A RELEVÂNCIA DOS CONTROLES INTERNOS PARA ASSESSORAR NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

A partir disto, este texto justificase tendo em vista a importância de tal ferramenta para operação e funcionamento das empresas. O objetivo deste estudo em questão pauta por apresentar os benefícios inerentes ao processo e as contribuições oriundas por parte dos controles internos, buscando assim auxiliar na obtenção de resultados satisfatórios acerca do assunto proposto. Desta maneira fez-se necessário uma revisão literária junto a livros, artigos científicos e textos legais, onde vários autores como por exemplo, Crepaldi, Attie, Chiavenato, dentre outros, que contribuíram para afirmar a validade dos fatos. Atravês dos resultados expostos fica evidente a relevância do controle interno diante a tomada de decisão de uma empresa. Tendo em vista, a importância da clareza e compreensão nas definições das ações e organização das empresas a fim de provocar transformações reais junto à sociedade, bem como influenciar e atingir os que precisam de informação acerca do contéudo exposto.

A importância do controle interno pode ser entendida a partir do momento em que se verifica que é ele que pode garantir à continuidade do fluxo de operações com as quais convivem as empresas, assim a contabilidade dos resultados gerados por tal fluxo assume vital importância para os empresários que se utilizam dela para a tomada e decisões. CREPALDI, 2004, p. O cenário atual é de extrema competitividade, onde a informação tem um papel primordial para o alcance do êxito no setor empresarial, levando em conta que as informações auxiliam diretamente na tomada de decisão. As empresas enfrentam diariamente novos desafios à falta de credibilidade e as falhas nos sistemas estão cada vez mais presentes no cotidiano da execução de projetos e programas, dito isto torna-se evidente que as mesmas devem estar constantemente evoluindo para estarem preparadas diante tal realidade.

Outro aspecto relevante que deve-se considerar na atualidade é a percepção da sociedade em relação à presença da corrupção e desvios de conduta dos gestores em todos os níveis, o que se tem exigido constantemente aperfeiçoamento dos mecanismos e ferramentas que propiciem maior fidedignidade no repasse de informações, o que inclui a qualidade dos relatórios contábeis. E como o objetivos especificos, conceituar, controle interno; demostrar a importância dos controles internos nas organizaçoes; detalhar os tipos de controle interno existentes nas empresas; descrever os principios do controle interno; expor as vantanges do controle interno nas empresas e relatar sobre informação contábil e descrever sobre o controle interno e a tomada de decisão. Este presente trabalho foi elaborado a partir de uma revisão de literatura de artigos publicados nos últimos anos bem como o auxílio da constituição vigente com auxílio primordial de conceitos contábeis.

O levantamento de informações e aspectos pertinentes a temática foi possível através da realização de uma pesquisa que teve um caráter exploratório, descritivo 4 e qualitativo, pautada através do levantamento de dados acerca da temática proposta. Esta produção textual justifica-se pela importância na formação acadêmica de bacharel em Ciências Contábeis, contribuindo, assim, para a formação profissional e pessoal por alinhar teoria e prática, analisando como as decisões estratégicas podem influenciar o desempenho da empresa no mercado. Tendo em vista que diante de um cenário cada vez mais competitivo, as informações relativas ao controle interno são imprescindíveis, é notório ainda que os gestores possam tomar suas decisões pautadas em informações fidedignas e que lhe tragam segurança.

A Alta Administração e a gerencia planejam, organizam, dirigem e controlam o desempenho de maneira a possibilitar uma razoável certeza de realização. AUDIBRA,1992, p. O controle constitui uma das bases da administração, sua inexistência ou suas deficiências têm reflexos diretos com as demais funções. Pode-se enumerar que o controle interno auxilia o administrador nas suas estratégias, sendo uma expressão utilizada para definir e descrever todas as medidas tomadas pela administração da empresa. Um sistema de controle interno bem desenvolvido pode incluir o controle orçamentário, custos-padrão, relatórios operacionais periódicos, análises estatísticas, programas de treinamento de pessoal e, inclusive, auditoria interna. Para a tomada de decisão quanto mais confiáveis forem às informações melhor será o resultado que foi planejado.

As instituições e empresas devem manter um sistema de controle interno eficaz que evidencie a detecção de eventuais falhas, erros ou fraudes, para que sejam tomadas as providências cabíveis, evitando prejuízos à empresa. A utilização de um controle adequado sobre cada sistema operacional auxilia no alcance de resultados mais favoráveis evitando desperdícios e atribuindo valor as ações e práticas desenvolvidas pela empresa. É de grande relevância que o controle interno seja apropriado à conduta e elaboração de planejamento por parte da empresa, tendo em vista a possiblidade de alcançar princípios de políticas de gestão que consigam produzir procedimentos para sua normatização, através dessa padronização é possível que a empresa, alcance melhores resultados e consiga minimizar as perdas, erros e fraudes, possibilitando uma fiscalização de todas as suas operações.

