Apresentação sobre comunicação eficaz percepção eficaz sinais corporais

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Comunicações

Documento 1

A expressão das emoções consiste na transmissão dos sentimentos, de modo que é possível reconhecer, no jeito de falar ou apenas com o modo como gesticula, se uma pessoa está com medo, raiva, se está feliz etc. Em um contexto de comunicação, tão importante quanto a capacidade de demonstrar emoções é a regulação emocional. Quando se está em comunicação com o outro, parte significativa da utilização das emoções consiste em controlar as reações emocionais. A efetividade da comunicação, em suas distintas modalidades, demanda o reconhecimento de que não se deve agir por impulso, ou ainda falar “no calor do momento”. Do contrário as “partes da conversa” podem se colocar em situações de conflito, de discussão. Exposto o papel das emoções na comunicação, o próximo passo consiste na compreensão do que é a comunicação eficaz.

O verbo “comunicar” significa transmitir uma mensagem (ideias, sentimentos e experiências) entre pessoas que conhecem o significado daquilo que se diz e faz. O significado da origem em latim comunicare (“pôr em comum”) indica a compreensão da mensagem em pontos comuns deste ato tão fundamental da vida humana que a comunicação. A comunicação pode se dar em distintos níveis, nas diversas formas de interação humana. É certo que o indivíduo se comunica no seu âmbito familiar, desde o momento em que acorda, para falar com esposa ou esposo, filhos. A comunicação eficaz pressupõe a assertividade. E antes de detalhar quais são os aspectos de uma comunicação assertiva, é necessário compreender quem são os atores do processo de se comunicar dentro de uma organização.

Chiavenato (1989) definiu que no ambiente organizacional a comunicação pode ser formal ou informal. A comunicação formal ocorre por meio dos canais oficiais e existentes no âmbito da empresa. Esses canais permitem que as mensagens sejam transmitidas e recebidas, e modo que também haja a documentação de todo o assunto tratado e as exposições feitas. Vejamos os seguintes exemplos. O chefe chega para o seu funcionário e fala: “Fulano, preciso que você elabore o relatório mensal de vendas do segmento de eletrônicos, entregue-o para a revisão até a quinta-feira desta semana, então após o meu ‘ok’, que deve ser dado até sexta-feira, faça o envio na segunda-feira pela manhã para o setor financeiro, responsável por analisar e compilar com os demais setores”.

Esse é um claro exemplo de comunicação assertiva, em que são expostos todos os desejos do transmissor da mensagem, que, de forma clara e objetiva, permite ao receptor a compreensão do que se espera. Por outro, caso a mensagem não seja bem transmitida, sem assertividade, é possível que restem muitas lacunas não preenchidas. Um exemplo da mesma situação seria o seguinte: “Fulano, preciso que faça o relatório de vendas deste mês, depois de revisado que seja encaminhado para o setor que vai analisar”. O comportamento, os sinais corporais, são capazes de pôr si só iniciar e encerrar significados que são socialmente reconhecidos e válidos. A comunicação verbal, assim como os gestos corporais, é igualmente essencial quando se fala com uma ou com várias pessoas dentro da organização.

Na hora de dar feedbacks, gestos podem demonstrar que o superior não trata o seu subordinado com uma postura julgadora, mas sim com um real interesse em ajudar na evolução do funcionário e contribuir para a harmonia no ambiente de trabalho. Outro exemplo é o seguinte. Quando alguém faz a apresentação de um projeto profissional, o fato de os seus gestos, de sua linguagem corporal, demonstrarem confiança, inclina os interlocutores a acreditar no sucesso daquele projeto, pois há a expectativa de que se tenha convicção no que está sendo dito. La comunicación no verbal: EL cuerpo y el entorno. Barcelona: Paidós, 1982.

60 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download