Principais características da economia dos Estados Unidos

Publicado em 14.06.2023 por Juliana N. Tempo de leitura: 4 minutos
onomia dos Estados Unidos é a maior economia do mundo em termos de PIB nominal, que não foi inferior a um quarto do PIB nominal mundial em dólares dos EUA desde o final da Segunda Guerra Mundial. Na paridade do poder de compra, no entanto, os EUA são a segunda economia do mundo depois da economia da China em termos de PIB a partir de 2015, com uma participação de cerca de 15% do PIB global. A economia dos EUA é uma das economias nacionais mais diversificadas do mundo. Ao mesmo tempo, esta economia se distingue pelo alto valor de face da dívida externa no mundo.

O modelo econômico americano é caracterizado por características fundamentais como a globalização dos negócios e a revolução da informação. Globalização de negócios significa a integração do país e suas entidades econômicas na economia mundial. Agora, mais da metade das receitas de grandes corporações dos EUA é criada no exterior: o desenvolvimento do comércio exterior e do investimento estrangeiro adquiriu uma grande importância.

Por sua vez, os EUA também recebem tecnologia estrangeira avançada e bens de investimento; Existem inúmeras filiais e subsidiárias de empresas européias e japonesas no país. Se no final da década de 1970, o comércio exterior fosse devido a cerca de 17% da economia dos EUA, no final da década de 1990, a economia dos EUA por um quarto dependia das exportações.

As posições fortes da política externa dos EUA e a liderança do modelo americano de desenvolvimento econômico determinam a liderança dos EUA no processo de globalização. Nenhum outro país do mundo pode se opor ao modelo de crescimento bem-sucedido dos Estados Unidos.

A revolução da informação é a segunda fonte poderosa de crescimento para a economia dos EUA. O país está experimentando um verdadeiro boom de informação: a tecnologia digital é aprimorada, novas empresas estão constantemente sendo formadas e novas indústrias aparecem. Apenas no Vale do Silício (Califórnia), o coração da tecnologia americana, a cada semana mais de uma dúzia de novas empresas abrem. Isso realmente virou a economia americana. Se até recentemente, a economia do país avançou devido à construção automotiva e residencial, agora as tecnologias de informação são a locomotiva do desenvolvimento. Segundo algumas estimativas, a tecnologia da informação fornece um terço do crescimento econômico total do país. No campo da ciência da computação e tecnologia da informação, os Estados Unidos são os melhores.

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.