As confiabilidades das ações colocadas pelo controle interno adequado permitem entender os eventos realizados, relatórios contábeis, financeiros e operacionais compreendendo desta maneira a geração de informações adequadas e oportunas, necessárias para alcançar metas e objetivos definidos. Através do conceito de controle interno exposto neste tópico, é possível perceber a importância deste para a eficácia dos processos empresariais. Com a prevenção de erros e fraudes e a atenção pelo patrimônio, é evidente o auxílio e contribuição para o desenvolvimento da organização e continuidade das suas operações. O controle interno auxilia desde o monitoramento de ações rotineiras, até o processo de crescimento das operações da empresa, dessa maneira o mesmo torna-se vital para a manutenção da competitividade e sobrevivência da instituição.

Tipos de controle interno Um sistema de controle interno precisa ser implantado de acordo com a empresa, visando seus objetivos e ações a serem tomadas, visto que, caso o sistema não seja implementado de acordo com as reais necessidades da empresa, esse mesmo sistema será inútil, impactando diretamente, na tomada de decisão dos gestores e abrindo portas para irregularidades. Sendo assim, Para Attie (2011, p. Vantagens dos controles internos Ultimamente as empresas estão vivendo em um contexto onde a globalização está cada vez mais se expandindo e se tornando um recurso para a eficiência dos gestores, nesse contexto as empresas se tornam mais competitivas, onde a busca por eficiência em sua gestão está sendo o pilar de cada setor, a procura por resultados e uma gestão de qualidade torna a empresa cada vez mais desafiadora, dessa forma, várias são as vantagens em se utilizar os controles internos, tais como: 10 • • • • • Aumentar a eficiência operacional, reduzindo desperdícios de tempo e de materiais; Tomar melhores decisões operacionais, por confiar nas informações produzidas; Proporcionar avaliações de desempenho mais corretas; Diminuir o risco de ocorrência de erros e fraudes; Valorizar a imagem e conquistar a confiança do mercado, evitando a retirada de capital por desconfiança de investidores.

NASCIMENTO; REGINATO, 2009, p. Logo, nada vai adiantar ter implantado o controle interno dentro de uma empresa se a mesma não progredir junto com o mercado atual em que está inclusa, tendo em vista que um sistema de controle antiquado, que não esteja de acordo com os avanços tecnológicos, acaba por se tornar ultrapassado e sem maiores recursos para realizar um trabalho mais efetivo. Aos administradores estão sendo atribuídas responsabilidades pertinentes às pessoas que conhecem, de fato, os riscos operacionais envolvidos nas transações da empresa. Para bem desempenhar o papel de um gerente empreendedor, os atributos de competência desse profissional estão relacionados ao conhecimento das técnicas de avaliar, mensurar e administrar os riscos operacionais envolvidos nas tarefas atribuídas à sua unidade, conferindo assim maiores vantagens frente à tomada de decisão.

OLIVEIRA, 2000, p. A informação contábil está diretamente ligada ao controle interno, como a mesma poderá contribuir na tomada de decisões, tendo relevância extrema, pautando sempre pelos objetivos da organização. As informações possibilitam diretamente a redução da incerteza junto às decisões da administração, gerando benefício notório pela coleta das informações, possibilitando mais qualidade, e agregando em custos mais adequados com as necessidades da empresa. O sistema da informação gerencial exige planejamento para a produção dos relatórios, a fim de atender plenamente aos usuários produzindo informações para atender aos seguintes aspectos: níveis empresariais, ciclo administrativo e nível da estruturação da informação (CREPALDI, 2006, p. Para que os Controles Internos sejam relevantes para assessorar no processo de tomada de decisão, torna-se notório a importância da coleta de informações, sendo a mesma ponto primordial no alcance de resultados que expõe diante a empresa, conferindo retornos positivos, conferindo maior eficácia e eficiência dos processos de controle interno.

