Burocracia e Sistemas de Informação Gerencial para Pequenas Empresas

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Administração

Documento 1

A burocracia proposta por Weber se fortalece a partir do sentimento crescente da necessidade da racionalidade, e é derivada da terceira forma de legitimação de poder, o domínio racional. Por ser uma teoria baseada nas decisões focadas, sem discriminações entre as pessoas e na máxima eficiência para garantir os resultados esperados pela empresa, foi proposta a instauração da burocracia como a única forma de organizar de modo eficaz um grande número de pessoas e tarefas. Ela foi responsável em grande parte, pela expansão de forma inevitável do crescimento, tanto econômico quanto político, de todas as classes que aderiram às práticas que a teoria pregava. CHIAVENATO, 2014). Para Maximiano (2015) o termo burocracia tem hoje uma conotação negativa para a maioria da população, pois muitas vezes é associada à resolução lenta e dificultosa de alguma coisa, e principalmente ao mau atendimento e ineficácia dos órgãos governamentais.

CHIAVENATO, 2003). Como citado anteriormente, a burocracia ganhou uma conotação negativa, e isso se deve às disfunções das organizações burocráticas. Essas disfunções se devem principalmente por a burocracia ser efetivada por pessoas. Algumas disfunções podem ser descritas como a apropriação das regras e apego aos regulamentos; excesso de formalidade e papelada; resistência às mudanças; despersonalização do relacionamento; categorização de base do processo decisório; conformidade em excesso às rotinas e aos procedimentos; exibicionismo de autoridade; barreiras de atendimento e conflito com clientes. MAXIMIANO, 2015) Em termos de impactos nas organizações, o conhecimento das características da burocracia idealizada por Weber e suas disfunções é importante para que se entenda o ambiente burocrático em seu todo, contribuindo para os estudos da manifestação da cultura e do clima organizacional.

Ou seja, a burocracia também pode surgir a partir de experiências de funcionários, e não somente pela determinação de superiores. Este tipo de criação de burocracias está diretamente ligado ao índice de satisfação de funcionários na realidade do mundo atual. Uma vez que as pessoas estão buscando cada vez mais pertencer à uma empresa, e efetivamente contribuir com ela, em vez de somente seguir regras. MAXIMIANO, 2004). Pode-se afirmar portanto, que a teoria da burocracia busca a eficiência através de normas e regras, permitindo uma padronização da empresa, importante para o seu desenvolvimento interno, crescimento no mercado, obtenção de lucros e resultados. Porém, embora isso aconteça na maioria das grandes empresas, essa não é uma realidade encontrada em muitas das pequenas empresas, conforme o estudo de Beraldi e Escrivão Filho.

Pode-se observar pela figura abaixo, que a evolução tecnológica começou de forma lenta e gradual, e hoje está em constante aceleração. Sendo que em apenas um ano, uma tecnologia ou sistema pode se tornar desatualizado, e até obsoleto. Figura 2 – A evolução tecnológica Fonte: Adaptado Laudon e Laudon (2011, p. Com a falta de entendimento desses processos, e da dificuldade de análise e especificação do tipo de produto que precisam, e quais as finalidades que devem atingir, nem sempre as pequenas empresas usufruem das possibilidades e informações de qualidade que um sistema pode prover. Isso inclui a possibilidade de se integrar com os sistemas de fornecedores, entender melhor os costumes e perfis de seus clientes, gerar inovação – desde em seus produtos, até nos processos internos –, novas oportunidades de negócios, automação de processos repetitivos, entre outros.

Assim, por meio de ferramentas como o BPM (Business Process Management ou Gerenciamento de Processos de Negócio), e/ou o ECM (Enterprise Content Management ou Gestão do Conteúdo Empresarial) em um GED (Gerenciador Eletrônico de Documentos), é possível que haja uma prioridade para uma vantagem competitiva perante as mudanças atuais do mercado. LAUDON e LAUDON, 1999). A burocracia juntamente com a informação e a tecnologia, pode ser uma grande aliada à organização, visto que sistemas SIG ofertam uma redução de todo o processo burocrático associado à tecnologia e a informação ali inserida. No momento que as novas tecnologias tanto da área de comunicação quanto informáticas ofertam a capacidade da ação humana a interagir autonomamente, as normas burocráticas vão criando vida social progressiva de forma racional e previsível que premia a eficiência.

