COMPUTAÇÃO EM NUVEM: A SEGURANÇA NA NUVEM

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

Orientador: Prof(ª). Aline Paulino Domingos de Souza Aprovada em de de SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 6 1. O PROBLEMA 8 2. OBJETIVOS 9 2. Contudo nem tudo nesse mundo digital é perfeito, ou à prova de ataques e ou roubo de informações pessoais e, ou ainda roubo de dinheiro e fraudes por intermédio desses sistemas, ou seja, o número desses crimes vem aumentando em paralelo ao desenvolvimento desse sistema de computação em nuvem. Sendo assim, para Huth e Cebula (2011) informações armazenadas nas “nuvens”, são informações valiosas, isto é, na mão de hackers e ou pessoas mal-intencionadas, podem gerar prejuízo financeiro ou até físico, em última instância. A partir disso tem-se a problemática do trabalho, de como tornar os sistemas de computação em nuvem mais seguros para o usuário final.

Logo o intuito deste projeto de pesquisa, é usar a metodologia utilizada no curso de sistema de informação, para que seja possível responder algumas perguntas que esse tema necessita através de uma abordagem e metodologia científica. Utilizando conceitos da área para responder-se a algumas indagações acerca do tema escolhido para o Projeto de Pesquisa que, futuramente se tornará um TCC na área de Sistema de informações. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Quando se fala em computação em nuvem, faz-se necessário em um primeiro momento definir o que o termo significa e qual sua origem, levando em consideração Vandressen e Magalhães (2009), pode-se dizer que, a computação em nuvem é um avanço da computação em geral, e seu significado segundo Carissimi apud Mcarthy (2015, p.

já fora vislumbrado em meados da década de 1960: Se os computadores, da forma como eu imagino, se tornarem os computadores do futuro, então a computação poderá ser organizada como um serviço público, assim como a telefonia é. Cada assinante pagará apenas pelos recursos que ele realmente utilizará, mas ele terá acesso a todos os recursos oferecidos pelas linguagens de programação de um grande sistema. Alguns assinantes poderão oferecer serviços a outros assinantes. A computação como um serviço público poderá ser base de uma nova e importante indústria. Figura I: Papel dos três modelos para a computação em nuvem. Fonte: Vandressen; Magalhães (2009, p. Os modelos de serviço, significam respectivamente, segundo a pesquisa de Vandressen e Magalhães apud Aulbach ; Nogueira; Veras (2009, p.

Software como Serviço: um aplicativo pode ser utilizado por uma grande quantidade de usuários simultaneamente. Esse tipo de serviço é disponibilizado por provedores e acessado pelos usuários através de aplicações como o navegador. transferências: arquiteturas distribuídas, compartilhamento de recursos em larga escala e sincronização de máquinas virtuais implicam maior fluxo de dados dentro da nuvem, o que requer a utilização de Visão de acesso aos recursos da nuvem por parte de usuário e provedor FIGURA 2 Usuário Outros serviços de nuvem Usuários finais Organizações Frontend nuvem/ APIs Switches Provedor de nuvem Armazenamento Perímetro de segurança do provedor Roteadores Gerenciadores de recursos Hospedeiros– máquinas virtuais mecanismos de proteção dessas informações (por exemplo, através de VPN – virtual private networks) contra ataques que exploram vulnerabilidades nos meios de comunicação; -firewalls: oferecem proteção da infraestrutura do provedor da nuvem contra ataques externos e também internos.

Esses mecanismos de controle de acesso também permitem isolamento, filtragem de endereços e portas de acesso, prevenção de ataques de negação de serviço (DoS–deny of service) e detecção de procedimentos de análise de segurança; -configurações de segurança: incluem configurações de protocolos, sistemas e tecnologias, de modo a oferecer diferentes níveis de segurança e privacidade tanto para o provedor como para os seus usuários. GONZALEZ et al, 2013, p. Figura II: Problemas de segurança na computação em nuvem agrupados por categoria Fonte: Gonzalez et al (2013, p. Entretanto, utilizando indiretamente Gonzalez et al. O Principal local de busca e, tão somente único deste projeto, até o presente momento, fora a Wikipédia, utilizando-se as palavras chaves “segurança em nuvem” e “cloud computing” com adição do sufixo “.

pdf”, para assim artigos científicos fossem encontrados para tal levantamento. CRONOGRAMA DE DESENVOLVEMENTO MES/ETAPAS Mês/ano Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Fevereiro Março Abril Maio Junho Escolha do tema Levantamento bibliográfico Elaboração do anteprojeto Apresentação do projeto Coleta de dados Análise dos dados Organização do roteiro/partes Redação do trabalho Revisão e redação final Entrega da monografia Defesa da monografia 7. REFERÊNCIAS CARISSIMI, Alexandre.  Desmistificando a Computação em Nuvem. Disponível em: <http://www. each. usp. br/dc/aulas/ComputacaoEmNuvem-DanielCordeiro. pdf>. Porto Alegre: Edipucrs, 2007. p. Disponível em: <https://biblioteca. unilasalle. edu. Acesso em: 06 out. GONZALEZ, Nelson Mimura et al. Segurança das nuvens computacionais: uma visão dos principais problemas e soluções.  Revista Usp, São Paulo, v.

n. US-CERT. Disponível em: <https://www. us-cert. gov/sites/default/files/publications/CloudComputingHuthCebula. pdf>.  CONCEITOS E APLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM. UNIPAR. Disponível em: <http://ftp. unipar. br/~seinpar/2013/artigos/Rogerio Schueroff Vandresen.

27 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download