AS ATIVIDADES LÚDICAS DE PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR DE IDOSOS: UM PLANO DE INTERVENÇÃO

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

PROBLEMA 6 1. JUSTIFICATIVA 6 1. OBJETIVOS 8 1. Objetivo Geral 8 1. Objetivos Específicos 8 2 METODOLOGIA 9 2. Palavras-chave: Terceira Idade, Institucionalizados, Habilidades Sociais, Ludicidade. INTRODUÇÃO “Somente os idiotas se lamentam de envelhecer” (Cícero, 44 a. C. Ao longo dos anos, o ser humano tem realizado importantes conquistas sociais e científicas. O avanço da medicina, as novas tecnologias, o processo de urbanização, a reestruturação no saneamento básico de saúde, a preocupação com um estilo de vida cada vez mais saudável, envolvendo uma boa alimentação e a prática de atividades física, têm possibilitado aos indivíduos um aumento na longevidade, diminuindo assim os índices de mortalidade (MIRANDA, MENDES e SILVA, 2016). Assim, faz-se importante compreender como esse repertório pode atuar na vida de idosos acolhidos em instituições destinadas ao cuidado.

O conceito etimológico de lúdico é latino, ludus, que significa “brincar”. Compõem essa estratégia os “os jogos, brinquedos e divertimentos” (SANTOS, 2010, p. Notadamente, diversos estudos na área da educação e psicologia, com públicos de diferentes faixas etárias, têm apontado a eficiência dessa estratégia na aquisição de conhecimento, visão de mundo e desenvolvimento de habilidades relacionais. Para Wadsworth (1984) o jogo obedece a um conjunto de regras sociais, por meio do acesso simbólico a um dado fenômeno. al. Para a (OMS). A população idosa é representada por sujeitos acima de 60 anos, em países desenvolvidos, e nos países em desenvolvimento, a população idosa é representada pela faixa etária de 65 anos ou mais (IBGE, 2011). Devido aos altos índices de crescimento populacional dos idosos, as questões acerca do envelhecimento vêm sendo cada vez mais estudas e pesquisadas.

De acordo com Tavares (2007) o processo do envelhecimento iniciou-se por volta dos séculos XIX em alguns países da Europa Ocidental, estendendo-se nas últimas décadas para os demais países de terceiro mundo, inclusive no Brasil. Objetivo Geral O presente projeto de investigação tem como objetivo geral realizar atividades lúdicas que promovam o bem-estar para a população da terceira idade, a fim de examinar os impactos destas na aquisição de habilidades sociais, potencializando seu bem estar e o maior desempenho em suas interações sociais. Objetivos Específicos • Analisar a literatura disponível sobre o tema; • Avaliar nível de habilidades sociais em idosos de uma instituição de acolhimento; • Propor estratégias que combinem a prática lúdica no ambiente institucional; • Levantar indicadores de melhora na qualidade de vida e bem-estar de idosos.

METODOLOGIA A presente sessão irá discorrer sobre o delineamento metodológico do projeto deste projeto de intervenção, cuja finalidade é examinar os impactos da prática lúdica no desenvolvimento de habilidades sociais em idosos institucionalizados. A fim de atender às exigência éticas da Resolução 196/96, Conselho Nacional De Saúde (BRASIL, 2012), todos os participantes ou responsáveis, bem como o gestor da instituição de acolhimento, assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido-TCLE (ANEXO 1). Além disso, esta pesquisa será submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição de Ensino, a fim de receber parecer favorável, já que não oferece riscos aos participantes envolvidos. Pretende-se inserir a atividade lúdica através da promoção de uma competição com os idosos, dividindo-os em categorias e atividades.

Essa prática terá a definição de um finalista e a congratulação com um prêmio que ainda será definido pela equipe. Na primeira semana serão oferecidos vários tipos de jogos, como uma forma de interação entre eles. Dominó, cartas, caça palavras, jogo da memória, xadrez, uno, entre outros). O trabalho dos estagiários durante esse período será de desenvolver uma maior interação entre os idosos que ocupam o ILPI. Neste local será feito uma estante em MDF, para exposição e armazenamento dos jogos, fotografias e premiações. Este espaço será de grande valia para que, no futuro, outros eventos ou mesmo no cotidiano da instituição, os acolhidos possam recorrer e ter acesso aos jogos. Vale lembrar que serão, inicialmente, disponibilizados: xadrez, dominó e diferentes modelos de quebra cabeças.

