Música e Mudança Religiosa no Renascimento

Publicado em 14.06.2023 por Juliana N. Tempo de leitura: 4 minutos
cute;sica renascentista é uma música da Europa que foi escrita por volta do ano 1400-1600. O Renascimento mudou completamente a vida da Europa e influenciou culturas de muitos países. Ele também levou a grandes mudanças nos estilos de composição, métodos de divulgação musical, novos gêneros musicais e o desenvolvimento de instrumentos musicais. O Renascimento foi obviamente um dos períodos mais importantes da história da humanidade. Desta vez é famosa por suas melhorias na cultura e na ciência e um progresso muito grande.

Durante esse período, a música mais difundida foi a música composta para uso pela igreja. No final do século XVI, no entanto, o clientelismo era comum entre muitas áreas. Compositores tentam criar novas músicas e ganhar algum dinheiro para jogar com pessoas ricas.

No início do século XV, os compositores ingleses e do norte da Europa eram muito populares. O mais importante e famoso deles foi Guillaume Du Fay, que compôs elementos musicais que incluíam motetes e missas para os serviços da igreja e da capela. Muitas de suas grandes estruturas musicais foram baseadas no canto gregoriano existente. Du Fay compôs músicas absolutamente novas e preparou o palco para as próximas gerações de compositores da Renascença. Compositores da época puderam obter algum dinheiro da Igreja Católica, igrejas e tribunais protestantes, amadores ricos e impressão de música. Muito lentamente, os compositores começaram a criar uma nova música que era diferente da música medieval.

Por volta de 1500, a música de arte européia era dominada por compositores franco-flamengos, o mais proeminente dos quais era Josquin des, Prez. Ele viajou muito por toda a Europa, trabalhando para vários patronos. A troca de idéias musicais entre os Países Baixos, França e Itália levou ao que poderia ser considerado um estilo internacional europeu.

Com o começo do décimo sexto século, uma tecnologia musical desenvolveu dramaticamente e muitos instrumentos musicais novos foram introduzidos. As publicações de Petrucci e outros forneceram a estes músicos pela primeira vez com música notada e isso foi algum tipo de revolução no mundo da música. A Reforma e a Contra-Reforma afetaram diretamente a polifonia sagrada e os protestantes e a música católica tornaram-se diferentes.

Então o Renascimento foi um grande momento para a humanidade e a música. Podemos ver mudanças religiosas significativas na Europa durante esse período. A música mudou assim como a religião.

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.