Ciências Ambientais

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:Ciencias ambientais

Documento 1

Os argilo minerais apresentam bordas laterais e nessas bordas geram agrupamentos passíveis de protonação ou desprotonação conforme a variação do pH do meio, originando cargas positivas ou negativas, essa formação varia conforme a concentração hidrogeniônica do meio. Por exemplo, com o aumento do pH o número de carga negativa cresce por conta da desprotonação da mesma forma que quando o pH diminui são formadas as cargas positivas pela protonação dos grupamentos funcionais da superfície dos minerais. Explique porque a caulinita possui baixa CTC ? O CTC é a capacidade que os colóides (Argilas e MOS) possuem para reter cátions e é diretamente dependente das cargas negativas já existentes, portanto a sigla CTC significa “Capacidade de Troca de Cátions”. O tipo de argila Caulinita é um mineral, de baixa atividade (CTC), baixa substituição isomórfica com valores entre 3-15 cmolc/kg, as cargas ocorrem por adsorção ou dissociação dos íons hidrogênio e são altamente dependentes do pH do solo, para que o solo se torne mais produtivo ela deve estar associada com outros tipos de materiais como por exemplo a Matéria orgânica que tem CTC com valores entre 200-300 cmolc/kg gerando assim uma boa capacidade de armazenar nutrientes e água.

Qual a importância da Matéria Orgânica em solos tropicais? Um solo rico em matéria orgânica tem uma estabilidade maior, evitando-se assim erosão, aumenta os níveis de retenção de água, reduz a compactação do solo e, portanto, facilitando a infiltração. Matéria orgânica é o que alimenta a vida do solo que por sua vez disponibiliza os nutrientes para as plantas, mas para que ela funcione como alimento é necessário que exista vida naquele solo para decompor essa matéria e levar esses nutrientes até as plantas, então a MO deixa a terra fofa(permeável), serve também como cobertura no solo e mantém a terra úmida e consequentemente diminuindo a frequência de irrigação e diminui a erosão da terra.

Quais os principais grupos funcionais de superfície da matéria orgânica? - COOH (carboxílicos) - OH (hidróxi-fenólicos) =C=O (carbonílicos) 7) Explique e exemplifique como a MOS afeta a troca de íons com a solução do solo e como isto pode afetar a nutrição das plantas e a qualidade do ambiente? A matéria orgânica além de ser fonte de nutrientes, ela apresenta carga de superfície que contribuem para o aumento da capacidade de troca de cátions retém por exemplo H+, CA++, Mg++, NH+4, NA-, K+, lembrando que para isso acontecer é necessário ter a existência de vida no solo como por exemplo, fungos bactérias, ácaros, minhocas etc. Serve também como cobertura no solo mantendo a terra úmida e consequentemente diminuindo a frequência de irrigação e diminui a erosão da terra.

Na distribuição percentual de M. O morta que corresponde a 96% do C orgânico ela se torna Matéria macroorgânica que são resíduos vegetais em diferentes estágios de decomposição e húmus que é um adubo completo com características do tipo, inodoro, substância asséptica, rico em micronutrientes (ferro, boro, cobre, zinco, molibidênio, cloro) e macronutrientes (potássio, nitrogênio, fósforo) 8) O que é PCZ (ponto de carga zero)? Qual a sua utilidade? É o ponto onde o valor do pH da superfície de um determinado colóide (argila e MO) equaliza as cargas elétricas positivas e negativas. Explique a reação de troca de ligantes? É uma reação em que uma base de Lewis (Y) desloca outra (X) de um ácido de Lewis, essa classe de reações inclui as reações de formação de complexos, nas quais o grupo de saída, a base X é uma molécula do solvente, e o grupo de entrada, a base Y.

Diferencie as substâncias húmicas (Humina, ácidos fúlvicos e ácidos húmicos). Humina: É insoluvel em base (NaOH), possui reduzida capacidade de reação. Altamente condensada, complexas como argila. Ácidos fúlvicos: É soluvel em áciso (pH<2), influenciam diretamente a estrutura física, química e microbiológica dos solos. São adensados em subsuperfície e extremamemto duros quando secos e frequentemente com estrutura prismática ou colunar em subsperfície. Baixa permeabilidade em subsuperfície condiciona ciclos de redução e oxidação do ferro, propiciando as cores acinzentadas ou variegadas e mosqueados. Neossolos: Os Neossolos são solos pouco evoluídos constituídos por material mineral ou por material orgânico com menos de 20 cm de espessura, não apresentando qualquer tipo de horizonte B diagnóstico. Horizontes glei, plíntico, vértico e A chernozêmico, quando presentes, não ocorrem em condição diagnóstica para as classes Gleissolos, Plintossolos, Vertissolos e Chernossolos, respectivamente.

b) Compare os riscos ambientais associados à cada tipo de solo. com. br/blog/ctc-do-solo-entenda-o-que-e-e-como-interpreta-la/ https://www. youtube. com/watch?v=FermztkBJ_o http://www. fisicadosolo. pdf https://www. agencia. cnptia. embrapa. br/gestor/pimenta/arvore/CONT000gn0k9bxa02wx5ok0liq1mqs8yoptq.

21 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download