PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA AOS OLHOS DA SEGURANÇA DO TRABALHO

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Segurança do trabalho

Documento 1

RESUMO As notícias a respeito de incêndios que vitimizam poucas ou centenas de pessoas estão sempre à espreita. Ou quando não há vidas em jogo, o fogo faz sumir evidências históricas e peças valiosas, como foi o incêndio do Museu Nacional. A segurança do trabalho tem uma série de recomendações tecnocientíficas para proteção de edificações contra incêndio. Essas recomendações são fruto do estudo de diversos autores e regulamentações que visam a oferecer a maior garantia de trabalho e habitação para as instalações. Este artigo estudou os documentos da ABNT referentes à proteção contra incêndios e alguns autores que se debruçaram sobre o tema. A metodologia de revisão bibliográfica e documental significa uma pesquisa de extensiva leitura de normas técnicas e de outros artigos científicos que versam sobre o mesmo tema.

Portanto, este artigo possui relevância para a comunidade acadêmica, para empresários e investidores da construção civil, brigadistas voluntários da sociedade civil, condôminos e para o leitor, entusiasta em geral, que busca instrução. Este trabalho está dividido, posteriormente, em Metodologia, que explica a forma como ele é elaborado e por qual razão é científico; e pelo Desenvolvimento, contendo duas seções, que atendem às duas formas de pesquisa citadas já nesta introdução. METODOLOGIA Segundo Aristóteles apud Barnes (1984), a ciência é a pergunta do porquê das coisas, sendo o terceiro tipo de conhecimento depois do conhecimento por experiência direta, que responde o que é; e do conhecimento técnico, que responde o como algo se dá. Para se chegar a explicar o porquê de fenômenos, há que se seguir um método, que pode ser indutivo, quando se levam os experimentos a concluir algo; ou dedutivo, quando se deixa pensar em conclusão depois dos resultados das experiências.

Logo, como o fim da explicação e da descrição documental e científica é a prevenção de acidentes patrimoniais, por fogo, esta pesquisa tem o enfoque aplicado. Por fim, o procedimento para a pesquisa é documental e bibliográfico, isto é, pesquisa feita com base em materiais científicos como livros, teses, artigos; e materiais normativos e regulamentares, que são os documentos. Para Gil (2012, p. “A principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente”. DESENVOLVIMENTO Análise Documental A mesma instituição que elabora as regras para padronização dos trabalhos científicos é quem redige as normas brasileiras para segurança predial contra incêndios, as chamadas NBRs.

Apesar de ainda terem muita relação com o combate ao fogo, são normas que se referem ao trabalho feito anterior a ocorrência de sinistros. Assim como a NBR 14276, que prevê a escolha e o treinamento de uma brigada de incêndio. A maior parte da segurança do trabalho é prevenir acidentes, portanto a maioria das normas estão enquadradas nesse grupo. Outra NBR que deve ser respeitada imprescindivelmente é a 9077, das saídas de emergência em edificações. É uma medida preventiva para outras catástrofes além dos incêndios. Em outras palavras, a segurança do trabalho foca na prevenção do incêndio desde a construção até a ocupação do edifício; na qualidade de vida dos ocupantes, trabalhadores, moradores ou clientes; e na reparação do patrimônio e continuidade dos serviços da edificação.

Ono (2007) apontou, no seu tempo, uma negligência das escolas de engenharia e arquitetura para com as disciplinas de segurança do trabalho e normas para proteção contra incêndios, asseverando que a segurança pode ser uma grande aliada do estilo. Moraes (2006) concluiu que as edificações precisam de um projeto de segurança para proteção da vida humana e do patrimônio, para controle e retardo de incêndio e para proteção das edificações vizinhas, caso o referido edifício seja destruído por algum acidente com fogo. Até então, a preocupação dos autores é que o conhecimento técnico seja amplamente difundido. O conhecimento técnico tem sua fonte inteira no conhecimento científico da cadeia do fogo - comburente, combustível e fonte de calor - entre outros detalhes.

In: Barnes, J. ed. The Complete Works of Aristotle. Princeton, Princeton University Press, 1984. DOMICIANO, Mateus G. Goiânia-GO, 1ª ed: 2016, 150p. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. ed. Projeto de edificações visando à segurança contra incêndio. In: 10° Congresso Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeira – EBRAMEM, 2006, São Pedro, SP. Universidade Estadual Paulista – Unesp. ONO, R. Parâmetros para garantia da qualidade do projeto de segurança contra incêndio em edifícios altos.

70 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download