Assim sendo, um controle interno bem desenvolvido deve compreender todo o procedimento da empresa alinhando tais pontos com as diretrizes e objetivos da empresa, visando desta maneira possibilitar que o gestor tome as melhores decisões, sendo as mesmas imprescindíveis, importantes e necessárias para se planejar, controlar e organizar, conferindo assim insumos para alcançar os resultados almejados. O tomador de decisão está inserido em uma situação, pretende alcançar objetivos, tem preferências pessoais e segue estratégias (curso de ação) para alcançar resultados. CHIAVENATO, 2004, p. A tomada de decisão do gestor de uma empresa refere-se a ações e pensamentos que o ocasionará a uma escolha. Visto que, o controle interno é uma ferramenta de grande importância no processo decisório, tendo em conta que o mesmo conhece cada área, auxiliando a gerência na implantação de melhorias corrigindo as falhas, defeitos e erros do processo.

Como o quadro acima relata a certeza expõe que todas as informações necessárias e disponíveis levam o gestor a saber que aquela situação ocorrerá ou não, nesse caso se têm embasamento legal, sem nenhuma irregularidade, desta maneira as ações que serão desenvolvidas já estão previamente quantificadas. No caso da incerteza não se têm informações necessárias para embasar uma tomada de decisão, tendo apenas uma possibilidade de tomar uma decisão que poderá influenciar negativamente dentro da empresa, não é possível estimar nada, não é evidente a ideia do que irá acontecer. O risco pode ser estimado, ou seja, é onde o gestor tem dados e informações suficiente de qual é a probabilidade ele tem uma noção de uma situação ocorrer ou não, não conseguimos estimar o sucesso ou o fracasso de uma decisão.

Conforme explicitado acima fica claro a necessidade de um controle interno dentro de uma empresa, levando em conta que é através de um controle interno que as decisões tendem a ser mais assertivas. Através do fornecimento de informações que auxiliem o planejamento e controle da empresa, a contabilidade trás inúmeros benefícios também aos gestores no comando de suas organizações. O controle interno, facilita ainda o andamento das atividades gerenciais, favorecendo os resultados operacionais satisfatórios por parte da empresa, contribuindo desta forma com uma boa gestão, um bom funcionamento dos sistemas, gerando lucros maiores e deste modo, constitui um suporte confiável aos gestores no momento de tomar decisões rápidas e seguras, devido as informações e aparato disposto em suas mãos.

A revisão de literatura utilizada para a elaboração desta produção textual possibilitou um conhecimento prévio e aprofundado sobre o tema abordado, onde partiu-se do levantamento de informações imprescindíveis para analisar os dados pesquisados e a formular todas as conclusões de acordo com os objetivos do estudo que permitiram abordar as contribuições dessa ferramenta gerencial. Buscou-se identificar a utilização do controle interno de acordo com as necessidades das instituições, ficou notório que o sistema de controle utilizado deve ser satisfatório e gratificante, devendo ser aprimorado constantemente a fins de melhorar a realização dos procedimentos gerenciais e organizacionais. Ao analisar a eficiência do controle interno notase que essa metodologia é essencial para auxiliar a tomada de decisão subsidiada pela influência positiva nas atividades operacionais ao passo que saiba a forma, quando e onde controlar.

É preciso acrescentar ainda que de certa forma existe uma resistência e despreocupação por parte de diversas empresas relacionadas à adequação de sistemas de controle interno, e os que são realizados visam somente suprir as necessidades administrativas não sendo alusiva a valorização da suma necessidade de se ter um controle interno. C. Auditória: Um curso moderno e completo. ª ed. São Paulo: Atlas, 1996. ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. ed. São Paulo: Atlas, 2010. ATTIE, William. Auditoria. Conceitos e Aplicações. Normas brasileiras para o exercício da Audibra interno. Ed. São Paulo: Audibra, 1992. BEUREN, I. M. Revista Eletrônica de Contabilidade: Curso de Ciências Contábeis UFSM, Jul. Disponível em <http://w3. ufsm. br/revistacontabeis/anterior/artigos/vIInEspecial/a12 vIInesp. pdf> Acesso em 18Nov de 2018 16:30. São Paulo: Atlas, 2004.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Gerencial: Teoria e Prática. ed. São Paulo: Atlas, 2006. Disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras. Disponível em <http://www. planalto. gov. br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/Lei/L11638. SANTOS, Ivan Ramos. Auditória Contábil. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2017. OLIVEIRA, Jayr Figueiredo de. org. br/documentos/download/21866> Acesso em 11 de Novembro de 2018. SEBRAE. Planejamento e Controle devem integrar todos os setores. Disponível em <http://www. Instrumentos da Contabilidade Gerencial utilizados em micro e pequenas empresas comerciais e disponibilizados por empresas de serviços contábeis. REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA CONTÁBIL - CRCSC, Florianópolis, v. n. ps. ago.

80 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download