A generalidade é uma das características de um fato social O que é a generalidade de um fato social

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Medicina

Documento 1

Não podemos, no entanto, esquecer que a coerção do fato social sobre os indivíduos se dá na totalidade de um determinado agrupamento humano. Segundo Durkheim, internaliza-se o processo de socialização como uma ilusão, pois não “educamos nossos filhos como queremos. Somos forçados a seguir regras estabelecidas no meio social em que vivemos. ” (DURKHEIM, 1955, p. As maneiras de agir são transmitidas por meio da aprendizagem, por isso que os valores, crenças e modos de ser possuem uma realidade objetiva, independente dos sentimentos ou da importância que alguém possa lhes conferir. A generalidade configura a exterioridade da consciência individual; é geral por ser coletiva e mais ou menos obrigatória. É um estado do grupo e se encontra em cada parte porque, em geral, “recebemo-las e adotamo-las porque, sendo ao mesmo tempo uma obra coletiva e uma obra secular, estão investidas de uma particular autoridade que a educação nos ensinou a reconhecer e a respeitar” (DURKHEIM, 1973, p.

A consciência comum ou coletiva significa o conjunto de crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade, formando um sistema determinado que tenha vida própria. Durkheim procura mostrar que a mentalidade do grupo não é a mesma que a dos indivíduos; que os estados de consciência coletiva são distintos dos estados de consciência individual. os fenômenos que constituem a sociedade têm sua sede na coletividade e não em cada um dos seus membros. Essa preponderância da sociedade sobre o indivíduo deve permitir a realização deste, desde que consiga integrar-se a essa estrutura. Para que reine certo consenso nessa sociedade, deve-se favorecer o desenvolvimento de uma solidariedade entre seus membros. Uma vez que a solidariedade varia segundo o grau de modernidade da sociedade, a norma moral acaba definindo a norma jurídica, pois é preciso definir, numa sociedade moderna, regras de cooperação e troca de serviços entre os que participam do trabalho coletivo.

 A partir do normal, Durkheim analisa o patológico. As sociedades modernas são doentes porque sofrem de anomia. A consciência coletiva é mais uniformizada nas sociedades simples ou primitivas.  Quanto maior é a consciência coletiva, maior é a coesão entre os participantes da sociedade estudada, ou seja, há mais semelhança de usos, costumes, crenças, etc. ao mesmo tempo que é menor a individualidade. Um bom exemplo disto são as sociedades simples ou primitivas, como as tribos indígenas isoladas.  Nestas sociedades (de solidariedade mecânica), as mudanças na consciência coletiva são bem mais lentas que nas sociedades onde há divisão do trabalho (sociedades complexas). A sociedade é vista como algo em adaptação, onde se buscava encontrar saídas para a vida social. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DURKHEIM, Émile.

Educação e Sociologia. Tradução Lourenço Filho. São Paulo: Melhoramentos, 1955.

58 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download