A ATIVIDADE FISICA COMO PROPOSTA DE PROMOÇÃO A SAÚDE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMILIA NO MUNICIPIO DE CATAS ALTAS

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

Estimular a pratica da atividade física dentro da nossa área de atuação na ESF é um desafio no âmbito da saúde publica. Apesar das dificuldades existentes para sua implantação da presente proposta, os resultados certamente virão. Nesse sentido é que precisamos criar espaços, estratégias e desenvolver ações para promoção da saúde da população de Catas Altas Descritores: promoção da saúde: atividade física: saúde da família. ABSTRACT This study aimed to develop a proposal for a targeted intervention to create a space for the practice of physical activity within the area covered by the Family Health Teams for High-Catas MG. Após the situational diagnosis made ​​in the city found-that among the problems raised by users was the lack of a suitable place to practice the activity física.

Passou a ser considerado como uma reestruturação do Sistema Único de Saúde (SUS) dentro da atenção primaria. Tem como pressuposto as diretrizes do SUS, adscrição da clientela, o acolhimento como porta de entrada do usuário, o vinculo, a integralidade das praticas, trabalho em equipe interdisciplinar, incentivo a participação popular, visita domiciliar. Durante o desenvolvimento do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF) compreendemos a necessidade da Educação Permanente em Saúde como uma das estratégias de reorganização do SUS, que tem como finalidade a melhoria de vida da população brasileira. Após minha graduação em Enfermagem e posterior inserção como Enfermeiro da Equipe de saúde da Família, encontrei na especialização da Universidade Federal de Minas Gerais não só uma forma de atualização, ou para responder as necessidades exigidas pelo mercado de trabalho, e sim a busca do conhecimento a partir da identificação e da necessidade de resolução de problemas vivenciados no ambiente profissional.

A proposta de intervenção surge a partir do diagnóstico situacional da cidade de Catas Altas-MG, em exigência a atividade do módulo Planejamento e Avaliação das Ações de Saúde, do qual surgiram os principais problemas levantados pelos informantes-chaves, entre eles a falta de um local adequado para pratica de atividades físicas. Objetivos 2. Objetivo Geral • Propor a criação de um espaço para pratica de atividades físicas dentro da área de abrangência das equipes de Saúde da Família do Município de Catas Altas-MG, com enfoque na pratica das atividades físicas, visando à prevenção e redução de agravos e a melhoria da qualidade de vida dessa população. Objetivos específicos • Utilizar a pratica da atividade física regular como forma de intervenção na prevenção das doenças crônicas não Transmissíveis • Identificar benefícios advindos da pratica das atividades corporais/atividade física pelo adulto • Tornar as pessoas adultas mais ativas fisicamente, diminuindo o sedentarismo entre elas 3 Metodologia Este estudo refere-se a uma proposta de intervenção direcionada aos usuários das equipes de saúde de Catas Altas-MG a fim de criar um local adequado para pratica de atividades corporais/físicas, com intuito de favorecer a promoção a saúde.

Após o diagnóstico situacional realizado no município, constatou-se que entre os problemas levantados pelos usuários estava a falta de um local adequado para pratica da atividade física. Tomando como referência o levantamento efetuado, buscou-se na literatura subsidio para tal proposta. Entende-se, portanto que a promoção a saúde é uma estratégia de articulação transversal na qual se conferem visibilidade aos fatores que colocam em risco a saúde da população e as diferenças entre necessidades, territórios e cultura presentes em nosso país, visando à criação de mecanismos que diminuam as situações de vulnerabilidade, defendam radicalmente a equidade e incorporem a participação popular e o controle social na gestão das políticas públicas. BRASIL, 2006) A primeira Conferencia Internacional de Promoção a Saúde, organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), realizada em Ottawa, Canadá (1986) definiu a promoção a saúde como o processo a partir do qual as pessoas são capacitadas para atuar na melhoria da sua saúde e qualidade de vida.

Nessa perspectiva o sujeito se torna mais ativo na construção do seu processo de saúde. As diversas conceituações disponíveis, assim como a pratica da promoção da saúde, podem ser reunidas em dois grandes grupos (Suthreland & Fulton,1992). No primeiro, a promoção a saúde consiste nas atividades dirigidas centralmente a transformação dos comportamentos dos indivíduos, focando nos seus estilos de vida e localizando-os no seio das famílias e, no máximo, no ambiente das “culturas” da comunidade que se encontram. BRASIL,2011) Além disso, apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre, com maior proporção nos homens (18,5%) em relação às mulheres (12%). A Organização Mundial de Saúde recomenda a pratica de 30 minutos de atividade física, em cinco ou mais dia na semana.

