Cada curso tem seu método de avaliação para aferir o conhecimento do aluno que está se formando (seja na graduação, pós, mestrado etc.). Estas instituições geralmente pedem aos alunos que escrevam artigos ou até mesmo ensaios durante o curso para:
- Aprender sobre o tópico;
- Mostrar sua compreensão;
- Esclarecer seu próprio pensamento;
- Obter uma nota que leve a uma qualificação.
Para facilitar a compreensão, os estágios da escrita compreendem:
- Pensar na pergunta de pesquisa que deverá ser respondida durante a confecção textual;
- A coleta de informações e ideias dos mais diversos meios e autores;
- Organizar as suas ideias quanto ao que é importante;
- Colocar essas ideias no papel (sugiro utilizar o manuscrito);
- Escrever um primeiro rascunho;
- Realizar uma revisão à luz do feedback / reflexão sobre cada ideia descrita.
- Produção do rascunho final.
Mas, primeiramente, o que você está sendo solicitado a fazer?
Todas as questões de atribuição podem ser divididas nos seguintes componentes: os verbos instrucionais. Essas palavras mostram a abordagem a ser adotada. É importante interpretar essas palavras corretamente, esclarecendo o contexto da discussão que você precisará construir. (ex.: Analisar, Descrever, Formular, Hipotetizar, Realizar, Experienciar, Adicionar, Contribuir, Generalizar, Rebater, Refutar, Agrupar, Converter, Grafar, Receber, Cooperar, Reconhecer, Identificar, ilustrar, Redigir, aplicar, Criticar, Apresentar, Interpretar, Argumentar, Deduzir, Relatar, Definir etc.).
O aspecto específico do tópico - ajuda você a restringir seu tópico.
Restrições impostas ao tópico - limitará sua discussão.
Os verbos instrucionais em sua pergunta definida determinarão o tipo de escrita que você está prestes a escrever/ empreender ou discutir
- Investigue ou examine
- por argumento;
- Analise as evidências e forneça e avalie razões a favor e contrárias (viés);
- Decida sobre a importância do tópico e o que será utilizado do fundamento;
- Faça uma avaliação da relevância científica: ou seja, você pode fazer seus próprios julgamentos, mas deve apoiá-los com argumentos e justificativas;
Uma ótima maneira de começar a planejar seus tópicos é com objetivos SMART. Ao criar um plano SMART, pergunte-se se seu tema/tópico é:
Específico: é claramente identificável ou é vago?
Mensurável: Quais são seus critérios de sucesso? Se seus objetivos não são mensuráveis, como você saberá quando você os alcançou?
Orientado para a ação: Quais são seus objetivos e como alcançá-los? Realista: O tópico é viável devido ao tempo e aos recursos que você possui?
Tempo limite: Você definiu um prazo? Você pode dizer o que precisa ser feito, por quem e a que horas?