Ensaio de "Morte de Marat" (1793), de Jacques-Louis David

Publicado em 18.06.2023 por Juliana N. Tempo de leitura: 4 minutos

Jacques-Louis David analisou a pintura em Roma, na qual ele conseguiu absorver o espírito clássico da Roma Antiga Antiga (Fleming, 1995, p. 496). Ele foi inspirado por filósofos do Iluminismo como Diderot e, a partir deles, esse indivíduo desenvolveu o conceito de que as pinturas realmente deveriam ter uma mensagem que aponta para política e / ou ação interpessoal (Fleming, 1995, g. 496). Como parte da burguesia, David estava pessoalmente ligado a muitos eventos inovadores: organizou um festival do povo (14 de julho de 1790), projetou materiais de divulgação pertencentes aos jacobinos, votou a favor da execução de Luís XVI e assinou um contrato pedidos para mais de 300 pessoas (Boston College ou universidade, 2006).

David, nesse caso, foi posicionado exclusivamente para misturar ideais antigos, pensamento iluminista e princípios inovadores em suas pinturas. O interesse pelos valores clássicos no final dos dezoito cem anos surgiu de dois recursos: a descoberta de Herculano e Pompéia e o aumento da popularidade de ideais inovadores. Em particular, a República Romana encarnava um espírito de coragem, independência e concorrentes à autocracia que ressoavam com os revolucionários do século XVIII na Inglaterra e nos Estados Unidos da América (Anonymous e.

d. ) Para os intérpretes, essas idéias neoclássicas surgiram no início da busca por novos assuntos. Anteriormente, a maioria dos artistas pintava cenas religiosas, mitológicas ou significativas (Anonymous, n. D.). Em termos de assunto, "The Fatality of Marat" de David é neoclássico no sentido de que a cena não pode ter características religiosas, mitológicas ou alegóricas. De fato, o assunto é uma figura contemporânea - Jean-Paul Marat.

A escolha de Marat confirma os ideais revolucionários associados ao neoclassicismo, pois Marat era um líder dominante da Revolução Francesa, que foi exterminada por Charlotte agora Corday, membro dos concorrentes (Anonymous, n. d.). As simpatias de Davi claramente estavam com a Tendência, como ele retratou Marat como um mártir (Anonymous, n. Deb.). A posição de Marat na banheira, entre os materiais necessários para o trabalho (papel, pena, tinta), requer alguma explicação. Como sofria de uma doença de pele, Marat passou um grande número de horas trabalhando em seu banho (Universidade de Boston, 2006).

David pintou a pintura logo após o assassinato de Marat em 13 de julho de 1793. Originalmente solicitado pela Tradição para pintar o retrato da família de Marat no momento de sua morte, David optou por apresentar um retrato idealizado ao homem, em vez de uma interpretação autêntica. do corpo humano em rápida decomposição (Boston School, 2006). David ficou derrotado de emoção com esse tipo de pedido da Convenção, porque Marat tinha sido seu bom amigo e aliado número um (Annenberg, in. D.). Essa obra de arte funciona quase como um romance de investigador particular: todas as pistas necessárias para resolver a verdade estão presentes na imagem.

Os ferimentos de Marat são proeminentes, existem talheres ensanguentados no chão, e o papel na mão esquerda de Marat é um aviso que o assassino lhe deu pouco antes de o esfaquear (Annenberg, n. d.). Embora eu não conhecesse as dimensões do fundo na parte de trás do retrato de família, fui instantaneamente atraído por essa pintura como resultado de serena, mas dolorosa, aparecer no rosto do sujeito. Fiquei intrigado com o fato de que esse problema parece estar descansando inicialmente por sua operação. Foi só quando notei a cor vermelha que percebi que esse problema era perda de sangue.

As manchas avermelhadas dentro do papel dentro da mão esquerda do sujeito parecem mostrar que esse indivíduo colocou a mão sobre suas feridas antes de retomar seu papel. Essa cor contrasta nitidamente ao usar toalhas de banho brancas. A faca parece ser uma reflexão tardia, jogada de lado pelo assassino. , e sem conhecer as informações por trás da pintura, o espectador pode ficar com um grande número de preocupações não respondidas. Quem é esse Marat que certamente é mencionado na mesa ao lado do chuveiro e cujo nome aparece no linho do jornal na mão esquerda do sujeito? Em outras palavras, esta obra de arte despertou minha própria curiosidade em aprender mais sobre a história marcante por trás da pintura.

Imagem :? Fontes Annenberg Multimedia (n. M.). Habilidade do, a burca: Uma Era da Razão, Uma Era do Entusiasmo. Recuperado em 11 de maio de 2010 em http: // www. aluno. org / vod / vod_window. html? pid = 233. Anônimo (n. D.). Palestra: Iluminação e a Era Romântica. Reunido em 14 de maio de 2010 por http: // www. Stockton. edu / ~ fergusoc / romântico / romântico. htm Boston School (2006).Jacques-Louis David: A morte de Marat. Recuperado em 14 de maio de 2010 em http: // www. bc. edu / bc_org / avp / cas / his / CoreArt / art / neocl_dav_marat. código html Fleming, W. (1995). Arte e Sugestões. Nona cópia. Fort Really worth: Harcourt Support College Publishers.

Um particular

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.