LAUDON e LAUDON, 2011). Sendo assim, apresenta-se na sequência um tópico sobre SIG para maior aprofundamento do assunto visto que é um dos objetivos deste estudo. Sistema de Informação Gerencial - SIG Tendo em mente que a globalização e a velocidade de mudanças no mercado deixam pouco espaço para erro, e também uma necessidade de eficiência, que cresce exponencialmente a cada dia, se faz ainda mais importante compreender o que são os Sistemas de Informação Gerencial e suas aplicações. Os SIG’s, ou os “Sistemas de Informação Gerencial”, são processos que ofertam informações importantes e necessárias para que se tenha uma gerência mais eficaz dentro das organizações. Um SIG gera produtos de informação que apoiam as necessidades de tomada de decisão administrativa, resultando da interatividade colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que auxiliam a organização a atingir as suas metas.

SCM Sistema por onde as empresas entregam os seus produtos e serviços aos clientes e consumidores. Rede integrada de organizações interligadas e lida com problemas de planejamento e execução envolvidos no gerenciamento de uma cadeia de suprimentos. Permite ofertar métodos de solução para a melhoria da capacidade de planejamento, resposta, implementação e controle de toda a atividade de compras e fornecimento de produtos e serviços, a ponto de permitir uma gestão de fornecimento mais correta e confiável dos produtos e serviços da empresa ao mercado. Os instrumentos SCM se referem nas informações de capacidade de produção existentes no sistema de informação da empresa para passar de forma automática as ordens de encomendas. Assim, os instrumentos SCM estão relacionados com o Software de Gestão Integrada (ERP, Enterprise Resource Planning) da empresa.

De modo mais eficiente, para que ter um desempenho melhor do uso da SGI, que para que haja a exclusão de alguns elementos, trabalha-se com os sistemas em tempo real, a ponto que se propicie sistemas eficientes, assegurando as decisões empresariais e validando as ações decorrentes. LAUDON, 2007). Para Moresi (2000), o valor dado às informações são diferentes para cada nível hierárquico de uma empresa, sendo assim, o “alto-escalão” tem muito mais necessidade de informações precisas e bem apuradas do que um funcionário de chão de fábrica. Neste sentido, analisando pela necessidade e pela quantidade de informações que um gerente precisa ter para orientar bem suas decisões, mais uma vez os SIG’s se apresentam como uma alternativa determinante do sucesso de uma empresa.

Podemos afirmar portanto, de acordo com de Oliveira (2018), que a utilização de um SIG não é por si só determinante do sucesso de uma empresa. Essa, uma empresa de nível nacional, líder em sua área, considerou que a implantação de um sistema de ERP em sua empresa aumentou os níveis de produtividade em até 80% em alguns setores da empresa. E isso impactou não somente na eficiência, mas também nos lucros e no relacionamento com os clientes. Outras vantagens observadas foram a diminuição de custos, maior eficiência na entrega dos produtos e melhoria no posicionamento estratégico da empresa. Para os gestores da STEMAC, o sistema de gestão foi crucial para a agilidade nos processos de decisão, deixou a empresa mais bem preparada para enfrentar as adversidades e as desafios, melhorou processos internos, a eficiência e os lucros.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALBERTIN. Administração em Sistemas de Informação. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1982. ed. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2003. DE OLIVEIRA, Aletheia Machado. UM CASO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL NA EDUCAÇÃO: SisLAME Web.  Revista Eletrônica de Sistemas de Informação e de Gestão Tecnológica, v.  Revista Gestão e Produção, São Carlos, 2017. FORD, Martin. Robôs: a ameaça de um futuro sem emprego.  Lisboa: Bertrand, 2016. LAUDON, K. Pearson, 11º ed. Rio de Janeiro: LTC. MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Introdução à administração. ed. MORAES, Jhony Pereira et al. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS E GESTÃO DO CONHECIMENTO COM VISTAS À CRIAÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS: REVISÃO DE LITERATURA.

 Revista Visão: Gestão Organizacional, v. n. p. PRADO, Emerson Luiz; PASSANEZI, Paula Meyer Soares. Fatores competitivos na implementação de sistemas ERP: estudo de caso de uma empresa de geradores elétricos/Competitive factors in ERP system implementation: a case study of a company of electric generators.  Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), v. n. p.

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