OS DIREITOS DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO E TODOS OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Nome Completo Co-orientador: (se houver) Prof. Dr. Nome Completo NOME DA CIDADE 2020 SUMÁRIO 1 Introdução……………………………………………………………………. …4 2 Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Infantil…. Campos de Experiências……………………. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2009), as práticas pedagógicas usuais recomendadas nessa fase são as brincadeiras e as interações. Em função disso, a BNCC descreve seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança, que atuam definindo as condições necessárias e adequadas para que a criança seja possibilitada de progredir, aprender, compreender e vivenciar.   São eles: conviver, brincar, participar, expressar, conhecer-se e explorar. Ademais, a BNCC estrutura cinco campos de experiências na organização curricular da Educação Infantil. Os campos são definidos para facilitar o desenvolvimento e aplicação das ações pedagógicas, de modo que, descrevem situações e experiências cotidianas das crianças.

Além disso, outro fator relevante para o ensino é o direito de brincar de diversos modos, em diferentes locais e com variadas companhias, facilitando o aprendizado da criança, que é possibilitada de estimular inúmeras áreas de conhecimento em suas brincadeiras.   Quando se é valorizada a participação infantil na execução das brincadeiras e atividades, torna-se possível o desenvolvimento criativo, corporal, emocional, cognitivo e social dos alunos. Desse modo, a criança apresenta o direito de participar ativamente das ações propostas pelo educador, exercendo suas escolhas, posicionando-se e decidindo sua forma de aprendizagem.   Por conseguinte, a prática de explorar resume um ponto de suma relevância que deve ser considerado no processo de elaboração das práticas pedagógicas da Educação Infantil. Isso se deve ao fato de que a criança pode adquirir valioso conhecimento de diversas áreas (lógico-matemática, artística, linguística, espacial, corporal, intrapessoal e interpessoal) ao explorar múltiplos sons, cores, palavras, objetos, formas, texturas, sentimentos, relacionamentos e constituintes da natureza.

Além disso, o corpo permite a utilização de diferentes linguagens como a dança e a música. Entendendo a existência de riscos físicos, identificando os movimentos, as necessidades biológicas do organismo e seus limites.   Com isso, a instituição escolar necessita dispor certa atenção à desenvolver exercícios que compreendam o corpo como fundamental gerador de um repertório de movimentos, gestos e inúmeros usos funcionais. Outro campo que deve ser apresentado é “Traços, sons, cores e formas”. Ele consiste em trabalhar a convivência da criança com a arte, cultura e ciência. Por conseguinte, a Educação Infantil necessita incentivar e ocasionar interações e brincadeiras que colaboram com a ampliação de conhecimento sobre o mundo físico e sociocultural.

Permitindo, enfim, que a criança observe, manipule objetos, investigue, explore o mundo a sua volta e procure respostas para suas indagações. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Necessários para que os planos pedagógicos sejam adequados e gerem efeitos e resultados positivos na educação, os objetivos devem ser metodicamente estipulados. O processo de definição dos propósitos considera as especificidades dos grupos etários e representa as características de desenvolvimento das crianças e as inúmeras possibilidades de aprendizagem. Contudo, não desconsidera as diferenças de ritmo das crianças na aprendizagem e frisa a importância de atentar-se à isso ao desenvolver e escolher as ações educacionais que serão aplicadas 5 CONCLUSÃO Ao analisar os objetivos e a funcionalidade da Educação Infantil, pode-se concluir que todo o processo de desenvolvimento e aprendizagem é imprescindível para a formação da criança como cidadã.

mec. gov. br/images/BNC C_20dez_site. pdf. Acesso em: 22 de dezembro de 2017.

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