais a criança apresenta dificuldade, o tutor irá guiá-la através de uma lição pouco a pouco e com muita tolerância. O ensino é individualizado. Mas o ensino é simultâneo na sala de aula.

Um professor pode, por exemplo, informar um aluno usando uma dificuldade após a qual ele ou ele continuam a ensaiar por conta própria ou pessoal, momento em que o professor passará para outro aluno. Deve-se notar aqui que o professor é simplesmente um guia na técnica Montessori. O instrutor orienta-se pelo ambiente e por uma conversa desagradável aos métodos educacionais clássicos. Os alunos descobrem, alcançando o ambiente, o professor bem preparado e, às vezes, perguntando diretamente ao instrutor. (Cossentino, 2005)

O método Montessori, embora não ortodoxo, é benéfico para ajudar a criança em seu desenvolvimento. É necessário que os não-Montessorianos entendam que agora temos muitas lições a serem aprendidas com os modos de uma sala de aula Montessori. Educar a experiência em praticamente qualquer forma de contato educacional deve pensar na cultura em que ela existe. (Cossentino, 2005) Deveria haver um esforço consciente para reconhecer o valor das interações ritualísticas. É realmente com o uso desses rituais que os professores podem treinar e informar os alunos de maneira mais eficaz. Os rituais podem servir mais do que apenas o objetivo de delinear o comportamento apropriado, mas também podem ser usados como um meio de ensinar princípios e crenças que vão além das lições disponíveis.

Analisando a abordagem Montessori, sabe-se a importância de entender as causas das lições ensinadas. Quando você é capaz de identificar o objetivo da lição, novas vias de ensino podem ser descobertas e métodos mais culturalmente adequados podem ser aplicados, métodos que são mais facilmente aplicáveis à cultura e à vida de cada aluno. Ensinar não é apenas dar aulas. Não se trata quase de falar antes de uma aula e fornecer um conjunto de dados. O ensino oferece objetivos e razões. Consequentemente, Cossentino (2005) enfatiza a exigência de monitorar de perto as práticas de instrução e de aprimorá-las para servir mais aos propósitos da educação.

Guia

Cossentino, L. (2005). Ritualizando a experiência: uma perspectiva não montessoriana do método Montessori.

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.