Analise de swot e posicionamento estratégico da empresa Riachuelo

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Marketing

Documento 1

PRINCÍPIOS E VALORES 6 1. ANÁLISE SWOT 7 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9 INTRODUÇÃO O diagnóstico tem como intuito apresentar a empresa LOJAS RIACHUELO/SA. De acordo com a homepage da empresa, a história da empresa teve início em 1947, quando a organização vendia tecidos a preços baixos em lojas de rua. Em 1979, como parte do Grupo Guararapes, a empresa passou a oferecer roupas prontas. Hoje, prestes a celebrar 70 anos, as LOJAS RIACHUELO/SA é considera a maior empresa de moda do Brasil e uma das três maiores redes de varejo do País, com mais de 300 lojas em todo o território nacional, 40 mil funcionários e um parque fabril que supera todos os outros da América Latina. “a missão significa a razão de ser do próprio negócio por que ele foi criado e para o que ele existe”.

Sendo assim, a missão nos revela onde no tempo e no espaço a empresa deseja figurar. Por outro prisma, alguns autores clássicos da teoria da Administração acrescentam a ideia de longevidade do negócio empreendido pela organização. Desse modo, Tavares (2010, p. nos informa que: Consiste em refletir sobre o espaço de negócio que a organização quer ocupar, onde está e aonde quer chegar. A visão é a imagem que a organização define a respeito do seu futuro, ou seja, do que ela pretende vir a ser”. Para Tavares (2010. p. “A visão é uma projeção das oportunidades futuras do negócio da organização para permitir uma concentração de esforços na sua busca. É, assim, uma projeção do lugar ou espaço que se pretende que a organização venha ocupar no futuro e, a partir da articulação das aspirações de seus componentes no presente, imaginar o tipo de projeto necessário para alcançá-lo.

Muitas organizações procuram manter elevados padrões éticos nas suas atividades cotidianas através da introdução de códigos formais de ética, cursos internos sobre ética profissional, desenvolvimento de cultura ética e apoio total da direção. O código de ética é um documento escrito que estabelece os valores e padrões éticos para servirem como guias para comportamentos dos funcionários”. De acordo com Tavares (2010, p. “Uma das maneiras como esses princípios, crenças e doutrinas expressam-se é por meio de valores. Os valores, como algo que as pessoas julgam importante, servem como instrumento para avaliar e dar significado à busca da visão pelos participantes da organização. FATORES INTERNOS FATORES EXTERNOS PONTOS FORTES Forças - Parcerias com grifes, estilistas e personagens do mundo da moda; -Marcas exclusivas; - Investimento em roupas de maior qualidade; - Preços acessíveis; - Investimento no design interior da loja; - Investimento na divulgação em redes sociais; - Mídias sociais, site e e-commerce eficientes; - Diversificação de produtos; - Atinge todas as idades; - Sustentabilidade; - Facilidade no pagamento (cartões de crédito); - Seguro de perda ou roubo do cartão; - Programa trainee para jovens universitários.

Oportunidades - Um continuo crescimento da classe C no país; - Aumento das conexões através das redes sociais; - Capacidade de investimento em roupas da moda; - Exploração das questões relacionadas a sustentabilidade; - SAC interativo. PONTOS FRACOS Fraquezas - Reclamações sobre o serviço de SAC; - Risco eminente de inadimplência; - Alta rotatividade de funcionários; - Não possuir uma marca de moda no mercado nacional. Ameaças - Aumento do dólar; - Diminuição da projeção do PIB; - Aumento no preço do algodão. As LOJAS RIACHUELO/SA apresenta posicionamento estratégico no mercado com vantagem competitiva em Liderança em custos, esse fato pode ser observado nos estudos de Schettino; Maia, (2014), quando os autores relatam que a nova preocupação da instituição – a moda – foi adotada como posicionamento no mercado, bem como apreendida como um plano que a fortalecesse.

Coube à comunicação e ao marketing trabalharem para apreender as necessidades desse público no processo de reconhecimento social bem como orientá-lo e educá-lo para o consumo, via publicidade & propaganda e marketing. O fato é que, a entrada no século XXI fez as LOJAS RIACHUELO/SA se reposicionar no segmento, preferiu sair da veiculação de massa para redirecionar os investimentos para outros âmbitos do negócio. Assim, a qualidade e o preço foram entendidos como fatores para um quadro futuro promissor. Gastou-se também para reformar as lojas, visando dinamizar seu merchandising visual. CONCLUSÃO Ao avaliarmos o cenário da organização, observou-se que a empresa possui uma boa rentabilidade, e bons serviços que vem atendendo as expectativas dos clientes e ganhando cada vez mais espaço no mercado.

M. Sistemas, organização & métodos: uma abordagem gerencial. ª ed. São Paulo: Atlas, 2010. SCHETTINO, Paulo Braz Clemencio; MAIA, Francisco Jadson Silva.

167 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download