O material possui fatores pelos quais podemos analisar a peça (livro, poema, peça, etc.) escrita. Estes ingredientes são; enredo, personagem, estabelecimento, tema, estrutura, ponto de vista, discórdia, dicção, prenúncio e significado (Scholes, 1991) Três deles serão descritos aqui adicionalmente. O plano da literatura é o método que a história deve seguir, a linha da história, a maneira como ela começa, se desenvolve e termina. Fundamentalmente, o enredo nos diz o que acontece na história.
O enredo pode conter uma anotação (cenário e personagens), discórdia (complicações que podem surgir), clímax (momento de crise e também a parte mais importante de qualquer história) e um desfecho (a resolução da imagem, o desenrolar).
Analisando o enredo e os ajustes do enredo, conte-nos toda a história e explique-a. Personagens associados à história; essas são as personalidades da história. Os heróis podem ser típicos (por exemplo, seres humanos, vivendo na terra), seres de ficção científica (por exemplo, alienígenas) ou criaturas extraordinárias extraordinárias (por exemplo,
super-herói ou trolls).
Cada um desses personagens pode ser fictício (inventado) ou real. Os heróis também podem ser humanos, sobrenaturais, mitológicos, animais ou divinos. Nesse caso, há também a 'profundidade' do personagem que está sendo considerado; os tipos de caracteres podem ser circulares (desenvolvidos e complexos), tonificados (sem complexidade) ou não originais. Eles também podem ser dinâmicos (mudanças) ou estáticos (eles não mudam). A pesquisa de materiais dos tipos de personagem é uma análise aprofundada em toda a parte; os personagens são um dos componentes importantes em todos os materiais.
A dicção, a utilização da linguagem, é outro aspecto importante na literatura. Os diálogos refletem os personagens, transmitem pensamentos interiores e fornecem significado às ações. A pesquisa da terminologia e das escutas pode dar a alguém uma grande visão dos tipos de personagens e dos meios da peça literária. Uma peça de literatura não pode ser analisada usando apenas um fator. Para entender os livros, você precisa examinar pelo menos a história e os heróis para poder dar algum significado a uma parte.
Mas rapidamente, haverá questões diferentes como 'tema', 'pontos de vista' e 'simbolismo'. Todos esses fundidos fornecerão uma ótima análise da literatura. A questão-chave que praticamente qualquer analista deve fazer à peça pode ser o "porquê". Isso ajudará no exame e dará entendimento em todos os componentes.
Referências
Scholes, R. (Ed.), Klaus, C. L. (Ed.), Comley, And. R. (Ed.) & Silverman, Meters. (Ed.). (1991). Componentes da literatura: dissertação, ficção, poemas, drama, cinema. Nova York: Oxford University Press, Inc.1