AS ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA A MANUTENÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS NO MERCADO NACIONAL

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

Utilizando a palavra-chave gestão da qualidade foram encontradas cento e vinte e quatro publicações sobre o assunto. Utilizando as palavras chaves gestão da qualidade e estratégias, gestão da qualidade e empresas brasileiras, gestão da qualidade e mercado nacional e gestão da qualidade e sobrevivência das empresas não foram encontradas publicações. Como é possível identificar, nos referidos artigos não foram encontradas reflexões quanto ao referido tema de pesquisa. Sendo assim, a proposta desta pesquisa tem a intenção de contribuir com novos conhecimentos para a comunidade acadêmica e científica. Bem como, o tema de pesquisa possui a relevância social devido às demandas atuais impostas pelo mercado cada vez mais competitivo e com clientes mais exigentes que buscam o melhor preço e qualidade.

Os autores Junior et al. diferenciam a definição de qualidade comumente utilizada da definição mais apropriada, conceituando também a gestão da qualidade: Atualmente, a gestão da qualidade abrange uma visão macro da existência humana, influenciando modos de pensar e de agir. Qualidade não significa apenas o controle da produção, a qualidade intrínseca de bens e serviços, o uso de ferramentas e métodos de gestão, ou a assistência técnica adequada. Num sentido mais amplo, o conceito de qualidade total ou de gestão da qualidade passou a significar modelo de gerenciamento que busca a eficiência e a eficácia organizacionais (JUNIOR, et al, 2008, p. Hoje a qualidade está ligada as demandas requeridas pelos clientes. Deming desenvolveu umas principais ideias sobre a qualidade chamada de constância de propósitos relacionada a motivação dos colaboradores.

Os pontos principais de sua filosofia são: ´´os atributos de liderança, obtenção do conhecimento, aplicação de metodologias estatísticas, compreensão e utilização das fontes de variação e perpetuação do ciclo de melhoria contínua da qualidade``. JUNIOR et al, 2008, p. O autor Juran foi pioneiro ao aplicar conceitos da qualidade a estratégia empresarial. Juran definiu três pontos principais da gestão da qualidade denominados de trilogia Juran: planejamento, controle e melhoria. Não é um esforço temporário, mas algo que se faz sempre, ou seja: a Gestão da Qualidade é, antes de tudo, uma característica que identifica a organização e, por isso, confunde-se com ela. Só poderia, assim, ser ampla e permanente. Desta forma, para ser reconhecida como uma empresa que tem produtos e serviços de qualidade, isto é, que tem um processo de gestão da qualidade eficaz e eficiente, a empresa precisa seguir alguns parâmetros.

Segundo a Person Education do Brasil (2011) existem algumas normas referentes a princípios e requisitos para a gestão da qualidade que compõem as normas da família ISO 9000, criadas por uma instituição internacional, contendo associações e entidades de diversos países. O objetivo dessas normas é criar padrões universais para produtos, serviços e sistemas. Hoje as empresas têm duas opções distintas: produzir com qualidade ou prejudicar a sua sobrevivência. A partir disso, a gestão da qualidade passou ser usada como estratégia das organizações. Deste modo, a Gestão da Produção passou a fazer parte da Gestão da Qualidade. Relacionando este tema Gestão da qualidade com as empresas brasileiras, Alves (2011) afirma que as empresas nacionais estão procurando se adaptar e sobreviver a nova conjuntura nacional e internacional como a exigência dos mercados.

As empresas estão buscando melhorar a sua produção, voltando sua atenção para as consequências e otimização dos resultados (ALVES, 2011). Na coleta de dados serão consultadas publicações científicas dos últimos cinco anos das Bases de dados Scielo e Redalyc e livros de autores de referência na área. Optou-se por utilizar como procedimentos na coleta de dados os tipos de leitura segundo Gil (2002): leitura exploratória para a verificação da relevância da obra para o estudo, leitura seletiva visando o levantamento de dados que respondam o problema de pesquisa, leitura analítica para obtenção de respostas e leitura interpretativa que consiste na relação das afirmações dos autores com o problema e suas soluções. Na sequência, os dados coletados serão apresentados por meio da descrição das principais características associadas a pesquisa em questão.

Por fim, os resultados serão discutidos na sua relação com a literatura. REFERÊNCIAS ALVES, F. C. Liderança e gestão da qualidade – um estudo correlacional entre estilos de liderança e princípios da gestão da qualidade.  Gest. Prod. São Carlos, v. S. LEHFELD. Fundamentos de Metodologia científica. ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.   Disponível em <http://www. scielo. br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132006000100010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 24 outubro 2017. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008. LAGE, L. C. HEINSKI, R. M.   Disponível em <http://www. scielo. br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132011000400014&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 24 outubro 2017. FILHO, F. L. F. Inovação como fator de vantagem competitiva nas empresas. In: 8º FOCIEST- Foro de Iniciação Cientifica do Centro Universitário Tupy.

Prod.  São Carlos, 2017.   Disponível em <http://www. scielo. br/scielo. scielo. br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132006000200012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 24 outubro 2017.   SILVA, R. edu. br/pesquisa/arquivos/Artigo_GESTAO_DA_QUALIDADE. pdf> Acesso em 02 setembro 2017.

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