Entre os múltiplos efeitos benéficos proporcionados pela atividade física regular pode-se citar, entre os principais, a redução da gordura corporal devido ao maior gasto calórico, aumento da sensibilidade das células à insulina, diminuição dos níveis de pressão sistólica e diastólica, fortalecimento do sistema imunológico e incentivo a mudanças de outros hábitos de vida. O lazer os momentos de descontração e a pratica das atividades físicas podem proporcionar o relaxamento do corpo e da mente, melhora do aspecto biológico/fisiológico e a melhora do estresse e da tensão vividos no dia-a-dia. É nesse contexto que a pratica regular de atividades físicas incentivadas pelas ESF surge como uma estratégia capaz de interferir no processo saúde-doença das pessoas.

Com base na proposta das Cidades saudáveis, surgida em 1978 em Toronto, Canadá, algumas cidades brasileiras tiveram a iniciativa de desenvolver programas de promoção de atividade física, enfocando o aumento do nível de atividade física da população e a ampliação do conhecimento sobre os benefícios da sua pratica. No Brasil, a recém-aprovada Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) inclui a promoção de atividades físicas na agenda nacional. A Portaria 2608, de 28 de dezembro de 2005, destina recursos a todos os estados da federação para investimentos em projetos locais de incentivo à atividade física. Os estudos sobre a influência do ambiente físico na adesão ao exercício demonstram que o acesso a instalações é uma variável ambiental que interfere na escolha da pessoa em se exercitar.

A riqueza na oferta de instalações para a prática do exercício, além de servir de estimulo visual, chamando a atenção das pessoas para a questão da pratica do exercício, reduz barreiras físicas e psicológicas associadas ao exercício, uma vez que a proximidade do local para a prática diminui o tempo de deslocamento da pessoa. Propostas de intervenção A proposta central de intervenção é usar o Ginásio Poliesportivo Municipal de Catas Altas, localizado na área central da cidade. Tal escolha se deve ao fato de se tratar de um local bem iluminado, ventilado, com cobertura, estrutura de sanitários, bebedouros e vestiários para uso dos participantes. A área a ser usada possui um espaço externo que se torna possível a realização de ginástica funcional com a instalação de equipamentos específicos para esse determinado fim, que tem por objetivo o bem-estar e o condicionamento físico geral e especialmente o aumento da força muscular, sendo uma atividade propicia para toda pessoa adulta, por proporcionar mudanças no comportamento, perante as situações do cotidiano.

Para criação de um espaço para pratica de atividade física serão necessários os seguintes recursos: Insumos • Implementadores: Secretaria Municipal de Saúde, Equipes de Saúde da Família • Recursos Humanos: Integrantes das Equipes de Saúde da Família, Educador Físico, Acadêmicos/Estagiários de Enfermagem. • Investimentos: Recursos municipais, repasses federais através de editais de projetos, buscar junto as iniciativa privada verbas para o programa. VITORIO, 2010). Nos últimos anos, a prática da atividade física para a melhoria da qualidade de vida tem sido apontada como uma das mais importantes formas de prevenção e de terapia para doenças ligadas aos hábitos modernos. Seus benefícios e efeitos positivos com relação ao bem-estar e à competência comportamental são indiscutíveis.

Há evidencias robustas de que essas atividades têm implicações extremamente positivas sobre a qualidade de vida. MARQUES, 2010) O Brasil tem alcançado transformações significativas no padrão sedentário dos adultos, contudo há necessidade de se continuar investindo em mudanças de hábitos que são protetores da saúde, e nas iniciativas de promoção da saúde para toda a população, por ainda haver as doenças do aparelho circulatório como o principal grupo de causa de morte no país e pelo Brasil apresentar uma taxa de 67% de mortes por doenças crônicas. A. TOSCANO,J. J. O,;OLIVEIRA,A. C. M. Promoção e educação em saúde no âmbito da Escola de Governo em Saúde da Escola Nacional de Saúde Publica.

Caderno de Saúde Publica. Rio de Janeiro,vol. supl. Curso de especialização em Saúde da Família. Universidade Federal de Minas Gerais. Conselheiro Lafaete,2010. LAZZOLI,José Kawazoe. A inatividade física aumenta os fatores de risco para a saúde e a capacidade física. Piripiri/PE,fev. Disponivelem: http://piripiri. pi. gov. br/novo/index2.

65 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download