Moby Dick e as Demandas de uma Fé Forte

Publicado em 14.06.2023 por Juliana N. Tempo de leitura: 4 minutos
>Herman Melville reconhecido como um clássico da literatura, e seu romance Moby Dick ou The White Whale é o maior romance americano do século XIX.

A narração do romance é conduzida em nome do marinheiro americano Ishmael, que viajou no navio baleeiro Pequod, cujo capitão é Acabe (uma referência à bíblica Ahab). Acabe é obcecado por se vingar da gigante baleia branca, matadora de caçadores de baleias, conhecida como Moby Dick (durante a viagem anterior por culpa da baleia, Acabe perdeu a perna e desde então o capitão usa prótese).Moby Dick é um romance filosófico. O material para reflexão filosófica e conclusões em Moby Dick são fatos, eventos, reviravoltas e personagens pertencentes às esferas marinha, baleeira e social do romance. Filosofia cresce através de todos os elementos da narrativa, unindo-os e dando-lhes a unidade necessária. Melville está interessado em epistemologia e ética. Há muitos apartes sarcásticos sobre as escolas filosóficas.

Desde o início, existe uma atmosfera particular de vida marinha no romance. Tudo começa a viver de acordo com a vida marinha - religião, igreja e escritura. O navio Pequod com sua equipe internacional é um símbolo de paz e humanidade. O livro de Jonas na boca do pregador começa a soar como uma lenda do marinheiro americano.

A pequod é uma incorporação simbólica da América internacional. O destino do Pequod está nas mãos de três New England Quakers - o capitão Ahab, seu primeiro companheiro Starbuck, e Bildad, o proprietário do navio. Bildad é um velho forte que lê a Bíblia. Ele cita isso, mas ao mesmo tempo ele é muito mesquinho.

Starbuck é um baleeiro experiente e habilidoso. Sua religião é humana. Acabe é misterioso e incompreensível como todo o futuro. Ele vai para o seu objetivo sem confundir a si mesmo e aos outros por preceitos cristãos.

O objetivo de qualquer religião é desenvolver um eu interior. As demandas por forte fé foram materializadas no romance. Uma fé forte exige isolamento. Todo o romance é tecido com o tema do isolamento religioso.

O capitão Ahab está sempre isolado, seja por vontade própria, ficando no quarto a bordo do Pequod ou porque sua fé o isola da família.

Father Mapple é um verdadeiro crente. Ele se isola toda vez que fala com Deus, provando que o isolamento é a única maneira de se comunicar com Deus.

A única maneira de ser fiel à religião e ter uma forte fé é isolar-se da comunidade, o que Starbuck não consegue fazer, o que mostra que ele é um personagem mais fraco. Portanto, uma fé forte exige isolamento de qualquer comunidade.

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.