É importante entender que o Marketing é muito mais do que publicidade ou vendas. Marketing engloba entender as necessidades de um determinado mercado, passar essas necessidades para a produção, e com o produto desenvolvido, vender este produto para o cliente. Além disso, manter uma relação com o cliente é também função do setor de Marketing.
A definição de Marketing pelo especialista do assunto, Kotler: “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual mdivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores.”
Marketing é também praticar e aprofundar o relacionamento com os clientes, já que faz parte do Marketing manter uma relação de longo prazo com o cliente. Por isso que um importante subsetor é o Marketing de relacionamento, que procura otimizar a relação entre a empresa e o consumidor. |
Resumindo, o Marketing pode ter diversas orientações: o produto (sempre que a empresa tenha o monopólio do mercado e que a sua atenção se limite a melhorar o processo de produção), as vendas (esforça-se por incrementar a participação da empresa no mercado) e o próprio mercado (a adaptação do produto aos gostos/às preferências do consumidor).
Marketing: Propaganda, Publicidade e Vendas
Para Marketing o objetivo é descobrir sutilezas e fazer a diferença para o consumidor, pois sempre se está pesquisando as necessidades doconsumidor, e agregando valor aos produtos que vêm de encontro a estas necessidades. Mas as vezes pode haver uma confusão do Marketing com Propaganda.
Abaixo reconsideramos as definições formais de cada termo para vizualizar a diferença:
Para Marketing vale o planejamento sistemático, a implementação e o controle de uma junção de atividades de negócio que tem como objetivo unir compradores e vendedores para trocas ou transferências igualmente vantajosas de produtos.
Já a Propaganda é m anúncio pago e não pessoal de uma mensagem ou apresentação persuasiva de uma determinada marca para atrair os consumidores já existentes ou novos clientes. |
Agora a Publicidade é um dos vários componentes do processo de Marketing. É a parte na qual se irá contar ao mundo sobre um determinado negócio. A publicidade envolve o processo de desenvolver estratégias tais como local de exibição ou frequência. A publicidade usualmente é o maior gasto dos planos de Marketing das empresas, sendo que as relações públicas estão em segundo lugar e pesquisa de mercado logo depois.
O Marketing deve consistir de estratégias para persuadir seus potenciais clientes. É a mensagem que prepara os clientes para a venda. Pode consistir de Propaganda, relações públicas, mídias sociais, Marketing de relacionamento, etc.
O processo de Vendas consiste de interação interpessoal. Geralmente é feito em reuniões individuais, ligações profissionais e por meio de ferramentas da Internet.
Estudos mostram que se precisa de vários contatos usando vendas e Marketing para mobilizar um potencial cliente. Por isso é importante que se desenvolva um processo que combine Vendas e Marketing. Se elas estiverem em posições diferentes, mesmo assim devem se comunicar para funcionar corretamente.
O que um profissional de Marketing precisa levar em conta
O profissional de Marketing precisa levar em conta os seguintes fatores na hora de elaborar seu plano: a contínua e rápida mudança nos gostos e interesses dos consumidores (cada segmento do mercado exige que as características do produto se adaptem ao seu perfil); o “posicionamento” do artigo, quer dizer, a determinação do segmento ao qual se dirige, que exige uma análise séria e uma extensa planificação; a concorrência, que se intensifica à medida que aumenta o número de empresas que fabricam um mesmo produto; os movimentos em defesa do consumidor, que são cada vez mais fortes e difundidos e analisam a qualidade dos bens e serviços, recomendando os melhores; e a preocupação com o meio ambiente, que também afeta o desenho do produto e as técnicas de Marketing.
A escolha do tema de artigo de Marketing
Agora, ao revisar um pouco os conceitos e ideias principais do Marketing, é ncessário partir para a escolha do tema do artigo de Marketing.
Escolher um tema de pesquisa não é uma questão fácil, seja para um trabalho de conclusão de curso, para uma dissertação ou para um artigo. As vezes parece que tudo o que era realmente importante em qualquer campo do conhecimento já foi estudado ou descrito.
