A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO FUTEBOL AMADOR

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

O futebol amador, assim como outras práticas de lazer, desempenha um papel social e cultural. Dessa forma, entender que apesar do discurso de busca do futebol amador como forma de lazer verifica uma forte influência de valores de esporte performance e também valores relacionados ao mundo do trabalho. Palavras chaves: Esporte , Educação Física , Esporte Amador. Abstract: Sport in Brazil today is one of the most democratic manifestations. In this context, soccer is portrayed as the sport most practiced by Brazilians, assuming the state of local culture in the country. Em seguida, organizado e regulamentado pela então estabelecida Football Association, em 26 de outubro de 1863 em Londres (OLIVEIRA, 2012). Segundo Ferreira (2009, p. o futebol pode ser entendido como “uma modalidade esportiva disputada por duas equipes de 11 jogadores cada, com uma bola de couro, em campo com um gol em cada ponta.

a partida dura 90 minutos, leva cerca de 60 tiros com duração de 2 a 4 segundos, 50 mudanças de direção e inúmeros saltos. Ao jogar futebol, a intensidade do exercício pode ser indicada pela área total percorrida por cada atleta durante a partida (BANGSBOO, 1991; REILLY, 1996; REILLY, 1994). É a arte de conviver com parceiros (vizinhos, compradores) que estão ligados a você pelo fato concreto, mais importante da proximidade e da repetibilidade. O exemplo da maioria dos times de futebol amador nas cidades mostra como os clubes esportivos sociais, por meio do futebol, ocupam um lugar importante nos bairros. Assim, tanto os distritos quanto os clubes, longe de serem espaços harmoniosos e idealizados, também são constituídos por relações de poder. Além de atuar por meio de afiliação, identificando seus associados entre si e com sua vizinhança, os clubes de futebol atuam como catalisadores que concentram e recriam as amizades, os códigos e os conflitos que varrem as ruas.

Graças à capacidade de reunir e interagir com os habitantes, torna-se um agente de sociabilidade, um local de criação de sentimentos e valores, um espaço de gestão da competição, das diferenças e tensões inerentes a cada bairro. Nesse contexto de crises das práticas de socialização, o futebol de bairro atua como uma intervenção política que se contrapõe aos discursos das tiranias da intimidade. Ortega, (2000) apud Rigo (2007) é outro autor que condena a crescente desqualificação das práticas sociais e dos espaços públicos. O mesmo autor alerta para a importância de restaurar o sentido social e político da amizade. Para ele, a amizade é uma alternativa às velhas e rígidas formas de relações institucionalizadas, mas também uma saída para o dilema entre a saturação das relações decorrente da dinâmica da modernidade e a ameaçadora solidão.

Ao assinar antigos contratos e (re) inventar novas formas de sociabilidade, entendemos que o futebol de bairro, assim como outras atividades de lazer afins, desempenha um papel social e cultural estratégico para pensarmos em uma nova política de amizade. essa definição e conceito de Educação Física, contribui de forma incisiva no desenvolvimento das pessoas. A Educação Física pode contribuir para a autodisciplina, fortalecer a saúde, desenvolver os valores estéticos, os valores cooperativos, o raciocínio e a presteza mental, sem esquecer que a ela cabe também o estudo da fisiologia, a anatomia, das técnicas, da história, etc. Enfim, ela compõe o conjunto das disciplinas escolares e cumprirá o seu papel quanto mais conseguir tornar-se Educação Física.

Uma visão da sociedade e suas possibilidades motoras e psíquicas enquanto ser social; Entre outros temas, a Educação Física permite ao ser humano sua inserção na comunidade, construção e reelaboração de saberes e metodologias e uma promoção da vida como princípio motivador das aulas e de suas abordagens teórica e metodológicas. Dessa forma, o profissional de Educação Física tem um amplo campo para a sua atuação. A educação física existe e se mantém na sociedade dos aprendentes com esse caráter: promover o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas das pessoas. Santos (2011) destaca o futebol como um dos esportes mais populares do mundo, atraindo milhões de jogadores e espectadores em todas as faixas etárias.

Por esse motivo, muitas das pesquisas atuais que abrangem a biomecânica e o futebol têm se concentrado nos fundamentos do chute. Politis (2018) afirma que o futebol é um esporte muito prejudicial, com uma vantagem significativa nos membros inferiores. Mesmo com exercícios resistidos, a incidência de lesões é alta, mas é possível curar ou mesmo prevenir com um programa de treinamento especial para o atleta e a correta instrução de exercícios. Ao contrário da pesquisa qualitativa, os resultados da pesquisa quantitativa podem ser quantificados. Como as amostras são geralmente grandes e consideradas representativas da população, os resultados são tomados como se fossem uma imagem real de toda a população pesquisada. A pesquisa quantitativa se concentra na objetividade. FONSECA, 2002, p. Um estudo de caso pode ser caracterizado como o estudo de uma entidade bem definida, como um programa, instituição, sistema educacional, pessoa ou unidade social.

CONSIDERAÇÕES FINAIS O objetivo do estudo foi mostrar as consequências da prática do futebol amador em relação às lesões, nas quais a necessidade da educação física profissional torna-se imprescindível, e instruções corretas para a realização de exercícios são necessárias para um atleta amador, principalmente nos esportes de grande importância. e que exigem do atleta força e resistência, assim como no futebol. O futebol amador, assim como o futebol profissional, exige que o jogador faça todo o esforço combinado com o treinamento de força para prevenir lesões, fortalecer e manter a forma. REFERÊNCIAS ASSMANN,Hugo. Reencantar a Educação:rumo à sociedade aprendente. p 97-105, 1. BETTI,Mauro. A janela de vidro:Esporte,Televisão e Educação Física.

Campinas:Papirus:1998. CHAVEIRO, E. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. A educação e formação técnico-profissional frente à globalização excludente e o desemprego estrutural. In: Silva, F. M. org. Treinamento desportivo: aplicações e implicações. João Pessoa: Editora Universitária/ UFPB. Acesso em agosto de 2022. REILLY, T. Energetics of high-intensity exercise (soccer) with particular reference to fatigue. Journal of Sports Sciences, London, v. p. The medical aspects of soccer injury epidemiology. Am J Sports Med.

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