Aprendendo com o paciente

A profissão relacionada à saúde consiste no aumento da condição do paciente através de uma intervenção benéfica. O momento compartilhado entre um trabalhador relacionado à saúde e um paciente que pode estar insuportavelmente lutando por si mesmo fornece orientação para o curso de ação correto, geralmente resultando em maior satisfação do paciente e potencialidades de cura (Gooden et al., 2001).

Durante essa conexão, o médico estabelece quando ele fala com você usando uma transação de cuidados com o ser humano mente-corpo-alma com a mente-corpo-alma de outra pessoa em um momento vivo.

A presença foi definida como um estilo relacional nas conexões dos profissionais de saúde, que envolve estar com e realizar. O núcleo da interação é aprender e entender as circunstâncias da situação e direcionar a oportunidade para alcançar o resultado desejado de cura e recuperação dentro da parte da pessoa afetada (Rachagan e Sharon, ano de 2003, Hagihara A e Tarumi K 2006). Além disso, as ocasiões compartilhadas centralizadas com o indivíduo e sua família ensinam o profissional de saúde a distinguir o momento decisivo necessário para o processo de cura da pessoa (Gore e Ogden, 1998, Streets et ing., 2003).

O profissional aprende as demandas do paciente se ele estiver totalmente presente e conscientemente relacionado a toda a sua permanência, permitindo ao profissional usar métodos estéticos para descobrir as obstruções dentro das vias ocultas, impedindo o processo de cicatrização (Murphy DD e Lam CRAIGSLIST, 2002). O profissional de saúde desempenha um papel importante, sendo um agente terapêutico, envolvendo-se profundamente com a situação, empregando sua energia interior de cuidar, tornando-se aberto e ouvindo com consciência sólida, e crescendo e preservando um relacionamento autêntico e paciente com a confiança (Ornstein, 1977, Heszen-Klemens e Lapinska E, 1984, Berry, 2007).

As diretrizes de saúde destacam que cada profissional de saúde é definitivamente responsável por sua decisão e ação, bem como pela manutenção de conhecimentos em todos os dias úteis de prática. Essa base sólida precisa que toda a equipe de enfermagem forneça uma relação profissional-paciente restauradora e ofereça atendimento adequado aos indivíduos sob o leque de práticas de acordo com suas necessidades, o que, por sua vez, trará resultados finais significativos (Clark, 2002). A equipe de saúde usa vários tipos de presença para aprender com o paciente, como um relacionamento curativo e um entendimento mútuo sob praticamente qualquer circunstância.

Recomendações

Berry PENNSYLVANIA (2007): A falta de tristeza: reflexões mais profundas em torno da relação romântica médico-paciente. T. Med. Valores 33 (5): 266-8.

Clark PA (2002): Confidencialidade mais romance médico-paciente, reflexões éticas por um espaço de espera médica. Scientif. Sci. Monit. 8 (11): SR31-4.

Gooden BAYERISCHER RUNDFUNK, Smith MJ, Tattersall SJ e Stockler MR (2001): pensamentos de pacientes hospitalizados sobre médicos e jalecos brancos. Scientif. J. Aust. 175 (4): 219-22.

Gore M e Ogden J (1998): desenvolvendo, validando e consolidando o casamento médico-paciente: a visão dos pacientes sobre o método dinâmico. Bayerischer rundfunk. J. Style. Pract. 48 (432): 1391-4.

Hagihara A e Tarumi T (2006): percepção do médico e do paciente sobre o nível de explicação do médico e a qualidade da comunicação médico-paciente. Scand. J. Caring Sci. 20 (2): 143-50.

Heszen-Klemens Minha esposa e eu e Lapinska E (1984): interação médico-paciente, hábitos de saúde dos pacientes e efeitos do tratamento. Soc. Sci. Med. 19 (1): 9-18.

Murphy DD e Lam CL (2002): Necessidades funcionais: concordância entre a percepção das pessoas rurais e profissionais de saúde na China. Occup. Ther. Int. 9 (2): 91-110.

Ornstein PH LEVEL (1977): Os amigos e o médico de família como um "instrumento terapêutico". J. Fam. Pract. 4 (4): 659-61.

Rachagan DURE e Sharon K (2003): O olhar do paciente. Scientif J Malaysia. 58 Suplemento A: 86-101.

Street RL Jr, Krupat E, Bells RA, Kravitz RL e Haidet L (2003): Crenças sobre controle dentro da relação médico-paciente: efeito na conexão em encontros médicos. J. Style. Intern. Mediterrâneo. 18 (8): 609-16.

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