Caça antiga besta romana

Publicado em 14.06.2023 por Juliana N. Tempo de leitura: 4 minutos
açada à antiga besta romana é uma diversão sangrenta, que consistia na perseguição e morte de animais selvagens e muitas vezes exóticos em anfiteatros e outros locais públicos.

Animais exóticos selvagens de cantos distantes do Império Romano foram trazidos para Roma com o propósito da caça exponencial. A caça às bestas geralmente acontecia de manhã, antes das principais atividades recreativas, como as lutas de gladiadores, que ocorriam à tarde. Inicialmente, a caça de animais era realizada no Fórum Romano, em Sept Júlia e no Circo Máximo, embora nenhum desses locais públicos estivesse devidamente equipado para proteger os espectadores dos animais. Por essa razão, esforços especiais foram feitos para evitar a fuga de animais e seus ataques ao público. Durante o espetáculo de um dia, vários milhares de animais foram mortos. Assim, durante as celebrações para a abertura do Coliseu, mais de 9.000 animais foram mortos.

A maioria dos animais, mas não todos, eram ferozes. Havia leões, elefantes, ursos, veados, cabras selvagens, cães e até coelhos.

Os Leões, famosos por sua ferocidade, eram especialmente populares. Júlio César usou 400 leões para esses propósitos. Eles foram trazidos principalmente do norte da África e da Síria, acrescentando à caça uma pequena fanfarra. De fato, a importação de espécies raras de animais de cantos distantes do império era, por um lado, o meio de demonstrar a riqueza e o poder do governante à população, e, por outro lado, era o método de entretenimento para a mesma população, que caso contrário, não poderia ter visto esses animais exóticos.

Os chamados bestiários eram os adversários dos animais. Eles se dividiram em duas categorias: lutadores profissionais que lutavam por recompensa ou glória e criminosos condenados à morte. Os primeiros são às vezes erroneamente chamados de Gladiadores, embora o termo Gladiador na época significasse apenas lutar com as pessoas. Em batalhas com lutadores profissionais, as bestas na maioria dos casos foram mortas, enquanto os criminosos condenados à morte foram soltos na arena sem armas, armaduras e até mesmo roupas. Assim, eles foram frequentemente mortos por animais. Muitas vezes um animal matou vários criminosos condenados à morte. Por exemplo, Cícero menciona um caso em que um leão matou 200 bestiários. A caça às bestas, como de costume, começou com uma apresentação de lutadores profissionais e terminou com execuções dos condenados à morte. Durante as execuções, as boas maneiras entre as pessoas mais respeitadas estavam sendo removidas do Anfiteatro para a refeição do meio-dia.

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.