Introdução a Engenharia da Qualidade

Tipo de documento:Resenha

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

Sendo assim, a quantidade de falhas, de desperdício e de acidentes do trabalho passou a ser elevada, devido o precário desenvolvimento das técnicas administrativas. A crescente concorrência, o avanço das mudanças tecnológicas, a redução do tempo de vida dos produtos e as grandes exigências dos consumidores fazem com que as empresas tenham mais agilidade, produtividade e boa qualidade que precisam necessariamente da eficiência e eficácia dos produtos. Desta forma, surgiu a necessidade de organizar as indústrias dando-lhe uma organização necessária, melhorando a sua eficiência, produtividade e qualidade. As empresas criaram os Departamentos de Controle da Qualidade e o aperfeiçoamento das técnicas de inspeção, depois passou a surgir cada vez mais, estudos para identificar fatores que influenciam na produtividade, foi durante a década de XX criado por Walter Shewhart que surgiu os primeiros inícios dos conceitos básicos da Engenharia da Qualidade.

Ele introduziu, então, os conceitos de controle estatístico de processos e de ciclo de melhoria contínua. Juran (1904), sugeriu que, para obter qualidade precisaria seguir três etapas distintas, planejamento, controle e melhoria. Ele define a qualidade como a "adequação ao uso" do produto ou serviço e atribui grande importância à evolução contínua da qualidade. A melhoria contínua analisa minuciosamente os trabalhos e resultados de uma operação, o seu processo permite levar as empresas para estágios de maior desempenho e sustentabilidade. Uma das formas mais indicadas de realizar a melhoria contínua é através do ciclo PDCA, de planejar, fazer, checar, e agir, seguindo a sequência de modo que a solução dos problemas são observados operacionalizando um ciclo.

O PDCA ocorre de forma cíclica para melhorar os resultados, é um processo iterativo através do qual as melhorias são implementadas a um processo qualquer. A Gestão da qualidade visa apontar causas raiz e determinar ações de melhoria contínua, buscando eficiência e bom desempenho das atividades. A gestão e os método de controle tornam o processo mais preciso, a fim de que as informações compartilhadas entre os setores seja eficaz, diminuindo falhas de comunicação e erros, que geralmente ocorrem pela falta de controle em alguma etapa em que o produto se encontra. Inserido na Gestão da qualidade, encontra-se a Gestão da Qualidade Total (GQT) que possui como objetivo: diminuição de erros, foco no cliente, decisões baseadas em dados, a solução de problemas, e trabalho em equipe em toda a organização.

Gestão da Qualidade é definida como o conjunto de ações adotadas para se obter características do produto ou serviço capazes de satisfazer as necessidades e expectativas do cliente. A gestão da qualidade consolida a engenharia da qualidade e ela pode ser denominada como um conjunto de procedimentos que buscam orientar as ações das pessoas de uma organização, com a intenção de obter a melhoria contínua da qualidade dos produtos, serviços, processos e da qualidade de vida na organização, buscando sempre a prevenção. Breve história da engenharia da qualidade. Disponível em: http://www. belins. eng. br/ac01/papers/asleg04.

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