Para que haja mais integração entre os idosos, serão disponibilizadas também tintas, com o objetivo de deixarem a sua marca, ou seja, molhando as mãos na tinta e as colocando na estante. Serão distribuídos os prêmios para o primeiro, segundo e terceiro colocados. º Encontro: Nesta semana, será disponibilizado o xadrez. São distribuídas as peças igualmente aos pares, que irão se desafiar. Novamente, vencerá aquele que conseguir marcar mais pontos numa sessão de 30 minutos. Com os resultados obtidos, podemos classificar a pontuação e seus respectivos prêmios. º Encontro: Segunda aplicação do Inventário de Habilidades Sociais (IHS). Importante ressaltar, que em vista das graves denúncias de violência e abuso cometidos contra essa população, a Lei veio como um instrumento cuja finalidade era coibir esse tipo de prática.

Ela objetiva proteger integralmente e facilitar meios de conservação da sua saúde nos diversos aspectos, seja orgânica ou psicoemocional. Ademais, é condição essencial que eles tenham acesso à saúde de qualidade, educação, assistência espiritual, convívio social e familiar, além de trabalho e diversão. A Lei determina que o Estado e a família possuem responsabilidade compartilhada na garantia de direitos a essa população. Apesar dos estudos que estão se desenvolvendo nas diferentes áreas, principalmente a Gerontologia, (campo que investiga as experiências de velhice e envelhecimento em diferentes contextos socioculturais e históricos), ainda há poucos estudos diante da expectativa de vida da população de idosos para os próximos anos, que atualmente correspondem a aproximadamente 8,6% da população do Brasil, com idade em média dos 68 anos e até o ano de 2060 deve quadriplicar, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2011).

Importante destacar que, dentro da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (BRASIL, 2006), a atenção básica é o ponto de partida para os cuidados direcionados a esta parcela da população. Esta se caracteriza como um conjunto de ações que transita perante a prevenção e recuperação da saúde do idoso. O Sistema Único de Saúde estabelece como princípios doutrinários a: a integridade, equidade e universalidade. Isso quer dizer que todo serviço destinado ao cuidado com a população na terceira idade deve se ocupar a promover um trabalho que conceba o sujeito de forma global, justa, sem discriminação de qualquer natureza e a todos. É importante contextualizar esses critérios dentro da presente pesquisa e também no campo de intervenção para que se possa desenvolver melhores resultados com o público desse trabalho.

Levando em consideração esses aspectos, o envelhecimento acaba ganhando um papel de maior relevância no meio social. O idoso atual não dá chances para aparecer somente como alguém que vive para cuidar dos afazeres de casa e de atividades rotineiras, as quais a terceira idade impõe. As atividades lúdicas na terceira idade proporcionam ao idoso uma sensação de bem-estar, de acordo com as limitações físicas e emocionais de cada um. O lúdico na terceira idade tem gerado bons resultados, pois essas atividades proporcionam aos idosos, maior qualidade de vida, aumento da capacidade de trocas com seus pares, sentimentos positivos e melhoras cognitivo-comportamentais. O Conteúdo apresentado nesse trabalho seguiu o embasamento teórico e artigos com informações que contribuíram para elaboração do mesmo, tendo seu objetivo entender o público da terceira idade e como as atividades lúdicas podem beneficia-los de forma que possa contribuir para o desenvolvimento de habilidades sociais, assim como seu lado físico, social, emocional e afetivo.

Nesse diapasão, é importante também definir brevemente o conceito de qualidade de vida, que deve ser compreendido como um propósito de vida, normalmente com impactos em diversos contextos dos sujeitos. Conforme Nobre (1995, p. pode-se destacar algumas categorias na avaliação da qualidade de vida dos indivíduos: “mobilidade física, o repouso, as funções cognitivas, a satisfação sexual, o comunicar-se, o alimentar-se, a reserva energética, a presença de dor, o comportamento emocional, as atividades recreativas, as atividades de trabalho, as atividades domésticas e os relacionamentos sociais”. Carneiro et al (2007) examinaram a relação entre habilidades sociais e a qualidade de vida de idosos. Além disso, os autores investigaram como esses fatores influenciam a percepção de apoio social e sintomas depressivos nessa população.