O tema de artigo de Marketing é o assunto que se deseja estudar e pesquisar. Sua escolha deve levar em conta possibilidades, aptidões e tendências do autor que irá elaborar a pesquisa. Preste atenção que existe diferença entre tema e problema de pesquisa. Do tema de pesquisa procede o problema a ser investigado.
É importante o aluno escolher uma área que goste e se identifique, pois o trabalho exige dedicação, horas de prática e ainda mais horas de reflexão. E sua empolgação com a atividade pode variar muito ao longo desse processo. E quando temos afinidade com um campo do conhecimento, quando realmente estamos curiosos para encontrar a resposta, a motivação é maior.
Também certifique-se que o seu trabalho de escrever um artigo de Marketing possa ser concluído dentro do prazo estabelecido. Verifique ainda os recursos necessários para a realização do trabalho e a facilidade para obtê-los. |
Reflita sobre as aplicações e, principalmente, sobre como esse artigo contribuiria pra o avanço do conhecimento em Marketing.
Estrutura básica do artigo de Marketing
Uma vez escolhido o tema, é importante primeiro fazer um breve esboço de como o seu trabalho irá seguir daqui em diante.
Em geral, a redação de um artigo está baseado no seguinte esquema: Introdução (contextualização, problema e tese), Desenvolvimento (argumentos e justificativas) e Conclusão (raciocínio argumentativo/opinativo e fechamento). Sem se esquecer é claro, de um adequado e bom Título.
O Título deve ser a parte mais atrativa e interessante de seu texto. Com ele, o autor deve prender a atenção dos seus leitores. Use verbos para dar comandos de ação e, lembre-se, seja simples e objetivo.
Na Introdução apresente o tema e os objetivos a serem discutidos. Logo depois é hora de começar a apresentar o seu ponto de vista.
O seu ponto de vista é o Desenvolvimento do seu artigo. Aponte sua opinião justificando logo em seguida, assim você estará envolvendo o leitor e o preparando para a conclusão. O segredo é fazer com que o próprio interlocutor comece a formatar suas conclusões.
A conclusão é a última etapa e merece um cuidado especial. Se tudo ocorreu bem até aqui, seu leitor já está apto a receber suas propostas. Indique possíveis soluções, compartilhe casos de sucesso dos quais você participou. Para finalizar, estipule um bom fechamento. Também é possível deixar uma dúvida ou cobrança no ar, instigando seu público a pensar em soluções para o que foi discutido.
Por fim, é importante sempre ter em mente que estamos vivendo a era da atenção, ou seja, o público está recebendo grandes quantidades de conteúdo e só para ver o que realmente é diferente e substancial. Por isso, é importante que seu texto tenha clareza e uma boa exposição de ideias e conclusão. |
Clareza do texto de artigo de Marketing
Ao escrever seu artigo de Marketing como sempre se precisa ao escrever textos acadêmicos seja claro,coerente e objetivo. A escolha adequada do vocabulário, uma boa pontuação e construções sintáticas bem ordenadas são alguns dos elementos que são importantes para obter um bom texto de artigo de Marketing.
A clareza textual está relacionada à coerência e à coesão, dois recursos que não devem faltar em um bom texto. Ela diz respeito à maneira como as ideias são organizadas a fim de que o objetivo final seja alcançado: a compreensão textual. Existem casos em que o autor prejudica o seu texto escrevendo períodos longos demais ou com repetição desnecessária de ideias, comprometendo assim a clareza, a coesão e a coerência. Como resultado pode ser que o leitor desista do texto antes mesmo de concluir o parágrafo. Além disso, quem escreve períodos menores corre menos riscos de errar a pontuação ou se tornar repetitivo. Nos textos não literários, como é o caso, prefira a ordem direta, cuja construção sintática obedece à regra sujeito + verbo + complemento. Ao privilegiar a ordem direta, se estará contribuindo para a clareza textual.