Importante destacar que “as instituições basicamente só levam em conta as necessidades biológicas dos indivíduos, esquecendo as necessidades de assistência sócio-cultural” (CARNEIRO et al, 2007, p. Por fim, o estudo confirmou sua hipótese de que as habilidades sociais têm impacto direto sobre a qualidade de vida do grupo analisado. Destarte, baixos escores responsivos em habilidades sociais podem ser um indicador de vulnerabilidade para essa população. Santos, Silva e Rego (2016) buscaram realizar um estudo comparativo entre a competência para compreender conteúdos relacionados à saúde, por meio de jogos lúdicos. Os autores, assim, esclarecem que: A autopercepção de desempenho nos jogos educativos tem caráter subjetivo, pois cada um se percebe de um modo diferente, e pode sofrer influencia de fatores como humor e pressão social25.

Os idosos ativos demonstram que a saúde é um estado de sincronia e bem estar emocional e mental e podem ser cultivados em qualquer idade. Procuram estímulos a fim de não serem excluídos da força de trabalho, do convívio social, na redescoberta de sua sexualidade, aumentando sua autoestima. A partir da revisão inicial da bibliografia disponível, percebeu-se que o número de investigações sobre a terceira idade vem sendo expandido nos últimos anos, proporcionalmente às necessidades de maior conhecimento técnico-científico para esse grupo. Contudo, percebeu-se que são poucos os trabalhos que abordem habilidades sociais e melhoria da qualidade de vida de idosos em instituições de longa permanência. O objetivo desse estudo foi apresentar o roteiro e referencial teórico que serão os fundamentos para o projeto de intervenção, aplicado na segunda etapa desta pesquisa.

Confidencialidade Todos os dados recolhidos permanecerão confidenciais. Será garantido o sigilo de sua identificação, sendo assim, em nenhum momento seu nome será divulgado, nem mesmo nas publicações que possam resultar deste estudo. Daremos um nome fictício a cada entrevistado. Somente o pesquisador principal, seu orientador ou seu assistente de pesquisa, terão acesso à lista dos participantes e aos nomes fictícios. Acesso aos resultados O senhor/a poderá ter acesso aos resultados da pesquisa antes que eles sejam publicados, fazendo um pedido ao pesquisador responsável. gerontol.   Rio de Janeiro ,  v.  n.  p.   Available from <http://www. P. Gerk-Carneiro,E. Psychometric qualities of a Social Skills Inventory (IHS): a study of its temporal stability and concomitant validity. Estud. Psicol. de 19 de outubro de 2006. Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa – PNSI, 2006.

CARNEIRO, Rachel Shimba et al. Qualidade de vida, apoio social e depressão em idosos: relação com habilidades sociais.  Psicol.   CHEIK. N. C; REIS. I. T; HEREDIA. f; Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Brasília 2003 Disponível em: file:///C:/Users/casa/Desktop/Depress%C3%A3o/509-1709-1-PB. pdf Acesso em: 30 abr. DEL PRETTE, A. DEL PRETTE, Z. A. pdf. Acesso em: 30 abr. FRIEDMANN, A. Brincar, crescer e aprender: o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Características da população e dos domicílios: resultados do universo. Rio de Janeiro: IBGE, 2011. MINAYO, M. G. SILVA, A. L. A. Population aging in Brazil: current and future social challenges and consequences. C. Depressão em idosos: Análise do processo diagnostico na estratégia de saúde da família em Balneário Camboriú, SC.

Dissertação (Mestrado Saúde Pública) Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Saúde Florianópolis, 2008. Disponível em: https://repositorio. ufsc. PEREIRA, L. S. M. O Desempenho de idosos institucionalizados com alterações cognitivas em atividades de vida diária e mobilidade: estudo piloto. Revista Brasileira de Fisioterapia, Belo Horizonte Vol. ufg. br/fen/article/view/948/1161>. Acesso em: 02 dez. PLONER, KS. et al. enero-marzo, 2014, pp. Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil. ROTHER, Edna Terezinha. Revisão sistemática X revisão narrativa.  Acta paul.   SANTOS, E. A. C. O lúdico no processo ensino-aprendizagem. Dissertação (Mestrado), 2010. org/10. ijhe2016004. TAVARES. L. Estimulação em idosos institucionalizados: efeitos da prática de atividades cognitivas e atividades físicas. ba. gov. br/pdf/OS_PRINCIPIOS_DO_SUS.

pdf>. Acesso em: 13 dez. Disponível em: http://www. ebooksbrasil. org/adobeebook/depressaocma. pdf Acesso em: 30 abr. WADSWORTH, B.

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